A nossa incompetente “imprensa especializada automobilística” tem publicado bobagens e mais bobagens sobre a Nissan. O que é verdade e o que é mentira? Veja aqui.
É impressionante o que virou a imprensa no Brasil, que hoje se resume a pegar uma reportagem publicada por “alguém” e reproduzí-la, sem qualquer checagem ou, muitas vezes, sem mudar sequer o texto.
Foi o que aconteceu recentemente com uma reportagem que foi publicada por um site inglês, onde o autor diz que “ouviu” de dois executivos da Nissan (não bastava um) que ela teria menos de dois anos de vida, em razão de problemas financeiros.
Além de “repetir” o que “alguém disse pra alguém”, esse tipo de comentário alimentou um exército de idiotas haters e fanboys de outras marcas que infestaram fóruns, Facebook, Instagram, YouTube, etc., com comentários ainda mais estúpidos, mostrando que pensar não é muito o forte destes cidadãos com problemas de ordem psicológica e emocional.
Desde que essa reportagem “viralizou” (não é assim que se diz hoje?), eu venho publicando, desde o primeiro dia, em sites e fóruns que participo, postagens mostrando o quanto isso é absurdo e incoerente. No primeiro dia de meu comentário eu já desclassifiquei a veracidade da informação, contrapondo a verdade com as bobagens ditas por gente doente travestida de hater, que tenta a qualquer custo atacar a marca ou os carros produzidos pela marca, gente de “torcidinhas” ou com interesses pessoais ou comerciais em outras marcas.
Dois dias depois desse anúncio feito em massa por diversos canais de jornalismo automobilístico, e outras publicações ainda mais incompetentes, eu já desfazia essa informação com toda a certeza do que eu estava dizendo, nos seguintes moldes (com revisão de postagem):
“Quando a revista Veja fez aquela entrevista infeliz do ex-executivo foragido da Justiça da Nissan, afirmando que a Nissan fecharia no Brasil, um bando de idiotas dessa imprensa porca brasileira replicou a entrevista, e outro bando de “ingênuos” divulgou isso em grupos, fóruns, redes sociais e sites, sem qualquer análise, sem refletir ou pensar no absurdo que foi dito. Pensar nunca foi uma grande qualidade por aqui, essa é a verdade. As pessoas tem uma tendência a comprar qualquer ideia que essa imprensa incompetente apresenta e passar isso para frente.
Agora, uma publicação na Inglaterra diz que ouviu falar de alguém, que não pode dizer quem é, que a Nissan vai fechar em 12 ou 14 meses. Eu nem vou postar qualquer link da notícia para não dar visitação à esses sites de terceira categoria. Eu, quando escrevo algo, vou na fonte, leio o texto em inglês se for caso, e eu interpreto a notícia, não saio copiando notícias de outros. Observem bem que as notícias repetem até os erros de português daquelas que copiaram.
Essa notícia por si só já é completamente absurda na cabeça de qualquer um que tenha pelo menos um neurônio sobrando. Mas o que vemos é um bando de publicações, sites idiotas e toda a “imprensa” porca replicando uma informação que eles não confirmaram, não conhecem a fonte, não interpretaram e não pensaram sobre isso.
E ainda sempre aparecem os infelizes que ainda vão compartilhar isso em Twitter, Instagram, Facebook, YouTube, outros sites duvidosos e toda essa porcariada que eles compartilham de forma pouco inteligente. Não sou contra as redes sociais, fóruns, sites, nada disso. Eu lamento apenas as participações de gente que não possui o necessário equilíbrio para participar destas redes, incapazes de refletir sobre um tema que simplesmente replicam, que tem problemas emocionais, agem como haters ou fanboys, etc. Muitos não tem a evolução necessária para fazerem parte de uma comunidade social.
