Depois de tantos boatos, de jornalismos e sites incompetentes, e de haters idiotas, como ficou essa história?
(A primeira parte desse artigo esta aqui: https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/nissan-vai-fechar-nissan-vai-falir-verdades-e-mentiras-sobre-a-nissan/)
Alguns dias depois dos sites que se dizem “especializados” em assuntos automobilísticos inundarem a internet sugerindo que a Nissan ia fechar, e depois de muitos haters, idiotas como sempre, e de gente sem qualquer noção da realidade compartilhar essa informação, e de eu garantir que tudo isso era bobagem e até pedir para anotarem o que eu disse e me cobrar depois, o mercado é surpreendido com uma nova notícia: A Fusão da Honda com a Nissan, bem na direção do que eu disse.
O pessoal do grupo da Frontier do fórum 4x4Brasil, sempre bem informado, chegou a fazer comentários na mesma direção que eu propus inicialmente, e alguns valem a pena ser citados aqui:
“No caso da Nissan, eu duvido que ela venha a fechar, e se isso acontecer, será apenas para o próximo dono assumir. Como foi dito aqui, os japoneses são resilientes e unidos, e uma marca como a Nissan já deve ter fila de interessados (até nas mãos dos chineses ela seria uma possibilidade muito viável e sabem porque, não é?). Suas fábricas estão bem posicionadas estrategicamente no mundo, sua rede de concessionárias cresceu fora dos Estados Unidos e tem boa saúde financeira, ela tem tecnologia que interessa a muitos, é a fábrica que todo mundo queria ter pra chamar de sua.” Ciro
“…é mais fácil uma montadora americana ou europeia falir, uma GM, uma Volkswagen e até mesmo uma Fiat (para não citar outra), do que a Nissan. Ele me comentou que essa possibilidade é zero. Primeiro porque tem muita gente querendo investir na marca, segundo porque ela não é tão deficitária como dizem, pelo contrário, seu patrimônio e participações são muito fortes e atrai muitos interessados, inclusive da própria concorrente Honda que sempre teve muito interesse na Nissan, e por último, existem filas de fabricantes chineses sonhando em comprar uma empresa como a Nissan, e que há anos assediam empresas do porte dela com preferência pelas japonesas, óbvio.
Os chineses adoram comprar marcas fortes, como uma Nissan, com estrutura fabril já instalada, com redes de concessionárias estabelecidas, pessoal treinado e uma engenharia consolidada para uma faixa de consumidor que a China ainda tem dificuldades para crescer.”
“…quem é do ramo sabe que isso é uma grande bobagem, e que pode até haver interesses ocultos nessa reportagem.
Se a situação fosse realmente sem volta, a Mitsubishi e a Renault não estariam compartilhando partes e tecnologias com a Nissan, muito menos a Honda teria criado uma parceria tão importante, estratégica e cara com a Nissan. Elas obviamente conhecem a situação da Nissan, e se apostaram nela, sabem que tem algo mais nessa história que talvez só elas saibam.
Há quem afirme que a Honda segue uma negociação para se tornar sócia majoritária da Nissan e manter a marca no Japão.”
“Segue o link: Is Nissan in Trouble? Owners Need Not Worry Much – Kelley Blue Book
A Nissan está com problemas? Os proprietários não precisam se preocupar muito
…os proprietários preocupados devem saber que é improvável que a marca desapareça em breve. Fundada em 1933, a Nissan já passou por tempos difíceis antes, e vários planos de recuperação possíveis poderiam fazer com que ela emergisse reestruturada, mesmo no pior cenário.
Os proprietários de Nissan não precisam se preocupar…”
“Eu estava assistindo (um economista renomado com programa de investimentos na TV), um conhecido analista de mercado…, ele não é muito conhecido, mas é uma fera no assunto que trata, e consultor das maiores empresas de investimentos do Brasil… e na semana passada ele comentou sobre a Nissan. Ele estava dizendo sobre o mercado de aplicações e riscos, e disse que o leigo sai correndo para comprar as ações que estão subindo, e o investidor de verdade compra as que estão em baixa, aí ele citou a Nissan.
Ele perguntou, “voces acham mesmo que uma empresa como a Nissan vai fechar?”. Tem filas de chineses querendo compra-la, mas ela vai ficar mesmo nas mãos dos japoneses, e quem percebeu a movimentação dela nos últimos meses já sacou isso. Enquanto muitos estão pensando em vender as ações dela, os maiores investidores estão comprando, porque sabem que daqui a dois ou três anos vão valer o triplo.” Mauro
Óbvio que a Nissan não vai falir. Esse tipo de notícia é só para criar sensacionalismo, e alimentar os concorrentes e os haters da marca, porque tem que ser bem ingênuo para acreditar num desfecho destes….
…A indústria japonesa é mais resiliente, mais robusta, e vai lutar para superar isso.
