O segundo estágio do acelerador da Frontier 2023

A partir de 2023, a Frontier recebeu uma mudança no funcionamento do pedal do acelerador. Conheça essa novidade aqui.

Segundo estágio pedal Frontier

Enquanto alguns acham que as mudanças na linha 2023 da Frontier foram mais estéticas, já publicamos AQUI NESTE LINK todas as profundas alterações que o modelo recebeu, e que não foram poucas.

A Nissan resolveu dar um desempenho mais “esperto” à caminhonete. Com os seus 190 cv e um torque de quase 46 kgfm que já está disponível com apenas 1.500 rpm, a Nissan até 2022 havia optado por um equilíbrio entre desempenho e economia. Aproveitando o seu excelente câmbio de 7 marchas associado ao torque de seu motor, o seu ajuste permitiu ao modelo dispor sempre de muita força para qualquer que fosse o seu uso, trabalho, off road, etc.
Enquanto alguns fabricantes tentam dar um ligeiro ganho de 5% ou pouco mais com os seus motores de 200 cv para iludir o consumidor, ao custo de maior consumo e mais desgaste do conjunto, a Frontier se mostra capaz de realizar o seu trabalho mantendo boas velocidades em marchas altas e com poucas trocas, mesmo carregada e em subidas, onde outros modelos precisam realizar constantes trocas de marcha para acompanhar esse ritmo, sempre com um aumento substancial do consumo de combustível.

Mas, visando permitir um desempenho um pouco mais “esperto” à caminhonete, com acelerações e retomadas mais rápidas, sem prejudicar o excelente equilíbrio obtido, a Nissan incluiu um botão junto à alavanca de câmbio para selecionar modos de uso, que podem ser escolhidos entre Standard, o modo original dela mas já aprimorado em 2023, o modo Off road, que lhe oferece um melhor desempenho no fora de estrada facilitando a vida do motorista, o modo Tow, para uso com reboques oferecendo melhor controle nesta condição, e o modo Sport, que nos interessa agora.

O modo Sport pode ser acionado empurrando o seletor para frente uma vez, e não precisa ser confirmado. Ele permanece assim até que a picape seja desligada ou outro modo seja selecionado.
Ao acionar este seletor em modo Sport, notamos imediatamente uma mudança de comportamento da caminhonete, a rotação sobe, há um ajuste diferenciado no motor e as trocas de marchas também ganham um novo escalonamento, é facilmente perceptível a mudança. A sensação é de mais força e mais agilidade nas acelerações.
É evidente que essa mudança de ajuste provoca um aumento de consumo de combustível, mas a diferença é pouco perceptível.
Esse modo, porém, pode ser interessante para quem gosta de dirigir a caminhonete com reações mais rápidas, ou faz muitas ultrapassagens em trechos muito curtos e quer uma aceleração mais rápida. Lembramos, porém, que um dos maiores índices de acidentes graves nas estradas ocorre em ultrapassagens, portanto, realizar essa manobra com uma folga de poucos segundos não é uma ideia muito boa. De qualquer forma, o modo Sport de condução vai oferecer ao condutor uma experiência diferente de condução, com uma nítida percepção de maior desempenho.

Mas, além disso, outra novidade chegou nesse modelo 2023, que foi o segundo estágio no acelerador.
Essa função não é descrita com exatidão no manual, pelo menos na forma como a percebemos ao utilizá-la. O manual apenas informa que para obter um desempenho maior, o acelerador deve ser pressionado até o seu final.
O mais interessante é que quando comprei a minha Frontier Platinum, eu a dirigi por algum tempo sem perceber como esse segundo estágio era acionado. Mas, uma vez me dirigindo à concessionária para resolver alguma questão de papelada do modelo que eu tinha deixado na troca por essa Platinum, eu forcei mais o acelerador e senti que ele se deslocou mais.
A sensação é de você acelerar normalmente a caminhonete, com uma pressão normal do pé no acelerador e ele chegar ao fim de curso, mas aí você pressiona com mais força e ele parece que “desprende” e encosta no final. Não é gradual, a sensação é essa mesmo, como se ele prendesse, como se houvesse algo que segurasse o pedal e depois ele “escapa” desse ponto.
Isso é proposital, porque você conduz a caminhonete normalmente, pisando até o final do acelerador sem notar qualquer coisa estranha, mas ao forçar mais um pouco o acelerador ativa um segundo estágio.
Ao acionar este segundo estágio, você percebe que o motor ganha mais vida, a rotação sobe até com uma redução automática de marcha e a caminhonete ganha um desempenho maior, e isso também funciona em conjunto com o seletor de modos de condução, em combinação com o modo Sport.

Para quem acha que a Frontier é lenta (na realidade é mais rápida do que algumas concorrentes com mais cavalos no motor), vai se surpreender com a reação da picape. Em testes de “arrancada”, onde se parte da inércia (0 km/h) até os 100 km/h, a caminhonete, dependendo do cuidado do teste, tem atingido tempos menores de 10 segundos, ou ficado bem próximo disso. Um desempenho de deixa alguns modelos para trás nesse quesito.

O mais curioso é que quando percebi isso indo para a concessionária, achei que o pedal do acelerador estivesse com defeito, e cheguei a reclamar ao técnico. E o mais interessante é que ele também desconhecia essa mudança em função da novidade do modelo, e me disse que a levaria para a oficina para verificar se tinha algo “agarrando” o pedal. Mas, como haviam outros modelos 2023 na loja, resolvi entrar neles e pressionar o pedal, e notei a mesma reação. Pedi ao consultor técnico que não fizesse nada e aguardasse, e passei a testar melhor isso durante a condução da caminhonete, quando entendi melhor como esse recurso funcionava.
Dias depois, conversando com um amigo que também havia comprado uma Frontier 2023, ele me disse que não sabia desse segundo estágio, que ao finalizar o curso do pedal, ele nunca havia forçado mais para descobrir essa função, e ficou surpreso também ao testá-la.

Não se deve confundir essa atuação do pedal como a função normal de acelerar até o final e assim dizer ao motor que deseja reduzir uma marcha para ganhar mais desempenho. Esse segundo estágio do pedal tem outra finalidade, e se soma à primeira.
Se você ainda não percebeu essa mudança, faça um teste, e depois nos conte o que achou.

 

3 Comentários

  1. Esse segundo estagio do acelerador da Frontier 2023 não seria o botão de overdrive, presente na frontier 2.5 ? Quando acionamos esta botão na Frontier 2.5 ela ganha uma força a mais e desenvolve mais, facilmente notado em subidas e ultrapassagens.

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