E necessário descabinar a Nissan Frontier para trocar correia do motor?

Mais uma tentativa de desmerecer a Nova Frontier com outra informação falsa.

O mercado não desiste, e informações equivocadas ou mentirosas parece não ter fim quando se trata de tentar desmerecer as qualidades da Nova Nissan Frontier, que chegou aqui em 2017 fazendo as velhas caminhonetes do mercado parecerem carroças.
Com muito mais conforto, muito mais segurança, maior tecnologia embarcada e muitas outras qualidades que a concorrência não oferece, a Nova Frontier despertou ciúmes e preocupação de possuidores de outros modelos e da própria concorrência, que agora começa a copiar, porcamente, algumas tecnologias que a Frontier oferece.

Em mais uma dessas informações equivocadas, um profissional publicou um vídeo onde ele levantou a cabine da Frontier para fazer um serviço no motor, por opção própria. Não faltaram críticas de outros profissionais em relação à decisão adotada pelo profissional, onde muitos consideraram a ação desnecessária e até mesmo proposital para cobrar mais do cliente.
O fato é que o mecânico optou por essa desmontagem, inclusive se baseando em instruções da própria Nissan para o levantamento da cabine.
Trata-se de um processo normal e permitido pelo fabricante, mas não necessário. Qualquer veículo montado sobre chassi pode ter a cabine separada. São feitos para isso.

Mas, de forma ainda mais equivocada, um site sobre automobilismo publicou uma informação absurda dizendo ser necessário levantar a cabine da Nova Frontier para trocar uma correia. Informa o site:

“Mais uma correia que é uma novela para trocar. A atual geração da picape média da marca japonesa tem a bomba de combustível atrás do cabeçote e encostada no painel corta-fogo. Na internet há alguns vídeos de pessoas tentando trocar a correia de outras formas, por baixo do veículo, mas há risco de danificar e quebrar outras peças do conjunto.”

Lamentavelmente a informação está incorreta, pois na verdade a Frontier não usa correia para isso, mas corrente de sincronismo, que pode ser trocada sem a necessidade de levantamento da cabine pois seu acesso é bastante fácil. De onde esse site tirou essa informação, talvez nunca saberemos, pois quem escreve essas bobagens dificilmente se retrata depois.

Em contato com a Nissan, ela informou que não há necessidade de levantar a cabine para a realização de serviços no motor, mas que essa é uma prática muito comum no exterior, e às vezes adotadas por alguns mecânicos que acham mais fácil executar esse procedimento do que retirar o motor em algumas situações onde ele precisa de total acesso.
Como já foi dito aqui, a Frontier, como as demais caminhonetes médias do mercado, são montadas sobre chassi, não se trata de uma construção monobloco como a maioria dos demais veículos. Portanto, cabine e caçamba podem ser facilmente destacadas do chassi onde se encontra o conjunto mecânico (motor, câmbio, diferencial, suspensão, etc…). É muito comum vermos caminhões com a cabine articulada para a frente para facilitar o acesso ao motor, pois foram projetados assim aproveitando justamente a facilidade das partes serem facilmente destacáveis.

Alguns mecânicos acham que desmontar frente da caminhonete, soltar as conexões do motor, alimentação de combustível, desacoplar câmbio, tirar capô, etc., é mais complicado e mais arriscado do que simplesmente erguer a cabine, um procedimento que, como já dissemos, é bem comum lá fora.
Qualquer caminhonete pode ter a cabine separada do seu chassi, mas a Nissan desenvolveu um projeto que facilita ainda mais esse processo, como até destaca o profissional que realizou essa ação. A fixação e as ligações entre chassi e cabine foram simplificadas e facilitadas para este procedimento, caso o mecânico opte por isso.
Portanto, trata-se de uma opção, não de uma necessidade, e alguns mecânicos acham esse procedimento mais simples e seguro do que retirar um motor, ou do que trabalhar com um acesso mais restrito. O próprio profissional informa no vídeo que trata-se de um procedimento simples e muito rápido.

