Ranger x Frontier… Qual ainda vale mais a pena?

Depois de um ano de lançamento, como a Ford Ranger se apresenta hoje em relação à Nissan Frontier?

Há um ano a importadora Ford iniciava uma nova tentativa de se redimir no mercado brasileiro depois do fechamento das suas fábricas e da Troller, pegando consumidores de surpresa (não nós que já prevíamos isso), vendo concessionárias fecharem, desemprego, empresas terceirizadas quebrando e muitas outras consequências danosas em consequência de sua desistência de fabricar no Brasil, apesar de ter negado na época que essa decisão existiria.
A justificativa dessa decisão foi a velha história do “custo Brasil”, que teria inviabilizado o seu negócio em nosso território, mas que não foi problemas para empresas como Nissan, GM, Volkswagen, Toyota e tantas outras que cresceram com novos lançamentos e muitos investimentos, e também não pareceu um problema para tantos outros fabricantes que chegaram aqui depois e continuam chegando aos montes.

A Ford, que anunciava a sua intenção de ser uma mera importadora de carros “premium”, acabou trazendo modelos como o chinês Territory, a terceirizada uruguaia Transit, o Bronco, a Maverick e outros modelos que nunca tiveram o sucesso que desejou o fabricante. A picape Maverick, que deveria “destronar” a Toro, segundo o fabricante, ainda vê a italiana emplacando mais de 23.000 unidades até Junho contra 1.400 unidades da Maverick, alcançando apenas 6% de suas intenções iniciais.

A Ford Ranger é atualmente o único modelo bem vendido pela marca aqui, e isso ainda não é suficiente para alavancar posições em vendas por marca.

Com a promessa de lançar “a melhor picape média brasileira”, será que esse objetivo foi alcançado?

A imprensa fez muita propaganda da nova Ranger, e recebeu o modelo com muitos adjetivos de elogios, bem exagerados e muitas vezes com bastantes “incentivos” para fazer estes elogios. Somente o Clube da Nissan Frontier teve a coragem e a imparcialidade de mostrar os seus defeitos, contrapondo uma imagem fabricada de “irretocável” do modelo, e até antecipando alguns problemas que surgiriam depois.
A cada novo lançamento do mercado, é normal o consumidor repensar as suas escolhas, inclusive os donos de Frontier. Mas, para uma decisão bem consciente, o consumidor deve conhecer bem as virtudes e defeitos de cada modelo, e nós fomos o único site brasileiro a mostrar o outro lado da história para ajudar os donos de Frontier (e até de outros modelos) a se posicionarem em relação ao novo modelo que chegava da fábrica americana.
Hoje, depois de pouco mais de um ano de lançamento, já conhecemos melhor o modelo, e podemos hoje estabelecer uma visão mais clara em uma comparação com a Frontier. Deixaremos os elogios para o fabricante e para a imprensa “entusiasmada” e buscaremos focar aqui nas verdades mais inconvenientes que são normalmente omitidas pelos divulgadores e proprietários do modelo, além de muita gente pouco informada sobre ele .

Vamos abordar ponto a ponto.

A imagem “tecnológica” que a Ranger tentou a todo custo convencer o mercado

Em seu lançamento, a Ford e a imprensa tentou apresentar a Ranger como um modelo tecnológico que redefinia o conceito de picape no mercado.
Apesar deste esforço, o consumidor mais atento percebeu que a realidade não coincidia com essa imagem que buscavam convencer.
O motor que chegou aqui com o lançamento da Ranger, cheio de entusiasmo por ser um V6 biturbo, na verdade era uma unidade já utilizada por outras marcas há mais de 20 anos, inclusive já em desuso por estas marcas. Foi um motor bastante problemático, que, segundo a Ford, recebeu correções e melhorias antes de equipar a Ranger, mas manteve a preocupante correia dentada banhada em óleo.
Chegou com o conceito de tecnologia biturbo, algo que a Nissan já oferecia aqui desde 2017, e que, curiosamente, era antes criticado pelos “fanboys” do modelo americano que diziam que um motor “biturbo” era uma fonte de maiores problemas por, justamente, usar dois turbos. Claro que essa opinião dos fanáticos apaixonados pelo modelo mudou radicalmente quando a Ranger adotou o mesmo conceito da Frontier, ainda que num motor mais antigo.
Apesar das expectativas, o “novo” motor não elevou a Ranger em relação ao desempenho e economia da Amarok, que também oferece um motor V6 e com apenas uma turbina. Além disso, existem muitas queixas de problemas com esse motor da Ranger, inclusive na Austrália onde o modelo foi bem vendido, que inclui substituições do motor por conta destes problemas.
Se considerarmos que aqui até hoje donos de modelos Ford choram com as dificuldades nunca resolvidas de câmbios powershift e motores Ecoboost (além de outros problemas) de modelos anteriores do fabricante, podemos esperar a possibilidade de sermos tratados da mesma forma.

Suspensão traseira ainda não é multilink

Mesmo com essa tentativa de mostrar uma evolução tecnológica “radical”, a Ranger manteve a velha e ultrapassada suspensão traseira de feixe de molas, não inovando o conceito como fez a Frontier que adotou o sistema multilink em todas as suas versões. Mesmo com a tentativa de criar um convencimento de que a antiga suspensão de feixe de molas era a melhor solução, o fato é que curiosamente e contraditoriamente o fabricante incluiu o multilink em sua versão Ranger Raptor de quase meio milhão de reais que, porém, deixou a versão bem longe da realidade brasileira. A versão Raptor adota o mesmo conceito trazido pela nova Frontier lá em seu lançamento mundial em 2015, e que viria a equipar picapes da RAM, Jeep, Toyota e outras.
Aqui, mais uma vez, vemos na Ranger o emprego de uma suspensão que não oferece a mesma segurança, o mesmo controle e o mesmo conforto da solução empregada pela Nissan na sua Frontier. Em termos de suspensão, sequer o argumento de melhor confiabilidade de sustentou com problemas já conhecidos por quebras na sua suspensão, que agora vem sendo relatados.

Controle de estabilidade e recursos de assistentes autônomos de segurança

A Ranger antiga já oferecia recursos que a “nova” Ranger anunciou, e inclusive com alguns dos mesmos problemas, como as falhas bem conhecidas da frenagem autônoma, que aciona sozinha e sem qualquer necessidade (ou não aciona quando necessário), onde o fabricante tem tendado “ajustar a sensibilidade” (muito estranho) para tentar evitar as falhas, ou mesmo, segundo relatos, tem até inclusive desligado o sistema até encontrar uma solução. Ou seja, um recurso tecnológico que funciona perfeitamente bem na Frontier, mas talvez não tão bem na Ranger.

Freios a disco nas quatro rodas

A nova Ranger apresentou agora a possibilidade do modelo vir equipado com freios a disco nas quatro rodas, o que reduz a fadiga de freio traseiro, aumenta a eficiência de frenagem e oferece um melhor desempenho do controle de estabilidade, já que este deve atuar de forma precisa e segura nas rodas em caso de emergência. Uma inovação tecnológica de fato? Longe disso. Mais uma vez temos aqui um exagero, pois na verdade a Frontier e a Amarok já ofereciam esta solução, e para piorar ainda mais a situação, os freios a disco estão disponíveis apenas nas versões mais caras e completas da Ranger, e quem não puder pagar por elas, que se contente com a velha e menos eficiente tecnologia de freios a tambor e suas consequências indesejadas. Lembramos que o freio a disco nas quatro rodas já equipava todas a versões da Frontier, inclusive a mais básica e barata da linha, numa demonstração verdadeira de tecnologia e de preocupação com os ocupantes até na versão mais básica da Frontier.