Existe sim o sensacionalismo da imprensa, a ignorância e a incompetência de quem analisa ou acha que pode analisar um assunto, o fanatismo, o sentimento de “torcidinha”, o desequilíbrio emocional, racional e cultural de um público que acha graça em criticar os modelos que não são do seu gostinho pessoal, etc…. gente que vive de torcidinhas, de “placar de vendas” e outras bobagens afins.
É fácil perceber isso quando alguém não tem nada para contribuir num assunto e só faz criticar quem tem, e só compartilha algo assim quando é da sua conveniência e interesse.
Eu acredito que quem se preocupa demais com Nissan, deveria na verdade estar mais preocupado se o seu carro não está entre aqueles que capotam e matam o seu filho, os seus pais, ou outras pessoas que não têm culpa nenhuma da sua escolha errada. Deveriam se preocupar se o seu carro não é uma bela de encrenca que soma problemas de projeto, com peças vagabundas chinesas, cheio de recursos que não funcionam direito, com motor antigo ultrapassado e muitos outros problemas que vão só se somando. Mas, para muitos é mais fácil provocar um concorrente do que ter a coerência de se preocupar com os problemas reais daquilo que eles têm.
Como eu já envergonhei muita gente no passado por razões semelhantes, vou preparar esse caminho mais uma vez, fazendo outra “adivinhação”, outra “previsão”, com a minha “bola de cristal descalibrada” (como já teve imbecil que ironicamente disse isso) mas que sempre funciona bem. Previsão essa que eu quero que anotem aí, salvem a tela, e me cobrem depois. (publicado em 29/11/2024)
Quando eu disse um dia que a Nissan não ia fechar as fábricas no Brasil, me colocando contra toda a imprensa “especializada” da época, e irritando os doentes haters de plantão que torcem pelos seus modelos preferidos, eu fui muito atacado, mas acertei.
Quando eu disse que a Ford fecharia as suas fábricas no Brasil, saindo com o rabo no meio das pernas, novamente riram da minha previsão e me criticaram, mas eu acertei até a data próxima quando isso aconteceria. Uma previsão que fiz dois anos antes com um erro de alguns dias somente. Na verdade, eu previ o fechamento até o final de 2021, mas a montadora esperou mais 11 dias para “surpreender” o mercado, mas não a mim.
Então, aqui vai mais uma: A Nissan não vai fechar em 12 meses, muito menos em 14, nem mesmo em 5, 10 ou 20 anos, e eu duvido aqui que um executivo teria dito isso por razões óbvias que qualquer criança saberia, muito menos “dois” executivos, como sugere a reportagem. Ou isso não salta aos olhos pela sua “estranheza”?
A Nissan está vivendo uma situação que vive a Ford, a GM, a Chrysler, a Stellantis, a Volkswagen e muitas outras empresas que estão em dificuldades por conta da concorrência chinesa. Veja bem, entenda este “muitas outras” como muitas mesmo.
Se quem se preocupa tanto com Nissan tivesse o cuidado de ler um pouco mais, colocaria notícias tão preocupantes como essa em grupos de Ford, GM, Volkswagen, etc…
Os chineses estão quebrando a indústria tradicional no mundo todo, como aliás eu venho prevendo isso há mais de 10 anos graças à minha “bola de cristal”. Em meu outro site sobre áudio eu já escrevia há 11 anos que “Os chineses vão destruir as indústrias locais de cada país aos poucos, em todos os setores, não só no áudio (o meu site é sobre áudio)…. o consumidor é muito estúpido em comprar tantos itens importados da China ou de marcas que não possuem fábricas aqui…. vão (os consumidores) pagar caro por essa burrice no futuro”.
O futuro chegou, e a indústria automobilística mundial está sofrendo com a concorrência pesada e predatória da China. Antes que me perguntem… todas, sem exceção. O que acontece é que algumas empresas tradicionais estão tentando se adaptar à realidade, e mesmo com algum resultado mais favorável, estão se rendendo à baixa qualidade de seus produtos, a fraudes para enganar o consumidor, etc… ou seja, abriram mão da ética e da honestidade.
Isso é só culpa dos chineses?
