Emplacamentos e avaliação do mercado de picapes médias – Maio de 2022

Emplacamentos de picapes médias em Maio de 2022, com uma avaliação subjetiva dos resultados.

Ranking de emplacamento das principais caminhonetes médias em Maio de 2022:

emplacamentos-caminhonetes-medias-maio-2022
Fonte: Fenabrave

Seguem quadros comparativos de resultados de emplacamentos das picapes médias em Maio de 2022.

grafico-picapes-emplacamentos-Maio-2022
Fonte: Fenabrave

Como já era esperado, a chegada do novo modelo 2023 da Nissan Frontier reaqueceu as suas vendas, refletidas aqui nos emplacamentos do mês. Desde o começo do ano as vendas do modelo vinham mais contidas com a expectativa de chegada do novo modelo, que surpreendeu o mercado com muitas novidades além das características exclusivas e avançadas do modelo.
Os emplacamentos da Frontier mais do que dobraram em relação ao mês anterior, apesar da oferta ainda bastante reduzida do novo modelo, e colocou o modelo no primeiro lugar de crescimento percentual de emplacamentos.

A L200 mais uma vez surpreendeu, com um aumento significativo de unidades, que vem crescendo bastante, assim como a Frontier, desde o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, resultado também de uma possível migração da Ranger que já chegou a ser a mais vendida em nosso país.

Os demais modelos não tiveram variação significativa, exceto a Amarok que novamente sofreu forte queda de emplacamentos.

O grande destaque das marcas ficou com o forte crescimento da VW, que subiu duas posições, e da Nissan, que subiu mais uma posição no ranking de marcas ultrapassando agora a Honda, num aumento real de participação de mercado. O crescimento da Nissan vem sendo contínuo, e ainda só é prejudicado pela oferta de produtos por conta da mudança do modelo Frontier e da falta de peças do mercado.

A Ford perde mais uma posição, indo da 13ª para a 14º posição no ranking, ultrapassada agora também pela Citroen. A marca já sofria com a perda de posição para a CAOA Cherry, e ainda tem a BMW ameaçando agora até a sua 14ª posição.
Apesar de ter tentado trazer modelos importados, suas vendas estão muito abaixo do que se esperava, talvez pela desconfiança da marca que já fechou mais da metade de suas concessionárias. Todas as suas esperanças estão na Ranger, que deve ter uma nova geração em breve, mas não se engane, o novo modelo poderá até ter um momento de glória, mas não vai durar muito, porque o problema da Ranger é a Ford.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Blue Captcha Image
Atualizar

*