Monitor de pressão dos pneus

Enquanto a Frontier dispõe desse recursos em todas as suas versões, somente a versão mais cara da Ranger, a Limited, oferece isso em um pacote de opcionais. Esse recurso que equipa outras concorrentes é de extrema utilidade, lembrando que os pneus são o único contato do carro com o piso, e desta forma a sua confiabilidade deve ser máxima. Os pneus interferem na estabilidade, frenagem, repercutindo diretamente na aderência ao solo e na segurança dos ocupantes. Sendo assim, um sistema de monitoramento de pressão não deveria ser um acessório de luxo disponível somente para a versão mais cara.
O sistema auxilia o condutor a antecipar problemas, a conhecer como está a calibragem dos pneus, oferecendo um alerta se a pressão estiver numa faixa inadequada, ou mesmo se algum pneu está sofrendo com um vazamento, possibilitando que o condutor já busque ações preventivas para não ser pego de surpresa numa manobra arriscada (e até num acidente) ou numa troca de pneus em momento e local inadequados. O sistema também pode oferecer informações para decisões do motorista em relação a estas ações, permitindo uma condução mais segura e até evitar riscos graves  desnecessários. Novamente, não foi aqui que a Ford apresentou uma revolução tecnológica de todas as suas versões, deixando de oferecer um recurso importante, básico e já disponível em muitos outros modelos do mercado.

Modos de condução

Novamente, a Frontier já oferecia vários modos de condução antes da chegada da nova Ranger, ou seja, mais uma vez o modelo americano não apresentou nenhuma novidade aqui. A própria Hilux já oferecia o mesmo recurso.

Direção elétrica

Novamente, nenhuma novidade. Apesar de muitos enaltecerem esse recurso, a verdade é que o modelo antigo já oferecia direção elétrica, bem ao gosto dos americanos, como também oferece a S10. Lembramos que a Hilux, a Frontier, a Amarok, a L200, a RAM e muitas outras ainda preferem a confiabilidade e a robustez da direção hidráulica. Mais uma vez, a Ranger não marcou aqui nenhum ponto nesse novo modelo.

Assistentes autônomos de segurança

Alerta de tráfego cruzado, assistente autônomo de frenagem, assistente de permanência e centralização em faixa, sistema de monitoramento de ponto-cego e outros destes recursos já eram oferecidos de série em algumas versões da Frontier, e até de forma mais ampla e eficiente, lembrando que a Frontier possui um radar que consegue identificar o comportamento perigoso de um carro até a três carros de distância à sua frente, enquanto a Ranger identifica apenas um e ainda assim com problemas que tem feito o fabricante reduzir ainda mais a sensibilidade do sensor, já que o sistema virou alvo de reclamações por atuar repentinamente e sem necessidade, expondo os seus ocupantes a riscos sérios, ou de não atuar quando realmente se faz necessário.

Sistema de câmeras 360°

Novamente, isso pode ser uma novidade na Ranger, mas a Frontier desde seu lançamento ela já oferecia esse recurso, disponível em até outros modelos mais baratos da marca, como o Kicks. Vale lembrar que o modelo utilizado na Frontier é inteligente, e processa as informações coletadas pelas câmeras oferecendo informações adicionais ao condutor da caminhonete. Até mesmo a Hilux já havia copiado este sistema da Frontier, e nem a Hilux ou a Ranger fazem o processamento inteligente das imagens como na Frontier.

Faróis com projetores

Os mais otimistas comemoram a inclusão de três projetores de LED em cada farol da nova Ranger, mas a Frontier foi quem primeiro adotou essa tecnologia e ainda com quatro projetores, ou seja, essa é uma novidade somente na Ranger, pois a Frontier já usava esse recurso, mais amplo, inclusive.

Descanso de braços no banco traseiro

Muitos entusiastas destacaram essa novidade na Ranger, mas o equipamento só está disponível como acessório na versão mais cara, enquanto isso não era novidade para o modelo da Nissan já que o recurso equipa todas as versões da Frontier, até a mais barata.

Muitos recursos que apresentadores e proprietários mo modelo apresentam como novidade, já equipava a Frontier antes do lançamento da Ford.

Acabamento e acessórios

Se observarmos com mais cuidado, perceberemos que alguns detalhes básicos da Ranger foram bem descuidados. As principais críticas na internet se referem a detalhes e recursos internos, entre eles temos a ausência de um simples ajuste de altura dos cintos de segurança, algo que equipa até modelos populares baratos. Essa ausência na Ranger é bastante criticada, e mais uma vez desfaz a ideia de um modelo tecnológico avançado.
A Frontier conta com esse recurso no Brasil há 22 anos, e isso não é nenhum luxo. Pessoas possuem alturas diferentes, e assim como bancos precisam ser ajustados ao comprimento dos braços e pernas, espelhos regulados na altura dos olhos, etc., um ajuste de altura de cintos faz muita diferença, e já tem relato de quem desistiu do modelo por causa disso. Não é admissível que uma pessoa mais baixa fique com o cinto pegando em seu pescoço, e uma pessoa mais alta tenha o cinto incomodando o movimento dos braços. Uma ausência inexplicável para um modelo que se diz mais “evoluído tecnologicamente”.

Outro detalhe onde a Ranger falha vergonhosamente é nas ligações do desembaçador elétrico do vidro traseiro. Em modelos como a Frontier e tantos outros, há muito tempo essas ligações ficam embutidas e ocultas no acabamento das colunas, mas no caso da Ranger as conexões e fios ficam pendurados no vidro traseiro, bem expostos e com fragilidade. Além de feios e ultrapassados, a limpeza do vidro traseiro requer cuidados para evitar algum acidente, e mesmo a quebra do contato, o que torna bem complicada a solução do problema. Nem pense em deixar a garotada do lava-jato limpar esse vidro.
Os plásticos internos não oferecem a mesma resistência que observamos na Frontier. A sensação é de uma preocupação maior com o custo do modelo do que com a tecnologia.

O sistema multimídia também é alvo de críticas. Mesmo proprietário do modelo critica a qualidade de áudio. Parece que a Ford se preocupou mais com o tamanho da tela do que com a qualidade do som. A Nissan sempre usou no passado centrais multimídia de fabricação japonesa e de marcas conceituadas, e mesmo na nova Frontier ela usa uma central de marca alemã, da Bosch, fabricada na Europa e com um desempenho bastante elogiado pelos seus proprietários. Parece que algumas marcas insistem em usar sistemas chineses de baixa qualidade ou utilizar assinaturas de marcas conhecidas, como a JBL, mesmo não usando uma central da marca ou nem mesmo alto-falantes fabricados por ela. Essas montadoras precisam saber que muitos motoristas e ocupantes passam horas dentro de seus veículos, e nesse tempo aturar um som “ruim pior que o de um Renegade” (como já foi dito por proprietário da nova Ranger) é algo bem deprimente, e torna a viagem bem menos agradável do que se poderia esperar de um sistema verdadeiramente tecnológico.

Há também relatos de recursos que não funcionam corretamente (mesmo de segurança), ou que mais atrapalham do que ajudam, quando ainda funcionam.
Outras soluções como estribos de plástico também já foram criticadas e não combinam com um modelo que sonha em ser premium. Ao contrário do estribo metálico da Frontier, fabricado em alumínio com um perfil robusto e durável, um estribo de plástico ficaria melhor num carro popular, mas numa picape… não me parece nada aceitável.

Portanto, a imagem de modelo mais “tecnológico” acaba distorcida diante de tantas evidências contrárias a esta ideia.
Neste ponto, a Frontier continua oferecendo um conjunto de elevada tecnologia, ainda não presente em concorrentes, com tecnologia alemã, japonesa e de origens confiáveis que funcionam muito bem e são úteis, até por funcionarem bem.

Confiabilidade do modelo

Já chegamos aqui a compartilhar reclamações e problemas do novo modelo, lembrando que a marca é líder em recalls nos Estados Unidos há anos.
Pelo terceiro ano consecutivo a Ford foi a marca com o maior números de problemas em seus carros envolvendo vários recalls. Para se ter uma ideia do que isso significa, a marca já chamou quase 5,7 milhões de veículos de volta às concessionárias para atender a 54 problemas diferentes, isso só em 2023. Em 2022 foram impressionantes foram 8,5 milhões de veículos em 68 recalls diferentes.
Aqui, nesse primeiro ano, já tivemos dois recalls da nova Ranger, envolvendo trincas no para-brisa e falha grave no sistema de freios.

