A Nova Nissan Frontier não aceita biodiesel?

Mais uma Fake News que tenta desmerecer a Frontier.
A concorrência não desiste.

Que a Frontier é a picape mais tecnológica e segura do mercado hoje, isso ninguém discute (pelo menos quem é bem informado).
Buscando conquistar o seu espaço em meio a modelos jurássicos e perigosos, a Frontier virou alvo da concorrência que teme que um dia o mercado amadureça e reconheça o modelo como a melhor opção disponível na sua categoria.

Usando-se de uma informação contida no manual, e aproveitando-se da conhecida dificuldade de grande parte dos brasileiros de interpretar um texto (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-esta-estagnado-ha-dez-anos-no-nivel-basico-de-leitura-e-compreensao-de-textos-aponta-pisa-2018.ghtml), “forças estranhas” divulgaram uma falsa informação no mercado tentando confundir os consumidores, fazendo-os crer que a Frontier não aceitaria o nova proporção de biodiesel contido no diesel S10.

Vejam a forma como a informação foi divulgada:

Nissan-Frontier-biodiesel-01

Para forçar uma imagem de preocupação, ainda incluíram outra imagem:

 

Nissan-Frontier-biodiesel-03

Vejam que a manipulação da informação é notória, mas, pior do que isso, é o fato de que a falta de capacidade de interpretação de textos, resultado do baixo nível da educação no Brasil, levou muita gente a interpretar a informação de forma equivocada, acreditando que realmente os proprietários de Nissan Frontier teriam problemas com o aumento da proporção de biodiesel no combustível. E os comentários que se seguiram demonstram essa dificuldade de compreensão:

Nissan-Frontier-biodiesel-06

Mas, o texto é bastante claro… “Não utilize óleo de aquecimento doméstico, gasolina, biodiesel ou outros combustíveis alternativos…”
Parece óbvio que um veículo especificado para usar Diesel S10 (como consta no manual) não deve receber outros combustíveis alternativos como óleo de cozinha, gasolina, biodiesel ou outro tipo de produto que… não seja o diesel S10″.
O texto é muito claro, e não precisaria de explicações ou de muito esforço mental para ser compreendido.

Mas, mesmo assim, alguém poderia se perguntar, “Mas o S1o contém biodiesel”. Sim, isso é fato, mas não se trata de um combustível alternativo, mas do S10 com um percentual de biodiesel que foi inicialmente incluído através de uma lei publicada em 2005!!!

Vendo a situação de outro ponto de vista: A nova Frontier chegou ao Brasil em 2017, e o nosso diesel S10 já continha biodiesel, e as Frontier desde 2017 já rodam com biodiesel adicionado no diesel s10, ou não? Será que o consumidor está comprando um veículo que não tem combustível para alimentá-lo no Brasil?
Percebam a incoerência da informação falsa que foi divulgada usando este simples raciocínio lógico. Basta pensar um pouco para compreender a situação absurda que a mensagem sugeria.

Mesmo que o sujeito ainda não tivesse conseguido chegar ao entendimento do texto do manual com estas reflexões simples, vamos imaginar que ele comprasse um carro movido a gasolina, como muitos importados que chegam aqui. O manual deste carro poderia dizer que o combustível a ser utilizado deveria ser gasolina, e que o carro não aceitaria ser abastecido coca-cola, água de chuva e etanol. Neste mesmo raciocínio equivocado, o mesmo sujeito iria dizer que não é possível abastecer o seu carro no Brasil porque a nossa gasolina tem uma proporção de 25% de etanol?

O mais curioso é que essa mesma informação de que não se deve utilizar biodiesel como combustível está presente nos manuais de diversos veículos com motores movidos à diesel no Brasil, mas a polêmica foi levantada apenas com a Frontier.

De qualquer forma a imprensa mais séria tratou de desmentir esta fake news, inclusive com uma nota da própria Nissan, como fez a Motor 1:

Nissan-Frontier-biodiesel-05

Lamentavelmente, mais uma vez, se tenta denegrir a imagem da Frontier. E, mais uma vez, a verdade é estabelecida.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Blue Captcha Image
Atualizar

*