Claro que oportunistas e pessoas mal informadas trataram de divulgar essa informação como sendo algo novo, complicado e preocupante.
A Nova Nissan Frontier está no Brasil desde 2017, e o seu histórico de manutenção hoje é bastante conhecido, mas sempre aparecerá alguém com alguma “história” para contar, como acontece com qualquer outra marca ou modelo.
Mas, o fato é que a Nova Frontier tem se mostrado confiável, robusta e muito durável, com motor, suspensão, câmbio, diferencial, etc. originais em muitas unidades que hoje já ultrapassam 400.000 km ou bem mais. Seu histórico no exterior já apresenta unidades com quase 1.000.000 km com conjuntos mecânicos originais.
A Nissan desenvolveu um projeto muito moderno e bastante robusto.
Muitos profissionais consideram a Frontier hoje mais confiável do que outros modelos tradicionalmente tidos como mais “resistentes”.

Como a Nova Frontier é montada?

Apresentadas as explicações acima, vamos entender algo importante agora.

A Frontier é montada em partes, que incluem conjunto mecânico no chassi, cabine e caçamba.
Estas partes são agregadas na linha de montagem, e para isso, um projeto específico foi realizada para facilitar esse trabalho.

A própria cabine é juntada depois do conjunto mecânico pronto, e ela já está com toda a parte interna finalizada.
Importante salientar que o projeto da Nissan Frontier tem diferenciais importantes para reduzir as ações e facilitar o processo de montagem da cabine e de descabinamento, caso desejado. O mesmo ocorre com a caçamba.
Por conta disso, pode o profissional optar por este procedimento ao invés de tirar o motor, quando necessário. A retirada do motor é mais complicada, envolve muito mais operações e riscos bem maiores, já que trata-se de uma operação bem mais traumática, exigindo desmontagem de muitos componentes de lataria e acabamento, e do conjunto elétrico e mecânico, inclusive o câmbio.

Para comprovar isso, incluímos as imagens abaixo da fabricação da Frontier, onde é possível ver que toda a cabine já está montada e pronta antes de ser acomodada ao chassi, o que também é feito de forma bastante simples e segura.

Montagem-Nissan-Frontier
Montagem do chassi, que recebe todo o conjunto mecânico, como suspensão, conjunto das rodas, direção, motor, câmbio, diferencial, etc.

 

Montagem-Nissan-Frontier
Chassi recebendo o motor, câmbio e todos os demais componentes periféricos.

 

Montagem-Nissan-Frontier
Depois de todo o conjunto mecânico montado sobre o chassi, a caçamba é instalada.

 

Em seguida a cabine também é instalada sobre o chassi, completamente montada, com bancos, painel, carpete, espelhos, console e todos os demais componentes internos, totalmente pronta.

 

Montagem-Nissan-Frontier
A maioria dos componentes externos também já estão integrados à cabine, como para-lamas, faróis, e muitos outros componentes, o que reduz muito as conexões necessárias. O processo de descabinamento é feito dessa forma, simplesmente afastando a cabine do chassi, num processo mais simples e seguro do que retirar o motor.

Quem quiser conhecer mais alguns detalhes da montagem desta picape, pode ver o vídeo abaixo.

 

1 Comentário

  1. Não sei qual é a preocupação em relação a levantar a cabine de uma caminhonete para dar fácil acesso ao conjunto mecânico, ela foi feita para isso. No mundo todo inclusive essa é uma operação bastante comum, e mais recomendável do que retirar um motor, por exemplo.
    A Toyota Tundra para substituição de turbina tem a sua cabine retirada como procedimento padrão, bem mais rápido e muito mais simples.
    Nenhuma caminhonete precisa separar a cabine do chassi para qualquer tipo de manutenção, mas por conta da sua altura, da complexidade do conjunto e da facilitação do acesso, o ideal mesmo é separar a cabine.
    A Frontier tem essa operação muito facilitada inclusive. Pelas fotos dá pra ver que ela é montada assim, em duas partes que depois são unidas. Seu sistema de fixação de cabine permite que ela seja levantada em menos de duas horas, enquanto uma retirada de motor completa pode demorar um dia todo ou mais e com uma complexidade bem maior.
    O mecânico tem que ter dois metros de braço e ser fino como um cabo de vassoura para conseguir ter acesso aos fundos do motor, o que acaba obrigando a sua remoção. Com o levantamento da cabine ele consegue acesso facilitado e possibilidade de realizar uma manutenção melhor e mais rápida, sem precisar desmontar tantas partes.
    É possível fazer a manutenção sem retirar a cabine? É possível sim, mas muito mais trabalhoso e mais complexo, com mais desmontagem de partes.
    Não existe nenhuma correia na Frontier que precise que seja feito esse trabalho, pelo contrário, isso já é fake.

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