Mas, é importante salientar que existem várias problemas crônicos que não acabam configurados como recall. O critérios adotados pelos fabricantes  acabam muitas vezes definindo um problema como não sendo recall, e nesse caso um boletim técnico é enviado às concessionárias e o cliente fica sabendo ao comparecer para uma revisão, ou mesmo sequer fica sabendo do reparo.
Alguns proprietários já informaram até o código destes problemas crônicos, como estão informados nas concessionárias.

Vamos relacionar aqui os problemas mais comuns, extraídos principalmente do site ReclameAqui. Importante salientar que as reclamações do ReclameAqui representam sempre uma amostragem bem menor daqueles realmente ocorridos, já que o número de pessoas que acessam este site e cadastram reclamações é sempre menor do que o público atingido pelos problemas. Ou seja, o ReclameAqui não representa o total de problemas, como fanboys do modelo tentam sugerir, mas casos onde o proprietário recorreu ao site de reclamações por conta de não ser bem atendido, ou por se ver revoltado com a situação. A quantidade de reclamações do site é apenas uma pequena amostra do que normalmente costuma ser.
Em nosso teste realizado com a Ranger, aqui recentemente publicado, deixamos de continuar compartilhando estas reclamações em razão da grande quantidade, e de sobrecarregar a postagem. Mas aqui, ao final, incluímos mais algumas que parecem bem relevantes para que mereçam ser divulgadas.

Resumo problemas relatados:

lista-problemas-nova-ranger-v6

Como podemos ver, mesmo completando um ano há pouco tempo, a Ford Ranger tem uma longa lista de problemas, todos com relatos reais de consumidores, apontados somente aqui.

Na Austrália, onde o modelo vende bem, já começaram a surgir problemas também, e várias unidades já tiveram até o motor trocado, nestes casos o motor V6.

https://www.canberratimes.com.au/story/8390260/new-ford-ranger-raptor-issue-could-require-an-engine-replacement/
https://fordauthority.com/2023/10/australian-ford-ranger-raptor-pickups-may-need-new-engines/
https://www.carexpert.com.au/car-news/new-ford-ranger-raptor-issue-could-require-an-engine-replacement
https://www.ranger6g.com/forum/threads/ranger-raptor-faulty-engine.8124/
https://www.ranger-forums.com/general-ford-ranger-discussion-15/2024-ranger-ford-failure-175193/
https://www.ranger6g.com/forum/threads/ranger-raptor-faulty-engine.8124/

Estas discussões são específicas e já demonstram a preocupação com debates em vários países sobre a confiabilidade desse motor. E aqui?? Bem… aqui é Brasil!!!

Inclusão de novas reclamações da nova Ranger 2024:

Carro com 6 mil km com defeito

https://www.reclameaqui.com.br/ford/carro-com-6-mil-km-com-defeito_JqFS_KKJJGgAeb8v/

Meu carro é novo 2024 e estou com problema pra solicitar problema mecânico no carro que foi comprado em são José dos Campos são Paulo ,levei o carro até a agência pq estava com problema no marcador de diesel já tem 4 meses e tbm um de suspensão rangendo
Nem deu ainda o tempo da 1 revisão e já está com problemas ,estou insatisfeito com o carro com a marca .
Quem pegar o carro levar pra outra agência que nem sabe do problema .

Quero solução,está me causando transtorno, impossibilitado de trabalhar pois o carro e Pj.

Problemas simples de fácil solução

https://www.reclameaqui.com.br/ford/problemas-simples-de-facil-solucao_6bHimbEqLLsOtwet/

No mês de abril deste adquiri uma ford Ranger zero V6 XLS depois de um teste drive rápido em uma Limited. Alguns dias se passaram até que comecei a ver problemas que antes não via pois o deslumbre com o novo carro era muito grande para quem havia saído de 12 anos da toyota hilux, são problemas simples e quem nem deveria existir de tão fácil a solução; 1 – O que mais me perturba é o fato do assento ser muito estreito na base próximo ao encosto onde a base mais elevada acaba pressionando deixando a gente com dores depois de algum tempo sentado nele; 2- engate cinto de segurança dianteiros é de difícil acesso; 3 – conexão Bluetooth quando iniciado o seu uso geralmente precisa ser feito manual; 4 – um resfriador de agua cairia muito bem em um pais tropical; 5 – o cambio é muito reduzido onde só avança a marcha em 17km por hora e vai direto para 3 marcha, isso faz com que o motor fica em alta rotação desnecessariamente.

NOVA FORD RANGER LIMITED V6 PROBLEMAS CRONICOS

https://www.reclameaqui.com.br/ford/nova-ford-ranger-limited-v6-problemas-cronicos_pmUn8Yf-NRmO30ON/

Ref.: Problemas crônicos sistema eletrônico – Ford Ranger Limitd 3.0 V6 com Kit 2024

Local de compra: Concessionária FORD CAMINHO – Piracicaba

Data de entrega: 07/11/2023
Início dos problemas: 11/2023
Primeira manutenção: 31/01/2024
Segunda manutenção: 11/03/2024
Terceira manutenção: 22/07/2024 Agendada, mas cancelada