A Nissan não vai falir, isso é óbvio, muita estupidez acreditar nisso e divulgar isso irresponsavelmente, o que só prejudica a imagem da empresa. Mais uma vez, é o “ingênuo” consumidor alimentando o errado quando acredita e divulga isso.
A Nissan tem parques industriais gigantes e muito modernos, toda uma estrutura montada, um know-how de anos, uma distribuição e uma rede de pós-vendas extensa, e um parque de milhões de carros circulando pelo mundo todo…
…Podem ignorar esse assunto. Deixem os haters e ingênuos ainda se importarem com isso.” Ciro
E o que nós vemos logo em seguida? O anúncio de uma possível grande fusão envolvendo a Honda, a Nissan, a Mitsubishi e possivelmente a Renault e até outras empresas, formando o terceiro maior grupo automobilístico do mundo.
Só com essa possibilidade, as ações da Nissan dispararam mais de 50% (24% num único dia), e a marca valorizou de forma substancial do dia para a noite. A empresa recebeu ainda dois novos investidores muito fortes, acreditando na marca, e ela pode optar por outras se as negociações em curso não lhe agradarem.
Japao: em contraste com Nikkei, acoes de Honda e Nissan saltam com plano de fusao – Noticias – BOL
Enquanto as ações na bolsa de valores do Japão seguiam em baixa, duas se destacavam pelo elevado crescimento: as da Honda e as da Nissan.
Honda e Nissan anunciam fusão para criar gigante automotivo global
Numa reviravolta inesperada para a imprensa incompetente, nenhuma novidade pra mim e outros amigos mais bem informados e mais pensantes, a Nissan inverte o jogo e acalma o mercado.
Numa clara demonstração de desespero, os pobres haters não desistiam:
“No Brasil as duas marcas definham e, com essas notícias de falência, fusão etc, o pessoal fica receoso de comprar veículos dessas marcas e estas cada vez afundam mais.”
“Amigo meu que mora no Japão me disse que foi o governo japonês que está obrigando a Honda a se fundir com a Nissan, p tentar salvar está do buraco da falência……”
Chega a ser hilário ver um hater criar tanta polêmica em cima de uma fofoca…(“amigo que mora no Japão” é até cômico) e depois cair na vergonha e humilhação, tentando ainda dar alguns suspiros de vida. Mas, o compromisso era real, para a tristeza deles, e foi posteriormente assinado, conhecido lá fora como Memorandum Of Understanding (MOU) é muito básico, como deve ser nesse momento, e obviamente preserva o sigilo de alguns pontos sensíveis, mas basicamente foram estes:
– Padronização de plataformas de veículos para reduzir custos e aumentar a eficiência;
– Aprimoramento das capacidades de pesquisa & desenvolvimento (P&D) por meio de colaboração integrada;
– Otimização de sistemas e instalações de fabricação para melhorar a utilização da capacidade produtiva;
– Fortalecimento da cadeia de suprimentos (fornecedores) através da integração de aquisições;
-Redução de custos operacionais com a integração de sistemas de back-office (áreas das empresas não ligadas ao cliente final, como administrativa, financeira, jurídica, contábil, logística);
– Ampliação de operações financeiras e novos serviços de mobilidade;
– Estabelecimento de uma base forte de talentos para a transformação das empresas.
“É inegável a força da Nissan, com um número impressionante de mais de 150 milhões de carros produzidos até somente 2017, e com uma estrutura capilar gigante em mais de 200 países. Quem pode desprezar isso?
Como dissemos (e acertamos), haveriam filas de interessados na eventual compra da Nissan, impedindo a sua falência, e foi exatamente isso o que aconteceu. Até a Foxconn (uma das mais fortes investidoras de tecnologia hoje no mundo) buscava uma participação na Nissan, já que tem investimentos em ações da empresa e buscava uma parceria tecnológica, o que foi frustrada com a fusão com a Honda.” Ciro
Desesperados, os haters começaram a pegar comentários de um ex-executivo da Nissan, foragido da Justiça, como base de seus argumentos.
Mas, em relação ao tal executivo, o retrato é bem claro, mas a memória curta merecia ser refrescada.
Ele disse isso:
Mas o que aconteceu foi isso:
Aconteceu justamente o contrário do que ele disse.
Observem um detalhe interessante que a própria matéria comenta e que certamente passou batida pelos leitores comuns: “justamente as empresas que ele presidia e que o levaram a prisão”.
Preciso dizer algo mais?
Segundo ponto: Há anos eu já dizia que a Ford fecharia as fábricas no Brasil, e depois desse comentário do cidadão, eu em seguida disse que o fechamento da Nissan não aconteceria.
Ou seja, ele errou sobre a Nissan e não previu a Ford, e eu acertei as duas coisas.
Enfim, os comentários dele hoje só serviam aos haters para eles despejarem os seus ódios pela marca, e alimentassem os comentários frustrados.