Não, eles não agem de forma totalmente elogiável, mas a culpa não é somente deles.
Isso é culpa principalmente do consumidor que quer ser esperto, mas não passa de um tolo, que ao invés de comprar dos fabricantes que possuem fábricas em seu país, que produzem em seu território, com qualidade, com componentes também fabricados localmente, que geram empregos, ativam a economia regional, compartilham tecnologia e cultura, prefere comprar produtos chineses ou de marcas que não produzem aqui, mesmo sabendo que estão dando um tiro no próprio pé ao acabarem com as nossas indústrias.
Acreditam na história de que isso é “livre concorrência”, que “é bom ter gente produzindo barato para reduzir o preço dos produtos” de quem produz qualidade, e pior do que isso, caem no conto de que estes “concorrentes” vão montar fábricas aqui e manter uma produção nacional, mas nem imaginam que o que eles fazem muito é instalar linhas de montagem CKD, trazendo as partes desmontadas parcialmente para “encaixar” tudo aqui. Nenhum benefício isso nos traz, deixando a verdadeira produção lá fora, e ampliando os recursos também lá fora de onde vem tudo pronto, apenas levando o nosso dinheiro, o nosso progresso, os nossos empregos, e deixando um rastro de indústrias fechadas.
E tem quem faz as duas coisas, como a Ford que fechou as suas fábricas no Brasil e trouxe o Territory 100% chinês para cá, que foi trocado e aqui manteve o nome para não queimar ainda mais a marca. Como a Transit, feita numa terceirizada uruguaia com uso de peças chinesas, ou mesmo outros modelos com tecnologias baratas de origem duvidosa e que não funcionam direito. Inclusive a GM e outros fabricantes apelaram até para a correia de comando banhada à óleo para reduzir custos (e qualidade). Ué, mas não foi para reduzir ruído do motor? Claro que não, leitor… acorde!
Pior é ver pessoas infantis e imaturas achando graça nas dificuldades que alguns fabricantes estão passando, sem enxergar o que está acontecendo, comemorando a sua própria desgraça, a sua fome futura e a sua dominação como gado que será controlado por ditaduras industriais. É o cara que está condenando seus filhos e netos à desgraça, e ainda sorri feliz com isso, comemorando o sucesso de vendas de marcas desonestas. Torcem por quem lhe explora.
Alguns sorriem felizes com essa “notícia” da Nissan, que está produzindo no Brasil, com fábricas instaladas, gerando empregos e comprando muitos produtos e serviços aqui dentro, e compartilhando tecnologias com os profissionais brasileiros. Por sorte, a Nissan está muito bem aqui, melhor do que muitas outras marcas.
É óbvio que há um grande interesse e toda uma armação por trás disso para destruir a industrialização do mundo, e isso, como eu já demonstrei, não vem de hoje, e eu poderia citar muitos exemplos do que já vem acontecendo há muito tempo.
Alguém se lembra dos fabricantes nacionais de lâmpadas como GE, Philips, Osram, Sylvania e tantas outras que fecharam as portas por conta da invasão chinesa? E isso se repetiu com as fábricas de eletrodomésticos, com televisores (Sony, Toshiba, Hitachi, Philips, Panasonic, JVC, Semp, etc…), com ferramentas e tantos outros produtos.
Com a indústria de automóveis as coisas não são diferentes.
Esse é um problema do mundo, e talvez o maior problema que vivemos hoje, e quando digo que a culpa não é só dos chineses (e periféricas), me refiro à ignorância do consumidor que afinal alimenta esse ciclo destrutivo.
Apesar da satisfação de alguns em compartilhar esse tipo de notícia, na verdade eles também são as vítimas que já estão pagando caro por isso, comprando carros ultrapassados, com motores velhos e suspensão obsoleta, problemáticos, perigosos pelo uso de recursos de segurança que não funcionam, com nenhuma confiabilidade ou credibilidade, e que inclusive entram nesse jogo de fechar fábricas e importar lixos, parando de comprar até componentes japoneses, americanos ou europeus para comprar lixo.