Venho aqui informar meu total descontentamento com inúmeros problemas eletrônicos apresentados no veículo em referência e sem solução.
Fiz a encomenda do veículo em Julho de 2023 (Modelo top de linha 341.890,00l), depois de ter desistido da compra de outro veículo e ter optado por este, fiquei impressionado com este novo modelo assim como minha esposa. Em 07/11/2024 retiramos a Ranger. No mesmo mês já começou a dar problemas no sistema eletrônico em visita a concessionária me informaram que o sistema ainda estava de adaptando ao meu modo de condução (achei estranho, mas fiquei quieto). No dia 26/12/23 já não dava mais, o sistema cada vez pior entrei em contrato com a Ford novamente agora via WhatsApp. Como era mês de férias Dezembro e janeiro agendei a primeira manutenção para 31/01/24 após as férias por estar viajando. O carro ficou 30 dias, mesmo tendo pedido carro reserva não me deram, tive que me virar e pegar por poucos dias (5) um através do meu seguro, mas depois fiquei sem. Na primeira semana depois da entregue a maioria dos defeitos voltaram. Os que estão com (*) abaixo na relação de todos problemas são problemas que não voltaram. No dia 11/03/23 foi feito novo agendamento, desta vez o gerente Allan providenciou um veículo da Localiza. O carro ficou por mais 30 dias, desmontaram todo painel, técnicos de fora da Ford mexeram no carro.. Fiz um teste com um dos mecânicos muito atencioso mostrando tudo o que fizeram no carro.. no caso do som do WhatsApp (lista abaixo) que não sai no sistema do veículo muitas vezes o mecânico orientado pelo engenheiro da Ford eu teria que fazer um caminho manual nada fácil para ativar. Achei um absurdo e comentei isto com ele e não consegui engolir.
Na primeira semana de uso começou as falhas na central e depois foi só piorando e outros problemas surgindo como consta na lista abaixo.
Para comprovar a maioria dos problemas fiz vídeos gravados e fui enviando pro WhatsApp para a central de atendimento da concessionária Ford (FORD CAMINHO PIRACICABA).
Para comprovar que estes problemas são crónicos deste veículo em especifico tenho um amigo que comprou uma Ranger igual a minha até na cor na mesma concessionária. Estive com ele fazendo o checklist de todos os itens com problemas e para saber se alguma coisa ocorria igual na Ranger dele e nada do que foi relatado acontece.
Durante 52 dias fui enviando vídeos e relatando problemas antigos e novos e querendo saber o que iriam fazer a respeito. Tive apenas um retorno dizendo que iriam entrar em contato não tiver retorno. Fiz um novo agendamento por conta própria par ao dia 22/07/24, fui até a concessionária falando com o pessoal resolvi não deixar o veículo por não saber me dizer o que seria feito.
Estou decepcionado com tantos problemas (mencionados abaixo) e sem solução até o presente momento. Não estou decepcionado com o carro ele é muito bom, mas sim com os problemas diversos sem solução. Viajo muito com a família e a trabalho e estou muito receoso que algo grave possa acontecer com o sistema eletrônico deste carro ao estar dirigindo (como mencionado abaixo uma ver desligou todo painel e outras duas vezes acionou o limitador de velocidade onde o carro reduziu abruptamente a 20 km/h e outra vez 66km/h, é de assustar!!! Além de não paguei barato não poderia ter um atendimento deste sem mesmo apresentarem uma solução. A Ford nem mesmo me reembolsou 1200,00 da película de proteção solar que tiveram que tirar para trocar o para-brisas que trincou do nada. Um verdadeiro descaso com o consumidor.
Solicito que seja trocado meu carro por outro do mesmo modelo e acessórios, já se passaram mais de 8 meses com problemas, não da mais, por lei tenho direito de troca do veículo por outro. Acessórios que já coloquei (capota elétrica e insulfilm antivandalismo) sem mencionar os custos com ipva, placas, financiamento..
PROBLEMAS
1. Luz ambiente: Só funciona se entrar na tela e ligar o botão, mas não aceita regulagem da intensidade. Funciona apenas quando liga e depois não liga mais;
2. Ligação de celular não completa: Sistema tem dificuldade em várias veze de completar ligação;
3. Ligação remota via aplicativo; Muita dificuldade em ligar a distância o mesmo ao lado do carro mesmo com o sinal da Tim cheio (carro usa chip Tim e eu também tenho chip Tim). Muitas vezes o carro não liga. Utilizo quando está muito quente para ativar o ar condicionado;
4. Carregador por indução. Continua não funcionando bem esquenta absurdamente mesmo sem a capa do celular;
5. Câmera traseira indisponível. Muitas vezes a câmera não funciona (*);
6. Demora na ligação da tela central. Costumeiramente a tela leva muito tempo para iniciar, de 30 segundos a até 3 minutos sem ligar;
7. Desligamento da tela central. Ocorreram duas vezes na estrada viajando a tela central mais o painel digital do velocímetro simplesmente desligou total e depois de alguns segundos voltou;
8. Marcador de combustível. Várias vezes no abastecimento o medidor não sai do lugar somente depois de alguns quilômetros ele começa a voltar aos poucos;
9. Modo de condução da tela pequena. Coloco no modo combustível e variavelmente ele aí desta tela e coloca outra que não quero e tenho que fazer o processo tudo novamente;
10. Portas não abriu: Por duas vezes as duas portas não abriram (motorista e caçamba). A do motorista colocando a mão e nem pelo controle e a porta da caçamba foi pelo controle depois de muitas insistência abriu. O problema maior neste dia foi que estava chovendo e me molhei todo. (*);
11. Câmera de ré: Não aparece imagem na tela (*);
12. Conectividade sistema Carplay não funciona: Um dos grandes problemas que tenho é este sistema que tem grande dificuldade em funcionar. Só conectar quando quer e não é problema de sinal de celular é o sistema do carro. Já ficou quatro dias sem se conectar com nada. Já ficou 3 dias conectado e travado no waze. Não funciona waze, celular, não consigo ouvir áudios do WhatsApp. O Mecânico na última manutenção me apresentou um caminho bem longo para ativar o sistema de voz manualmente quando não ligar, absurdo!! (tudo gravado);
13. Som sem volume: Uma vez o sistema do som não funcionou ficou em um certo volume e não baixava e nem aumentava;
14. Relógio do carro desatualiza: Não atualiza horário, nem mexo mais de tanto que cansei;
15. Acionamento dos vidros pelo controle: Quando tranca o carro só fecha os dois vidros da frente; (*);
16. Cambio com tranco: O câmbio está dando pequeno trancos nas trocas de marchas variavelmente, começou a acontecer depois da segunda revisão;
17. Cambio travando: Por duas vezes o câmbio travou o carro não ia no D e ne, no R, neste dia foi assustador o carro atravessa no meio de uma avenida para uma manobra de Ré e vindo vários carros, tive que desligar o carro para voltar a engatar. A última vez semelhantemente ocorreu no dia 29/07/24, o câmbio no D não saia do lugar, de repente o câmbio automaticamente tirou do D para o P e depois quando voltei para o D o carro saiu do lugar. Extremamente perigoso esta situação, desta vez consegui gravar;
18. Vidro dianteiro trincado: O vidro dianteiro trincou com o carro parado. A Ford fez a troca do vidro porem a película especial de bloqueador solar que coloquei foi perdido. Como era um problema do carro solicitei o reembolso da película no dia 29/02/24 na central da Ford (protocolo) 37952. Gastei 1.200,00 na película e a Ford se recusou a fazer o reembolso o que acho um absurdo por algo que não foi culpa minha. Na ocasião enviei comprovante do pagamento ao Gerente da Ford Sr. Allan a fim de tentar rever este processo, mas até o presente momento não tive retorno a respeito;
19. Troca do vidro e não reembolso do bloqueador solara no valor de 1.200,00 reclamação protocolo 37952 29/02/2024 as 9:30;
20. Ar condicionado; costumeiramente o ar condicionado em 20 a 22 graus esquenta ao invés de esfriar;
21. Ar condicionado: Variavelmente o sistema de fluxo de ar não direciona de forma correta. No painel central indicando o fluxo para o motorista o sistema manda para os pés e para-brisasas (consegui gravar);
22. Ar condicionado: demora para ligar;
23. Limitador de velocidade: Sem acionar o botão o carro por duas vezes acionou sozinho uma vez para 20 km/h e outra a 66km/h o ultimo consegui gravar, outro verdadeiro absurdo e perigo!!!;
24. Sistema de voz: liga variavelmente sem acionar qualquer botão; é de irritar!!!!;
25. Star stop não está funcionando;
26. Carro com trepidação no volante;

MINHA RANGER LIMITED V6 2024 COM 11.000 KM APAGOU, ME DEIXOU NA RUA, FOI REBOCADA E JA ESTA NA CONCESSIONARIA HA 3 DIAS

https://www.reclameaqui.com.br/ford/minha-ranger-limited-v6-2024-com-11-000-km-apagou-me-deixou-na-rua-foi-r_tEDy4Aucl0ZyLh8g/

No programa de garantia Ford Assistance consta que se o veiculo for necessitar mais de 24 hs para efetuar reparo eu teria direito a carro reserva, porém meu carro ja esta ha 3 dias na concessionaria sem um diagnostico preciso e até hoje não foi liberado carro reserva. Tenho uma viagem programada para semana que vem e ainda não sei como irei.

Problema nova ranger limited 2024

https://www.reclameaqui.com.br/ford/problema-nova-ranger-limited-2024_WlwB_Pd_GDUY0mpz/

Meu carro com 10 mês de uso, apresentou defeito sensor de temperatura externo do ar, parou de funcionar o ar condicionando, levou quase uma semana pra concertar, agora estou os amortecedores, mas a concessionária nao tem peças, problema que pleno feriado escolar a concessionária nao disponibilizar carro reserva para minhas viagem.
Nova ford ranger 2024 me deixando na mão e nao tem assistência devida ao cliente, estou completamente decepcionado.

