Aprenda a economizar combustível com o medidor de consumo instantâneo da Frontier

Observando este medidor, você consegue conhecer melhor as suas ações que fazem a caminhonete gastar mais.

Painel Nissan Frontier destacando o medidor de consumo instantâneo
Painel Nissan Frontier destacando o medidor de consumo instantâneo

 

Por: Eduardo Martins

 

Já sabemos que a economia de combustível da Frontier é um de seus destaques, mas tem uma dica que quero compartilhar com vocês.

A Frontier tem um marcador de consumo instantâneo do tipo bargraph, que fica numa das telas selecionáveis através de um botão no volante (dentro da marcação em vermelho que fiz na foto abaixo).
Ao contrário das costumeiras bobagens que o pessoal repete dos testes mal feitos que assistem dela, todas as telas são em português, como podemos ver.
A dica é observar como se comporta esse indicador conforme o nosso modo de dirigir. É impressionante a quantidade de informações que podemos conhecer dessa forma.
Por exemplo, se você quiser ganhar um pouco mais de velocidade numa estrada e pisar fundo no acelerador, vai perceber que a barrinha cai lá pra esquerda, marcando 5km/l, mas, se acelerar suavemente, vai notar que ela não desce de 10km/l.
Outra coisa que percebi, dependendo da inclinação de uma descida na estrada, se você mantém o pé no acelerador o consumo fica ali em torno de 17km/l ou bem melhor, mas se você tirar o pé, novamente dependendo da inclinação, ela não perde velocidade, e o consumo desce lá para mais de 25km/l.
Em estradas tranquilas, com curvas, dá para ver as diferenças de consumo em retomadas pós-curvas, com maior ou menor aceleração.
Você também conhece os velocidades mais econômicas e alguns vícios de dirigir que fazem o gráfico descer para a esquerda.

Na foto abaixo estou na Rodovia do Açúcar em SP, depois de ter vindo da Bandeirantes e Dom Pedro, em velocidades compatíveis com as rodovias. É um caminho que faço diariamente, nem sempre com ela. Mas, já fiz médias com a Frontier de 18km/l até 12km/l, dependendo da pressa e da forma de condução.
A informação do Inmetro é totalmente equivocada, e não sei como a Nissan publica esse resultado. Andando normal, é fácil fazer 14km/l na estrada com ela.
Na foto, é possível perceber que estou a 110km/h, e numa rotação perto de 2.000RPM. Observem que o consumo instantâneo fica perto dos 14km/l, e o erro do marcado é muito pequeno se você dirigir de forma mais constante, como é o meu caso.

Outra coisa, como já comentaram aqui, usem combustível de qualidade. É impressionante ver alguém pagar 200 mil numa caminhonete e depois abastecê-la com combustível de qualidade duvidosa apenas para economizar alguns poucos centavos.

Mas, façam essa experiência de conhecer como vocês dirigem e o como algumas variações de comportamento afetam bastante o consumo.
Claro que ninguém vai sair para uma ultrapassagem acelerando suavemente, nem eu faço isso, mas muitas situações permitem uma ação mais moderada do acelerador. E a Frontier tem a vantagem do turbo para baixa, o que faz com que o motor tenha uma reação muito boa entregando um ótimo torque mesmo em baixas rotações. Muitas vezes ocorre de levar vícios de outros modelos para ela, mas o motor dela tem um comportamento bem diferente, e pelo bar graph é possível entendê-lo melhor e também aproveitar melhor as suas vantagens e qualidades.
Experimentem e depois me contem

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