Conheça a evolução de vendas da Nova Nissan Frontier desde o seu lançamento em 2017
É indiscutível que a Nissan Frontier é hoje a mais moderna e a melhor picape média do mercado, com características que ainda superam as suas concorrentes, que vão desde o seu motor biturbo de alto rendimento, da melhor estabilidade do mercado, da moderna e eficiente suspensão multilink, do mais moderno pacote de segurança, até detalhes exclusivos como a câmera 360°, os bancos Zero Gravidade desenvolvidos pela NASA, ou o teto solar elétrico.
Algumas características já começam a ser copiadas pelas concorrentes lá fora, como a suspensão multilink que já é utilizada na Ford Ranger Raptor ou na Toyota Tacoma, ou o motor biturbo, utilizado na Ranger nos EUA e outras. Melhorias que ainda não chegaram aqui, e a levar pela situação da Ford no Brasil, talvez nem cheguem.
O fato é que a Nova Frontier surpreendeu o mercado com qualidades inéditas, e se posicionou num patamar acima das suas concorrentes. O modelo também se provou confiável, durável e robusto, demonstrando grande versatilidade para uso em passeio, trabalho e até em práticas off road.
Mesmo com todas estas qualidades, a marca Nissan ainda não é uma das mais populares no Brasil, e as vendas da Frontier não a coloca nas primeiras posições ainda, recaindo a preferência por modelos mais ultrapassados e até com problemas de segurança com fama de capotamento fácil. Há um conservadorismo de marcas no mercado onde nem sempre o melhor produto é o mais vendido, isso em inúmeros segmentos além do automobilístico.
Mesmo assim, a Frontier vem surpreendendo, quase triplicando as suas vendas em 2021 desde o seu lançamento em 2017, mesmo com a pandemia que provocou a redução de vendas de outros modelos concorrentes, ou, no caso da Ranger, pelo fechamento das fábricas da Ford no Brasil e o fechamento de mais da metade de suas concessionárias, além de outras consequências.
No acumulado, a Frontier ultrapassa desde de 2021 a VW Amarok, tendo se aproximado da Mitsubishi L200 e conquistado cada vez mais novos compradores que conhecem as suas qualidades. A maior arma da Nissan tem sido os eventos comparativos, onde o comprador realiza testes com todos os modelos do mercado e assim acaba percebendo a superioridade da Frontier sobre as suas concorrentes.
Neste ano, mesmo com as dificuldades de falta de unidades à venda, principalmente pela crise do setor de peças com a falta de componentes semicondutores, pneus e outros, a Nova Frontier ainda vai dobrar as suas vendas desde o seu lançamento.
No acumulado deste mês, até a data de publicação desta reportagem, a Frontier já emplacou mais do que a Amarok ou a L200, encostando na Ranger e na S10.
A tabela abaixo mostra em detalhes essas variações e os resultados obtidos pela Frontier, ressaltando que os dados foram extraídos dos relatórios da FENABRAVE, que na realidade apura os emplacamentos no mês, e não as vendas, mas traz um retrato bem fiel da evolução comercial do modelo, lembrando mais uma vez que, por conservadorismo ou falta de conhecimento, e como acontece em outros segmentos do mercado, a liderança de vendas neste caso não reflete o melhor produto, e a Frontier deve crescer ainda mais no mercado justamente por se apresentar como a melhor picape média do segmento.
Seja o primeiro a comentar