Pós venda horrível e problemas na ranger V6.

https://www.reclameaqui.com.br/ford/pos-venda-horrivel-e-problemas-na-ranger-v6_H3CXZ32ga-Ilg9Y1/

Estive na Ortovel de Ribeirão Preto, onde comprei uma Ford Ranger em setembro de 23, na sexta feira dia 5/4/24 após contato telefônico na quinta dia 4/4/24. O motivo pelo qual eu entrei em contato telefônico inicialmente foi porque meu veículo estava com um barulho na roda, sugestivo de que as pastilhas traseiras estavam gastas. Fato que me trouxe bastante surpresa, já que não é normal esse desgaste em um veículo com 17900 km. Pedi para falar com um consultor ou mecânico para que me passasse se era isto que ele estava vendo nas caminhonetes, já que trata-se de uma nova versão.
Neste momento o consultor Emerson me informou via whatsapp que não tinha visto desgaste de pastilhas em nenhuma caminhonete que atendeu, já que todas ainda estavam com uma quilometragem baixa, em torno de 16000km. Me disse ainda que a primeira revisão deveria ser feita com 16000km, e que a minha estava atrasada. Neste momento me assustei e liguei novamente, para esclarecer se tal informação realmente procedia.
Neste contato telefônico fui orientado a adiantar a visita que tinha agendado para realização de revisão do dia 12/4/24 para o dia 5/4/24 e entrar em contato com o serviço de atendimento da Ford para que eles pudessem abrir um chamado e resolver o problema da revisão estar atrasada e possivelmente gerando uma perda de garantia.
Atendendo à orientação, entrei em contato com o SAC da Ford, onde fui informado de que a revisão realmente teria que ser feita com 16000km e como não havia feito, teria perdido a garantia do veículo (protocolo de atendimento 00569409). Cancelei meus compromissos do dia seguinte, tive um prejuízo financeiro, me dispus a estar lá na manhã seguinte e ainda pernoitar na cidade se fosse necessário para que os meus problemas fossem resolvidos (revisão e pastilhas de freio).
Eu sou de Passos-MG, cidade a cerca de 170 km de Ribeirão Preto-SP, local da concessionária. A minha ida ao local não é tão simples, e eu já havia informado isso por telefone e reforcei pessoalmente. Assim que cheguei fui atendido pela funcionária Livia, que me levou ao gerente Ricardo, com quem conversei e expliquei a situação já narrada. Ele me disse que em relação à garantia atrasada iria tentar um processo
administrativo, pedindo um mês de prazo. Quanto ao problema nos freios, disse que iria pessoalmente supervisionar, e que a Lívia iria entrar em contato para me passar qualquer problema ou necessidade.
Me dirigi então a um hotel e fiquei aguardando informações, que me foram passadas às 17:50 pela Lívia, de que a revisão tinha sido feita (sem menção à garantia), em relação ao freio, que tinha gerado um orçamento para troca de pastilhas e discos, para agendar nova data, que não estaria na concessionária no sábado e sumiu, não respondendo minhas mensagens e nem atendendo o telefone. Tentei contato por diversas vezes na sexta e no sábado, porém sem sucesso, devido ao avançado da hora no primeiro dia e sua ausência no segundo momento.
No dia seguinte tentei exaustivamente ligar para a concessionária porém não fui atendido. Consegui contato com a vendedora que me fez a venda do veículo pelo seu número particular, e somente dessa forma fui atendido na oficina.
Fizeram a troca das pastilhas a um custo de R$ 1.624,49. As mesmas pastilhas que o mecânico disse que não era normal gastarem com uma quilometragem tão baixa, que eu havia conversado com o gerente, Ricardo em relação à garantia cobrir tal troca.
O gerente, Ricardo, não estava presente no sábado, disse que iria entrar em contato comigo e até o momento nada.
Resumindo, minha experiência foi frustrante, fui tratado com extremo desdém e indiferença. O sentimento que tenho é de que não posso confiar em palavras ou promessas de ninguém da concessionária, aguardo ainda retorno em relação à garantia das pastilhas. Meu grau de satisfação em relação ao pós venda e comprometimento com o cliente é zero.
Em relação à possível perda de garantia, eu comprei a minha caminhonete Ford Ranger na Ortovel de Ribeirão Preto em setembro de 24, fiz a retirada do veículo na loja em um sábado de manhã dia 14 de outubro de 24. Para mim foi um momento muito esperado, motivo pelo qual eu dediquei muita atenção.
No momento da entrega foi me passado que essa nova ranger era totalmente tecnológica, com novidades como start/stop, sensor de chuva, câmera frontal com farol alto e baixo automáticos além de frenagem autônoma em caso de urgência, e a cereja do bolo que seria a conectividade.
A conectividade foi me descrita como um aplicativo novo que regularia desde a localização do veículo, partida remota, nível de combustível, odômetro e nível de vida útil do óleo, avisando quando fosse necessário a troca.
Neste momento a Vendedora me orientou a baixar o aplicativo para que pudesse ver tudo de perto, assim fizemos com direito a demonstração da partida remota e navegação pelas diversas funcionalidades no Fordpass. A orientação a mim passada em relação à necessidade de revisão era de que o aplicativo avisaria quando necessário, já que ele monitora a vida útil do óleo, trazendo ganhos para o proprietário, que não teria mais uma data ou quilometragem fixa para realizar arevisão. Tal necessidade seria medida e calculada, com base em como é feita a utilização do veículo. (Existe um local no aplicativo que descreve com as seguintes palavras: “seu veículo está equipado com um monitor de vida útil do óleo inteligente, que determina quando o óleo do motor precisa ser trocado, com base em como seu veículo é usado”).
Continuou a vendedora que a certeza de que o aplicativo é bom é tão grande que atualmente as Rangers não mais apresentam uma luz no painel indicativa de necessidade de revisão, como nas versões passadas. Para esclarecer, esta caminhonete objeto de demanda é a minha sexta Ford Ranger (nunca perdi a garantia de nenhuma delas), e em todas as outras versões tinha uma luz no painel que alertava ao proprietário o momento de realizar as revisões, mas nessa nova isso não seria necessário, pois o aplicativo avisa tudo, e inclusive mede a vida útil do óleo, podendo resultar em um ganho ao proprietário, postergando as revisões a depender de como o veículo é utilizado.
De fato o aplicativo emitiu muitos comunicados, como nível de Arla baixo e diversos avisos de colisão frontal, porém o aviso de necessidade de realização de revisão não foi em momento algum enviado. Quando cheguei à concessionária, o nível da vida útil do óleo estava em 12% (7% acima do limite de troca), em relação ao tempo de uso estava com 5 meses e 22 dias, bem distante dos 12 meses que agora dizem ser o
recomendado para realização da garantia. Porém com o único argumento de que havia passado de 17000 km rodados (16000 de recomendação mais 1000 de tolerância) me informam que o meu veículo não tem mais a garantia de fábrica.
Estamos falando de um veículo de R$290.000, que sai de fábrica com 5 anos de garantia, e que traz em seu manual que a garantia será perdida no caso de o programa regular de revisão, manutenção e lubrificação ser negligenciado. Está muito claro que não houve de forma alguma negligência, mas sim desinformação por parte da concessionária e da Ford. A primeira passou informações erradas ao comprador no momento da retirada do veículo e a segunda retirou todas as formas de aviso de necessidade de revisão, nem luz no painel, nem aviso do aplicativo, e ainda incluiu um monitor de vida útil que ao invés de ajudar o proprietário, atrapalha, já que independentemente da
vida útil, o óleo deve ser trocado se atingir a quilometragem ou o tempo. Ressaltando que nada disso foi explicado!
Afasta ainda mais a possibilidade de negligência do proprietário o fato de que quando informado, se dispôs a estar na concessionária no dia seguinte, mesmo estando a uma distância de 170 km e tendo uma rotina laboral que foi afetada.
Aguardo até hoje contato do gerente da oficina, Ricardo, que mesmo após eu enviar email quanto passado o mês que solicitou, se manteve inerte. A Lívia, outra funcionária, sabendo que eu era de longe e estava lá somente para o atendimento na concessionária, esperou até 17:50 para mandar uma mensagem inconclusiva e sumir, evitando assim que eu tivesse tempo para responder. O serviço de atendimento ao cliente que contatei por telefone foi totalmente arbitrário e se recusou a qualquer análise.
A Ford parece que se esforça para perder clientes, o pós venda é horrível, o cliente é recebido na concessionária como uma pessoa de última categoria, funcionários extremamente descompromissados com a real função que deveriam exercer.