Já não bastam modelos que passaram anos capotando e matando pessoas, mas que sempre foram queridinhos do público, e agora que não vão mesmo resolver o problema. Que morram os compradores, o importante é vender bem.
É claro que a divulgação estúpida e criminosa desse tipo de informação da Nissan, vinda não se sabe de onde nem de quem, só serve para atender aos interesses desses que estão apenas querendo o dinheiro do consumidor mal informado e ingênuo.
Não se preocupem, porque a Nissan não vai fechar, apesar das torcidinhas ignorantes.
Minha “bola de cristal” está dizendo que esses compartilhadores de notícias copiadas estão muito equivocados.
Ninguém acorda de manhã e diz: “olha só… eu estava fazendo umas continhas aqui na minha calculadora do celular e descobri que temos mais 12 ou 14 meses até fecharmos”. As pessoas não sabem como funciona uma indústria multinacional.
Isso acontece com o dono da lojinha da esquina. Empresas como a Nissan, que na verdade faz parte de um conglomerado envolvendo Renault, Mitsubishi, Nismo e Infiniti, trabalham com um planejamento de muitos anos, e não de meses.
Há muito tempo eu disse para aguardarem as novidades, que a Nissan passaria por uma reestruturação, e o melhor de tudo, com a Honda, que é outra empresa que eu sempre admirei, e com grande capacidade e criatividade para se recriar.
Podem chamar isso de sorte (mas não é), mas logo depois que eu disse isso a Honda e a Nissan se uniram de forma discreta para desenvolver veículos elétricos. Só que elas não estão sozinhas nisso e tem mais gente nessa jogada. E além disso, não é só esse o plano. Aguardem as novidades.
Nenhuma montadora lança dois novos carros no Brasil, constrói uma nova fábrica de motores e investe tanto se acha que vai falir em 12 meses. Qualquer cidadão com um cérebro meia boca pode perceber que tem muito mais coisas acontecendo que nem a imprensa sabe. Vejam que aqui no Brasil, a Nissan supera fácil marcas como Honda, BYD, CAOA Cherry e outras marcas ainda mais distantes em vendas como a Ford, Citroen, Peugeot, Mitsubishi, etc… Tem muitas outras marcas para morrer antes. E como estão as marcas que mais vendem?
“A maior montadora da Europa, a Volkswagen, por exemplo, está avaliando planos para fechar pelo menos três fábricas na Alemanha e demitir dezenas de milhares de funcionários.”
Esta semana a Volkswagen mundial já anunciou que a sua situação é crítica, e já deve começar a fechar fábricas e demitir.
Crise a vista? Ford registra crescimento fraco e acoes despencam – O Cafezinho
Nesta semana a Ford também anunciou sérias dificuldades financeiras.
GM quer acalmar acionistas diante de crise no mercado de carros elétricos
Os acionistas da GM já andam apreensivos, e vamos lembrar que a GM já quase faliu também, sendo salva apenas pela ajuda do governo americano, e por nenhuma outra razão.
Ah… dizem alguns… mas um grupo como a Stellantis não sofre com isso. Não mesmo? Vejam as notícias das últimas semanas:
Stellantis tem queda de receita e reduz estoques
“Os problemas específicos da Stellantis estão se combinando com as dificuldades mais amplas das montadoras ocidentais, incluindo a baixa demanda global, especialmente por veículos elétricos, desafios de transição tecnológica e aumento da concorrência de seus pares chineses.”
Uau!! É justamente o que eu venho dizendo há muito tempo e a imprensa vive omitindo. Até que enfim alguém entendeu a coisa.
Dona da Jeep, Stellantis enfrenta crise e corta mais de mil empregos nos EUA
Essa notícia é fresquinha para vocês, saiu há 8 dias. Claro que ninguém publicou isso com tanta euforia… Toro, Titano, Strada, RAM… não são tão importantes como a Frontier.
