Afinal… O Que é a Tabela FIPE?

Entenda porque o valor apresentado na tabela FIPE de preços de carro pode não representar o valor real do seu carro.

A “tabela FIPE” é vista por muita gente como uma tabela de preços que expressa com mais precisão o valor de um carro, e assim é tida como referência absoluta de preços, mas, na verdade, essa referência é muitas vezes mal compreendida e até utilizada de forma errada.

Vamos entender o que é a tabela FIPE

FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e a própria página de internet da organização explica a sua finalidade:

“Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.”

Ou seja, não é uma empresa especializada em automóveis com o intuito único de elaborar uma tabela de preços de carros ou motos, ou o que quer que seja.
Por ser um instituto de pesquisas, o que ela faz são levantamentos de preços, e se utiliza de algumas referências para isso. Para entendermos como essa tabela de preços de carros é feita, precisamos conhecer a referência utilizada.

Uma das atividades da FIPE é elaborar uma tabela de preços de carros, e para isso o instituto se baseia nos preços médios encontrados nos anúncios de vendas, ou seja, ela não cria uma tabela, mas apenas apresenta o resultado de um levantamento de mercado com base em anúncios, descartando valores muito altos ou muito baixos, para tentar estabelecer preços mais próximos da média dos anúncios.
Portanto, ao contrário do que muitos imaginam, não é a Fipe que determina o preço dos carros, mas o próprio mercado, ela apenas reflete esses preços anunciados.

Sabendo disso, temos algumas conclusões interessantes para extrair deste estudo.

A primeira coisa é entender que trata-se, portanto, de um valor médio. Ou seja, não é um valor preciso e válido para todos os casos. Por tratar-se de um valor médio, podemos concluir que a FIPE encontrou preços mais baixos e mais altos para cada modelo, e essas variações são explicáveis.
Dificilmente teremos dois carros, do mesmo ano (a FIPE trabalha com o ano modelo, não o ano de fabricação) e do mesmo modelo realmente iguais, e por isso cada qual poderá ter um valor real diferente.

Vamos imaginar duas caminhonetes do mesmo modelo e ano de fabricação, porém, uma está com 300.000km rodados e com muitos sinais de uso em trabalhos, manutenção precária e com muitos retoques a fazer. A outra caminhonete possui apenas 20.000km rodados, com as revisões feitas em concessionárias e uso familiar demonstrando muito cuidado, e sem detalhes para serem feitos.
A tabela FIPE vai apresentar o valor médio das duas caminhonetes, sem considerar as diferenças existentes em cada uma delas. É óbvio que a segunda opção pode ter um preço de venda maior que a média pelo seu cuidadoso estado de conservação, já que vai atrair mais interesse dos compradores, enquanto a primeira provavelmente será vendida abaixo da média por conta de seu estado.

Ainda, corre-e o risco de no momento de atualização da tabela o mercado estar oferendo mais opções mal conservadas do que bem conservadas, e a média ainda ser puxada para baixo, se os proprietários estiverem oferecendo essas unidades por um preço de venda mais compatível e honesto de acordo com esse estado de conservação. O inverso também é possível.

Portanto, podemos perceber que a tabela FIPE não determina preços de carros, ela apenas coleta os preços que estão sendo pedidos por cada modelo no mês de referência da pesquisa.

Outro questão a se considerar é que, ao coletar os preços pedidos pelos seus proprietários, a tabela FIPE já sofre uma distorção em sua origem, pois é sabido que, ao colocar o seu carro à venda, o proprietário normalmente pede um valor um pouco maior para deixar uma margem para negociação ou mesmo testar o mercado.

Outro ponto a ser considerado é que a pesquisa de preços não apresenta detalhamentos e variações de modelos. Vou pegar um exemplo que acompanhei uma vez. Uma Saveiro Robust 2019 tem o seu preço médio pedido apresentado na tabela FIPE. Porém, quem conhece bem essa caminhonete sabe que ela era vendida em duas versões do mesmo modelo Robust, sendo que uma segunda versão tinha a mais que a primeira ar-condicionado, direção hidráulica, travas de portas e vidros elétricos, tampa de caçamba com abertura elétrica e outros diferenciais que na época deixavam ela até mais de 9.000 reais mais cara.
Mas, o preço sugerido na tabela FIPE não considera estas variações, assim como pintura metálica e outras diferenças que agregam valor ao modelo.

Mesmo sendo uma tabela usada para negociações até por concessionárias, usada por seguradoras, cálculo de IPVA e para outras finalidades mais exigentes, é preciso tomar cuidado ao aceitar o valor oferecido como referência absoluta.
Recentemente em um grupo de whatsapp que participo um proprietário reclamou que uma concessionária ofereceu na sua caminhonete, à base de troca, um valor 20% abaixo da “tabela FIPE”, enquanto eu, recentemente, tinha vendido um modelo idêntico, também à base de troca, por 8% abaixo da tabela, e outra caminhonete pelo valor “cheio” da FIPE (tratava-se de uma caminhonete 2015 com apenas 20.000km com todas as revisões em dia na concessionária e toda equipada).

Outro ponto a ser destacado é que muitas lojas e concessionárias trabalham com uma visão mais longe de mercado. Então, se estivermos num momento de forte queda de preços, e a tabela estiver desatualizada em relação à essa tendência, é bem provável que as revendas e concessionárias ofereçam um valor ainda mais baixo em relação à tabela FIPE, cientes de que a tendência é de que o carro caia de preço durante a sua estadia na loja.

Portanto, o principal ponto aqui é entender que a tabela FIPE não determina o preço dos carros, apenas reflete o que a média dos vendedores estão pedindo no momento da sua elaboração, e este valor pode ser muito diferente para o seu caso.
Eu prefiro olhar os anúncios dos grandes sites de vendas de carros, e eu mesmo chegar ao valor que acho razoável de acordo com as ofertas apresentadas. Essa opção sempre funcionou melhor pra mim.

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