Atualização em 27.08.2024

Novos defeitos apontados pelos consumidores reforçam os relatos aqui apresentados:

NOVA RANGER NÃO ABRE PORTINHOLA DE ACESSO A TANQUE DE COMBUSTÍVEL

https://www.reclameaqui.com.br/ford/nova-ranger-nao-abre-portinhola-de-acesso-a-tanque-de-combustivel_lcAMKLHSDojRRNxu/

VEICULO: RANGER LIMITED PLUS 2023/24

A PORTINHOLA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL NÃO ABRE, ENTREI EM CONTATO COM A FORD E SIMPLESMENTE DISSERAM QUE EU TENHO QUE LEVAR O VEICULO ATÉ A CONCIONÁRIA, PORÉM O COMBUSTÍVEL RESTANTE NO TANQUE NÃO É SUFICIENTE PARA ME DESLOCAR ATÉ O LOCAL SUGERIDO PELO FABRICANTE, PARA ISSO TEREI QUE ARCAR COM DESPESAS DE GUINCHO, NÃO CONCORDO POIS O CARRO FOI MUITO CARO E É MUITO NOVO PARA APRESENTAR ESSE DEFEITO.
O VEÍCULO ESTÁ COM APENAS 19.650KM.

Já começaram a depenar a Ranger

https://www.reclameaqui.com.br/ford/ja-comecaram-a-depenar-a-ranger_TFX3C0Q-t_XEvNZ1/

Tive a surpresa de saber que um antigo comportamento da Ford voltou. Que é o de aumentar os preços e retirar acessórios e partes protetoras imperceptíveus da Ranger. Uma malícia deprimente e de [Editado pelo Reclame Aqui] em desfados consumidores.

Na Ranger Limited 2025:

1 – Retiraram a proteção de parte do câmbio;
2 – Tiraram o acessório do engate que era o adaptador pra inserir a bola pra engatar;
3 – Não tem manta acústica mais nessa versão. Nas outras versões já nao vinham.
4 – O detalhe da porta traseira ficou da cor preta e mais pobre e simples;

Fizeram com as outras Rangers do modelo antigo, tiraram tanta coisa que vi a hora transformarem o veículo em outro carro. Acho uma desonestidade para com o consumidor brasileiro. Faço apelo aos consumidores que mudem de marca.

Ao que tudo indica, vão seguir a cartilha antiga que até as protecoes ao lado da roda que protegia o motor tiraram. E ate a tampa do motor da xls do modelo passado tb tiraram. Fiquem alerta consumidores que já já só vai ficar a roda pelo que tá parecendo.

Recall não foi feito no meu carro , conforme montadora

https://www.reclameaqui.com.br/ford/recall-nao-foi-feito-no-meu-carro-conforme-montadora_Pg5VjfXzKz5HfMKl/

Boa tarde
No dia 20-08-2024 levei meu carro Ford ranger para ser feito o recall conforme chamado d Ford no site , pois ele apresentava um risco e trinca no pára-brisa , e além desse recall de pára-brisas ainda tinha mais dois a ser feito , módulo e mangueira , o para brisa eles me passaram que a trinca na era por defeito e sim por agente ou avaria interna e então não foi feita a substituição do vidro que essa trinca apareceu de repente , achei estranho questionei o atendente e não foi feito o serviço quem garante que esse lote que consta no site já apresentava defeito e que causou esse dano ao meu veículo , então vou ter que arcar com esse prejuízo , como no site eles informam que se o mesmo não for trocado que eu procure um órgão responsável para estar me orientado s e realmente o prejuízo é meu ou eles tem que estar resolvendo esse problema espero que resolvam porque estarei indo ao procon para estar me orientando o que tenho que fazer . Obrigada .

FALTA DE RESPEITO AO CONSUMIDOR !!!! ENGANAÇÃO !!!!

https://www.reclameaqui.com.br/ford/falta-de-respeito-ao-consumidor-enganacao_vGOgeFMVTHj6byLo/

Fui a concessionária CAOA FORD em Campinas no dia 20-ABRIL para fazer a aquisição de uma FORD RANGER RAPTOR. Fui informado pelo vendedor que ele não possuia o carro, MESMO com os vários anuncios do carro na internet pela FORD. Ele me informou que eu poderia fazer a reserva do carro, com o pagamento de um sinal de R$ 20.000,00 e o carro seria entregue no começo de OUTUBRO, se possível antes.
No proprio SABADO a CAOA FORD gerou o boleto e eu fiz o pagamento. Por mais de 1x, entrei em contato com o vendedor pedindo uma atualização e sempre ele me confirmou a ENTREGA DO CARRO em final de SETEMBRO. Para a minha SURPRESA e DECEPÇÃO, agora em 22-AGO, ele me informou que a entrega seria em DEZEMBRO.
RESUMINDO : FUI ENGANO, eles pegaram o meu sinal, estão trabalhando com esse dinheiro com os juros mensais a mais de 15% am. BAITA NEGÓCIO NÉ ???? Pegar $$$ emprestado dos clientes e CUSTO ZERO !!!!!!!

RANGER 2024 COM DESGASTE PREMATURO E DESIGUAL DOS PNEUS

https://www.reclameaqui.com.br/ford/ranger-2024-com-desgaste-prematuro-e-desigual-dos-pneus_sGl6_VMyBNujV4be/

Comprei uma Ranger Limited 2024 na concessionária Viafor em Vitória-ES em 15/12/23. Logo aos 2.000km comecei a perceber que o carro estava com o desgaste dos pneus prematuros e desiguais. Na primeira revisão, na concessionária Brasauto em Belo Horizonte, reclamei e me responderam que eu andei com o carro desalinhado e que o carro seria alinhado na revisão e o problema seria sanado. Alinharam o carro e fizeram o rodízio dos pneus. Andei 2.000km e os pneus que estavam perfeitos já apresentavam o desgaste com as mesmas características dos demais. Além disso, o carro começou a apresentar um forte barulho e rangidos na suspensão. Retornei com o carro para a concessionária Brasauto no dia 15/07/24. Para Piorar a situação, precisei retirar alguns pertences que estavam no carro e fui a concessionaria. Cheguei no horário de almoço e deparei com um de seus mecânicos trancado dentro do meu carro dormindo. Curiosamente não encontrei um óculos de sol que estava dentro do meu carro. Passados 35 dias, notifiquei extra-judicialmente a concessionária e a montadora decidindo desfazer o negócio jurídico, requerendo o valor que paguei no carro e acessórios ou a substituição do meu carro por um outro carro novo sem prejuízo de acessórios, emplacamento, ipva e demais custas.

Carro vendido com peças de segurança não homologadas no Brasil

https://www.reclameaqui.com.br/ford/carro-vendido-com-pecas-de-seguranca-nao-homologadas-no-brasil_wWhz83_a_JOxmYVw/

O meu problema é que o pneu entregue na camionete não é homologado para o Brasil, ou seja, a medida e a marca não é encontrada. O Pneu é o Bridgestone Dueler 255/70R17.

Agora em agosto, verificando o estado de dois pneus quero comprar dois novos e ai perguntei a ford como vamos fazer. Pois tenho dois pneus em bom estado e dois mais gastos por ser uma camionente. quero efetuar a troca de dois. Ai fiz perguntas simples, como:

1 – Qual é a medida e marca recomendada pela fabricante que eu e minha familia não tenhamos problema de segurança e performance do carro, já que uso o carro para trabalhar.
2 – Uma carta da Ford, informando que a garantia irá se manter.
3 – Como iremos fazer com 2 pneus em uma medida e 2 em outra medida?

Só que desde de então a Ford joga para concessionária e fica neste vai e volta sem solução.

