Turbina de baixa da nova Nissan Frontier 2023 controlada eletricamente?

Descobrimos mais uma novidade sobre as mudanças realizadas na Nissan Frontier 2023.

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Foram muitas as mudanças ocorridas na nova Nissan Frontier linha 2023, mas muito pouco se divulgou em relação a estas mudanças.
Aos poucos vamos descobrindo estas novidades que são incluídas numa longa lista que pode ser vista nessa postagem: Nissan surpreende novamente com a renovada Frontier 2023

Mas, uma dessas mudanças causou alguma polêmica nos grupos de proprietários da Frontier, pois a forma como a informação foi divulgada provocou uma interpretação equivocada sobre a novidade, o que comentaremos agora.

Como todos sabem, a Nova Frontier (atual geração) utiliza um motor diesel bi-turbo de 190 cv nas versões intermediárias e superiores. Isso significa que esse motor faz uso de duas turbinas para alimentar a admissão do motor, sendo uma para as baixas e médias rotações, e outra turbina para as altas rotações. A vantagem disso é o aumento do rendimento do motor, que ganha uma curva de torque (força) muito mais interessante, já quem o motor atinge rapidamente a sua força máxima logo em rotações muito baixas.
Para efeito de comparação, o motor da Frontier tem todo o seu torque disponível com apenas 1.500 RPM (rotações por minuto), enquanto concorrentes (S10, L200, Hilux, etc…) precisam atingir 2.500 ou até 2.800 RPM para conseguir ter toda a força de seus motores disponível. A Frontier possui o único motor de sua faixa de concorrência que apresenta este diferencial importante, pelo menos no Brasil, já que lá fora as concorrentes já começaram a copiar o seu motor, como já fizeram com a suspensão multi-link e outras tecnologias da Frontier.
Com todo o torque disponibilizado em baixas rotações, o motor trabalha normalmente com menos giros, portanto, com menor consumo e, obviamente, com menor desgaste, além de outros benefícios.

Em um vídeo recentemente postado no YouTube, um comprador que testava a Nova Frontier 2023 comentou que notou ela mais forte e rápida, e a vendedora que apresentava o veículo afirmou que isso era resultado de uma mudança na primeira turbina, que agora era “elétrica”.
Diante dessa afirmação, muitos entenderam que a turbina de baixa/média da Frontier passou a ter funcionamento elétrico, o que não é correto. Na verdade, todas as turbinas utilizadas em veículos que usam esta tecnologia utilizam válvulas de controle do ar com acionamento mecânico à vácuo, e em alguns veículos mais sofisticados e mais caros, o acionamento da válvula é elétrico, portanto, a turbina não gira eletricamente, ela continua sendo movimentada pela saída dos gases de saída em um rotor acoplado na outra extremidade do eixo. O que mudou na verdade foi que a passagem do ar pressurizado que circula nos dutos é agora controlada não somente por uma válvula elétrica, mas por um sistema eletrônico de alta precisão e confiabilidade.

Dito isto, e desfeita a confusão que alguns fizeram, vamos destacar os benefícios dessa mudança.

Quem já dirigiu a Frontier 2023, percebeu que ela ficou mais rápida e mais forte na saída da inércia e nas acelerações, ou seja, ela tem agora um arranque mais rápido e com mais força, com ultrapassagens ainda mais rápidas também..
Isso é resultado do controle mais eficiente do novo sistema eletroeletrônico, que ainda tem roubado mais elogios dos proprietários do modelo pela maior economia de combustível que a caminhonete apresenta. Em média, a mudança foi entre 1 e 1,5 km/l de diferença, dependendo do uso, o que representa um bom ganho de economia.
Esta mudança também aumentou a confiabilidade do sistema, que agora atua mais linearmente e com menor interferência mecânica.

Esta foi mais uma melhoria que a Nissan Frontier recebeu na linha 2023, que junto com tantas outras que foram incluídas, vêm aumentando a distância tecnológica de suas concorrentes, que ainda não conseguiram acompanhar todas as mudanças que a Frontier já trouxe ao segmento de picapes desde o seu lançamento aqui em 2017.

Um vídeo exclusivo foi produzido por nosso canal do YouTube. Assista:

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