Nem a Toyota escapa de encontrar “jeitinhos” para tentar se sair bem nessa confusão:
Fraudes da Toyota: maior do mundo precisa cuidar de sua imagem
Manter em linha caminhonete perigosa, com marca de multimídia que induz ao erro, motores “bomba”, problemas graves de qualidade, melhor comprar uma chinesa mesmo.
Nem vou enumerar os problemas de qualidade e segurança de modelos fabricados aqui porque ex-proprietários já estão fazendo isso com bastante competência.
Vamos encerrar esta questão colocando alguns pontos interessantes:
Acham tanto que a Nissan vai encerrar as suas atividades que ela compartilhou até a plataforma da Frontier para a L200, agora chamada só de Triton. Uma incoerência, não? Mitsubishi é do mesmo grupo, vão dizer mesmo que ela não sabe o que está acontecendo e monta uma caminhonete em parceria com a Nissan? Quem acredita nisso? É óbvio que a Mitsubishi está muito tranquila com a participação da Nissan.
Uma Nissan nunca vai fechar as portas. Uma dica para vocês… se isso fosse realmente acontecer, o governo japonês iria até intervir. Os japoneses não deixam uma indústria como a Nissan fechar nunca.
Para a Nissan quebrar, muitos outros fabricantes irão antes. Mas, alguém poderia dizer que os outros fabricantes, mesmo em crise, vendem mais e são maiores. E aí eu relembro mais uma vez um fato que contei há pouco… lembram quando disseram que a Nissan fecharia as fábricas no Brasil porque era pequena? A gigante Ford foi primeiro, e ninguém acreditava nisso (apenas eu pelo jeito).
Quanto mais alto, maior é o tombo, já dizia o ditado.
Outro ponto… alguém com pelo menos um neurônio ativo acredita mesmo que uma empresa prestes a fechar estaria investindo em novas fábricas,equipamentos, ampliando modelos e apostando no mercado? Vejam só a Nissan do Brasil, aqui ela nada lembra uma empresa em crise. E a qualidade dos seus produtos continua em alta, nada de reduzir custos como algumas estão fazendo usando até estribo de plástico e multimídia chinês que mal funciona. E mesmo vendendo pouco, ela continua dando lucros.
Nissan dobra lucro no primeiro semestre do seu ano fiscal
O que podemos concluir disso tudo?
Tem algo acontecendo, e eu sei que é coisa boa. O terreno está sendo preparado para novidades que vêm por aí. O custo de uma estratégia como essa é alto, mas funciona.
Se lembram quando a GM, a Volkswagen e a Toyota anunciaram que deixariam o Brasil? O golpe foi grande, mas o que aconteceu?
A Ford não anunciou nada. Meses antes de fechar se dizia feliz no Brasil, com grandes planos e que jamais fecharia as suas fábricas aqui, mas…
Não precisam sair correndo para vender a sua Frontier, até porque em termos de produto ainda é o melhor que podemos ter. E se os preços caírem por conta dos afobadinhos, aproveitem para comprar, vai ser a hora certa.
Não se preocupem com o futuro da Nissan. Podem acreditar que ela não vai fechar. Afinal, sou eu quem está dizendo, não a imprensa.”
Esse texto foi publicado por mim no fórum 4x4Brasil, o maior e mais importante site sobre caminhonetes e jipes.
Publiquei isso tão logo vieram com essa notícia fantasiosa, e em reposta aos oportunistas haters imbecis que já começavam a destilar os seus ódios doentios.
Fiz apenas algumas correções pontuais, principalmente de português, já que num fórum escrevemos com menos rigor.
E ao final, o que aconteceu? Sabemos que a tempestade passou, e ao contrário do que insinuava toda a incompetente imprensa “especializada”, eu acertei em cheio com os meus comentários.
Na segunda parte deste artigo (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/nissan-vai-fechar-como-ficou-isso/), vamos entender melhor como ficaram as coisas, e já adianto que ficaram muito positivas.
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