Gostaria de lembra que meu problema começou para Ford em 27/12/24 e estamos exatamente em 21/08/24. Até quando iremos ficar nisto? Até quando a Ford irá ter descaso com seus clientes, ainda mais sendo uma peça de segurança.

Até quando a Ford irá vender carros sem peças homologadas no Brasil?

Até quando a Ford terá esse descaso com seus clientes?

Falta de pecas

https://www.reclameaqui.com.br/ford/falta-de-pecas_G4T5vSrAS0UVV3lx/

Acendeu uma luz no painel, fui ate a concessionária Globo de Joinville Sc e foi constatado que há um problema no filtro de partículas, foi solicitado a peça dia 07/junho porém até o momento não está havendo a entrega da peça na concessionária. Já fiz duas revisões depois do ocorrido, sendo uso o veículo para contratante viagem.

Problema não resolvido

https://www.reclameaqui.com.br/ford/problema-nao-resolvido_XYsUBdBlmakfRU8v/

Essa é a segunda vez que venho aqui reclamar sobre um barulho que meu carro está fazendo na suspensão traseira, desde 12km ele estava com aproximadamente 4 meses de uso, já levei o carro na concessionária varia vezes e não resolvem o problema do carro, estou totalmente insatisfeito com o veículo

Falta do catalisador ranger 2023

https://www.reclameaqui.com.br/ford/falta-do-catalisador-ranger-2023_VkwyV4BoPYJtxoMd/

Acendeu luz amarela no painel da ford ranger 2023. Levei até a concessionária, pois caminhonete tem um ano de uso, está na garantia, revisão feita na concessionária. Para minha surpresa, catalisador com defeito de fábrica, o próprio técnico da Ford me disse. Porém a Ford não está fazendo peça para a reposição! Carro na garantia. Luz amarela no painel acessa e concessionária se omite, nada faz para resolver. Como resolver?

Multimidia Travando com vicio oculto e problemas mecanicos

https://www.reclameaqui.com.br/ford/multimidia-travando-com-vicio-oculto-e-problemas-mecanicos_jCLE8U4GOLorohO-/

Comprei um Ford Ranger 2024/2024 Limited+ no dia 27/03/2024, ela começou a apresentar problemas na multimidia como travamento, reiniciar sozinho e outros. No dia 23/04/2024 foi aberto a ordem de serviço número 47237 e 47247 para tratar do assunto multimidia e 47241 sobre vazamento do motor. No dia 28/05/2024 foi aberto a ordem de serviço 47989, novamente com o problema na multimidia e com problema na câmera 360 do lado direito. No dia 04/06/2024 foi aberto a ordem de serviço 48141, novamente com problema na multimidia. No dia 15/07/2024 foi aberto a ordem de serviço 49210 novamente com o problema na multimidia, nesta última ordem de serviço e nas outras anteriores falaram que não havia problema, pois bem hoje dia 07/08/2024 o problema persiste não foi corrigido. Já tive 2 ranger, nunca tive este problema. Estou bem insatisfeito pois comprei um veículo “caro”, que promete ter uma tecnologia impecável, mas não é isso que estou vendo. Cansei de ficar levando na concessionaria, pois não vai ser resolvido novamente. E agora como fico? Tenho dos os videos e documentos para provar que estou falando. Todas as ordens de serviço foram abertas na Fancar Cascavel

VENDEDORES DESPREPARADOS

https://www.reclameaqui.com.br/ford/vendedores-despreparados_bGmXnmpeB9JpXqZH/

Na data de 31/07/24, fui a concessionária Ford DIVEPE, na cidade de Natal/RN para conhecer a nova pick up Ford Limited 3.0 6V visando uma tomada de decisão sobre qual camionete médio comprar.

De início, eu e minha esposa tivemos uma sensação de abandono da concessionária, diante estrutura física do prédio mal cuidada, ambiente interno quente, como se os ar condicionados estivessem desligados, em comparação a concessionária Toyota que acabará de visitar e que fica do lado oposto na marginal da BR 101 em Natal.

Em seguida, fui atendido pela vendedora de nome Sabrina, contato******* que apresentou as versões da pick up Ford Ranger e tive a oportunidade de fazer o teste drive no veículo, que por sinal me encantou.

Os preços dos veículos foram informados e solicitei a vendedora Sabrina uma avaliação do meu veículo, eis que parte da minha proposta de pagamento seria através da entrega do meu veículo seminovo.

Para minha decepção fiz três contatos que a vendedora Sabrina solicitando uma posição sobre a avaliação do meu veículo, porém não tive qualquer retorno.

É lamentável que uma das maiores fabricantes de veículo do mundo tenha parceiros(concessionárias) que mantém em seu quadro de vendas pessoas tão despreparada para o atendimento ao cliente.

Apesar dos meus contatos insistente para ter uma avaliação, a vendedora Sabrina não deu qualquer feedback.

Frustradas as tentativa de contato com a vendedora Sabrina, o que inviabilizou o que inviabilizou uma melhor noção da compra da Ford Limited, acabei fechando o negócio com a concessionária Toyota – Toyolex em Natal, para compra da HILUX – SRV PLUS, que fica em frente a concessionário Ford – Divepe.

Todos sabemos que a Ford deixou o Brasil, porém a minha experiência com a concessionária Ford – Divepe deixou claro que o setor de vendas é muito ruim e suponho que o pós-venda seja muito pior.

Fica meu registro da minha decepção.

Se compra veículo Ford fica sem peça reposição

https://www.reclameaqui.com.br/ford/se-compra-veiculo-ford-fica-sem-peca-reposicao_TK32MaFx10ozCSra/

Estou com veículo a 20 dias esperando peça que nem na fábrica tem .sac ford tbm não tem previsão. Fica dica

Ranger V6 2024 é só decepção

https://www.reclameaqui.com.br/ford/ranger-v6-2024-e-so-decepcao_Cs8ahnfr241VcdsR/

Há 10 meses com uma Ranger V6 suportando uma série de problemas como falhas do sensor de colisão que aciona sem motivo, com duas substituições do painel multimidea, com travamento do câmbio que sobre a rotação exagerada e depois pula uma ou duas marchas, com dois amortecedores condenados, motor com falhas e barulhos defeitos estes já relatados por outros donos. Há uma lista de recalls na concessionária desse modelo que não é divulgada porque nem peças para reparos possuem. Depois de muita espera consegui trocar o parabrisa que apresentava trinca e quebra, outro recall, e menos de 3 meses o mesmo problema acontece. A concessionária informa que ainda não há solução definitiva para o problemas, mas agora nem outro parabrisa para reposição tem em estoque. Como vou rodar com a caminhonete com o parabrisa arrebentando, e se estourar na cara dos ocupantes?
Ford é um descaso total, lançou no Brasil uma picape que é uma bomba ambulante, cheia de problemas, sem solução e sem peças para remediar os problemas enquanto não consegue consertar definitivamente os erros que cometeu.
Só quero agora vender esse lixo e comprar uma picape de verdade. A Ford morreu e esqueceram de enterrar.

 

Portanto, a conclusão para a pergunta:

Qual a melhor picape, Frontier ou Ranger?

Comparando-se as tecnologias empregadas nos dois projetos, os recursos essenciais oferecidos, a confiabilidade e a robustez do conjunto, o conforto, a segurança, o acabamento e outros aspectos, a Frontier se sai claramente vitoriosa neste comparativo.

 

11 Comentários

  1. Já estou indo para o terceiro para brisa rachado na minha Frontier. já trocaram duas vezes e agora tem que ser trocado novamente e não tem peça para troca. um absurdo. a concessionária alega que a fábrica está trabalhando na solução. mas há meses e não achou uma solução ainda? é uma montadora de carros ou de uma plantadora de bananas? não me parece algo de outro mundo. a caminhonete no geral é boa, mas dá muitos problemas. eu não compraria a ranger novamente.

    • A minha estourou o parabrisa no meio de uma viagem na Washington Luiz. Levamos o maior susto. A concessionária pediu 30 dias para a troca, depois de muito brigar, disse que trocava em 10 dias. No final foram 21 dias de espera com a caminhonete parada na garagem. Um lixo.

  2. A Ranger é legal, se você não se incomodar de levá la todo mes à concessionária para consertar alguma coisa. A Amarok andava mais e era mais econômica, a Ranger é mais dura e menos confortável. Se a VW tivesse caprichado um pouco mais na nova Amarok ia engolir essa V6 da Ford.

  3. Amigo, eu comprei uma Limited completa V6 no meio do ano passado. Por 3 vezes a caminhonete freou sozinha sem qualquer motivo para isso. Na ultima uma moto que passou no corredor, com velocidade maior que a minha Ranger deu uma leve jogada na minha pista, mas sem nenhum risco, pois como eu disse a velocidade dela era mauior e não havia nenhum risco pois estava bem a frente, tanto que nem reagi por falta de necessidade, mas a caminhonete freou bruscamente e quase me rendeu uma colisão traseira.
    Depois dessa vez abri uma reclamação na concessionária, e depois de muito reclamar por mais de 3 meses, finalmente a concessionária pediu para levar a caminhonete para uma verificação, e disseram que fizeram um ajuste no sistema de frenagem de emergencia. Não posso confimar isso porque não vi serviço sendo feito.
    Há 15 dias um carro freou repentinamente na frente do carro que estava na minha frente, que também freiou. Estávamos a um a velocidade talvez um pouco maior de uns 60 km/h e a minha distanvia do carro da frente era grande, mas confesso que eu estava distraido e não percebi a parada brusca, e a minha caminhonete colidiu com o carro da frente, que era inclusive outra caminhonete. Alem do sistema não ter funcionado, o cinto de segurança do acompanhante também falhou e minha mãe acabou atingindo o parabrisa com a cabeça, que quebrou o vidro e ainda lhe causou um corte na testa.
    A concessionaria alegou que o sistema não é 100% confiável e que isso consta no manual que o condutor deve ficar atento e não confiar no sistema. Não acho que esse comportamento aleatorio de funcionamento é normal, além de que paguei mais caro na versão que comprei para justamente ter mais segurança.
    Vi que existe muitos outros relatos semelhantes ao meu, e queria saber como voces podem me ajudar já que pretendo ingressar com uma ação legal pelos danos materiais, físicos e morais, pois não vou deixar isso barato num carro que me custou mais de 370 mil com documentação e acessórios, isso é uma vergonha para a Ford que só demonstra que não merece mais respeito e confiança.
    Como posso fazer contato com voces ou enviar meu telefone em particular para conversarmos.
    Obrigado
    Vanderlei Ribeiro de Melo
    São Caetano do Sul SP

    • Olá Vanderlei
      As informações constantes em nosso site são extraídas de outros sites como o Reclameaqui, de fóruns, de redes sociais, além de comentários e reportagens sérias publicadas em outros espaços.
      Como o nosso objetivo é apenas informativo, não nos envolvemos em situações específicas particulares, não fornecendo mais do que o conteúdo público aqui divulgado.
      Você vai encontrar amplo material disponível nos locais mencionados, e o seu advogado não terá problemas em conseguir uma perícia apontando alguma eventual ineficiência do sistema.
      Te desejamos sucesso na reparação dos danos causados.

    • Eu tive o sistema de frenagem acionado duas vezes mas sem riscos porque eram lugares tranquilos. Na primeira vez a autorizada disse que era necessária uma atualização. Na segunda vez disseram que era necessário um “ajuste do sensor”.
      Há 3 meses tive exatamente esse mesmo problema com moto no corredor de via expressa. A Ranger freiou sem qualquer razão de forma abrupta. O veículo que vinha atrás de mim conseguiu frear, mas o que estava atrás dele acabou colidindo, mas sem muito estrago. O pior é que quase apanhei porque me culparam por ter freiado repentinamente, custaram a entender que a caminhonete freio sozinha. E ainda tive que ouvir que deveria comprar um carro “normal sem estas porcarias”.
      Levei na concessionária e me disseram que o sistema pode ter confundido a moto com um pedestre, mas um reflexo no parabrisa, um pássaro e até um inseto poderia ter causado isso, que era normal. Eu não acho isso normal nem um pouco, e desliguei o sistema. Prefiro confiar em mim do que no sistema dela. Conselho amigo, deixa esse sensor desligado.

  4. A minha gastou os discos e pastilhas de freio atrás com menos de 30.000km, um absurdo. Trocados em garantia depois de muita briga. Me pediram 11.000 para fazer o serviço.
    Agora com 32.000 km notei que os pneus traseiros estão com forte desgaste na parte interna. Levei na Ford e disseram que tem um problema que precisa ser corrigido na suspensão traseira (nunca carreguei peso), que logo que chegarem as peças me avisam, isso já há 18 dias esperando. Questionei dos pneus, e disseram que não poderiam trocar na garantia porque eu deveria ter visto o problema antes. Cambada de cretinos, isso sim. Fiz as revisões lá e nem eles viram isso, porque eu teria que ver? E se é um defeito da caminhonete que causou isso, tem que ser coberto pela garantia sim.
    Vou vender essa bomba.

  5. É revoltante o que a ford fez nessa ranger. parece um monte de remendos.
    Somem mais essa reclamação:

    Essa é a segunda reclamação que abro aqui pelo mesmo motivo. Meu carro está na consessionaria Brasauto em BH desde o dia 16/07/24. O problema é um desgaste prematuro e desigual dos pneus. 40 dias depois de deixar meu carro na consessionaria, a Ford me ofereceu como cortesia um jogo de pneus novos, mas sem resolver o problema. Dia 20/08 Notifiquei extrajudicialmente solicitando o cancelamento do negócio jurídico e a devolução do valor pago no carro, como me da o direito o artigo 18 do CDC. Porém, com total desrespeito ao consumidor a Ford sequer respondeu à minha notificação até hoje.
    Pessimo pos venda da montadora! Total desrespeito ao consumidor! Comprei um carro de quase 350k e sou tratado dessa forma!!! Absurdo isso! Pense bem antes de comprar carro Ford.

    Mesmo caso de alguns colegas aí.

  6. Não sou só eu reclamando:

    Comprei uma ranger XLT em junho de 2024, passado 2 meses apareceu um trinco do lado do passageiro na altura do retrovisor. Não teve nenhuma pedra ou algo do tipo para ocasionar a avaria.
    Pesquisei no site da Ford e o mesmo anuncia um recall e lista chassis para o recall.
    https://*******
    Assim fica difícil, ford anuncia um recall mas não combina com seus concessionários para fazerem a troca..
    Outro problema, eu coloquei window blue no meu parabrisa no valor de 800 reais na própria concessionária, a Ford vai recolocar outro no lugar?
    Obrigado

    Minha camionete ranger da nova geração com 20 mil km todas as revisões feita na autorizada começou a tripidar na estrada levei na concessionária me enformaram que os discos da frete empenaram lembrando minha camionete nunca pegou estradas ruins somente asfalto carro para lazer e ir até o escritório, me falaram que não podia dar garantia pois à garantia era de só 3 meses, lenbrando anúncio diz 5 anos como que um carro com 20 mil km enpena os discos dianteiros sendo que não uso ela para trabalha agora imagina se um agricultor compra esse carro oque vai acontecer sendo que um agricultor usa o veículo para trabalho. Liguei no 0800 tanbem falaram que não podem fazer nada agora um carro de 350 mil empena os discos por andar no asfalto não preciso dizer mais nada que a #fordoficial tem que rever suas garantias estou disposto a periciar meu veículo para saber oque ouve pois esse material não é de ser colocado em um carro desse tamanho e motorização (3 meses de garantia ) vergonha já pensou se causa um acidente com minha família dentro como irei ficar sendo que comprei um carro devido a segurança que os comerciais anunciam.

    Essa ranger é descartável. Acho que uma fiat strada é melhor que isso.

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