Simples assim, e fácil de demonstrar até para quem ainda acredita em duendes.
E os haters acertaram quando disseram que “com essas notícias de falência, fusão etc, o pessoal fica receoso de comprar veículos dessas marcas e estas cada vez afundam mais”?
Não, eles erraram mais uma vez, e passaram vergonha novamente !!!
Com a divulgação da notícia em novembro, os “pessimistas” esperavam uma queda de emplacamentos dos veículos da Nissan em dezembro, mas o que se viu, na verdade, foi um grande crescimento de emplacamentos da marca, mais uma vez mostrando a total inutilidade do esforço dos estúpidos haters em tentar depreciar a marca. Essa era a situação até o dia 25, um mês depois do anúncio, um prazo bem justo para as vendas e o processo de emplacamento de veículos.
Fonte: Carros mais vendidos no Brasil em dezembro – dia 25
Mesmo com todas as fofocas sobre uma falência já desmentida da Nissan, como ficou o mercado da Nissan no Brasil?
Crescimento de emplacamentos das caminhonetes tradicionais até o dia 25:
Frontier: 26,8 %
Hilux: 20,8 %
Ranger: 12 %
L200: 3 %
S10: 1,7 %
Amarok: – 6,3 %
Ou seja, mesmo com todas as fofocas e as manifestações frenéticas dos pobres haters, a Frontier cresceu em emplacamentos, e ainda, cresceu mais do que qualquer outra. Simples assim, e fácil de entender.
Vamos mais longe…
Emplacamento de carros:
Kicks: 1,5 %
Polo: – 1,2 %
Onix: – 10,6 %
Argo: – 27,4 %
HB20: – 46,1 %
Compass: – 7,2 %
Corolla Cross: – 0,8 %
Renegade: – 17,8 %
Novamente, mesmo com todas as bobagens que dizem por aí, o Kicks cresceu também, deixando até Corolla Cross e Renegade para trás.
Conclusão: Uma excelente fase da Nissan, que mesmo bombardeada por tanta gente estúpida e mal informada, as suas vendas cresceram, provando que ela tem um público fiel e importante, e tem ainda uma resistência muito grande a qualquer tentativa de diminuí-la no mercado, pela força e pela confiabilidade da marca.
E como ficou essa história toda? Isso foi resumido numa postagem que fiz no fórum citado, no dia 08/01/2025:
“Saíram hoje os números oficiais de emplacamentos da Fenabrave. Tem sites que antecipam, mas muitas vezes publicam números errados.
Mais uma vez… são Emplacamentos, não vendas. As pessoas têm muitas dificuldades em entender isso, o que provoca distorções evidentes e conclusões ridículas.
Emplacamentos… OK?
Apesar dos já conhecidos haters e fakes que infestam a internet hoje, vou me ater aos resultados de vendas da Nissan no Brasil e a sua localização neste mercado automobilístico, não vou comentar outros pontos.
Lembrem-se de que, apesar de citarem vendas, estamos sempre falando de emplacamentos.
Porque essa questão de emplacamentos é importante? Em nosso caso objetivo, vamos poder entender o que aconteceu com as vendas da Nissan aqui depois que a imprensa incompetente e burra fez a divulgação de que ela iria falir em 12 ou 14 meses, o que já sabemos ser algo até cômico depois das revelações que vieram em seguida, e que não mais interessam a este tópico (do fórum).
Também é importante ver esse comportamento dos emplacamentos/vendas depois de todo o “empenho” e tempo gasto pelos haters da marca buscando difamá-la a todo custo e assustar o mercado. Será que eles conseguiram isso ou só passaram vergonha, para variar?
Vamos lá… a reportagem “fatídica” foi divulgada aqui no dia 27 de novembro.
Quando saíram os resultados de emplacamentos de novembro, o que vimos foi uma queda de emplacamentos da Frontier, em razão do fim das promoções realizadas nos meses anteriores, o que fez o mercado antecipar as compras. Porém, os mais “entendidos”, ao ver essa queda que foi anunciada em dezembro referente à novembro, logo trataram de culpar a falsa reportagem, sem se darem conta de que era praticamente impossível alguém vir a comprar ou deixar de comprar um carro no dia 27 ou 28, e conseguir emplacá-lo até o dia 29, último dia útil do mês. Sabemos que esse processo leva em média de 7 a 10 dias dependendo da forma de compra.
Veja como é importante raciocinar corretamente. Até aqui (no fórum) vimos esse erro ser cometido na ânsia de fazer comentários provocativos, mas sem se dar conta da bobagem que isso significou.
Quando poderíamos “sentir” essa redução de emplacamentos/vendas? Em dezembro, óbvio.
Então vamos ver como esses números fecharam em comparação com o mercado de médias, apesar da Frontier participar de um nicho desse segmento?
Observem na tabela acima o que aconteceu com cada modelo em dezembro com relação à novembro.
Apesar de toda a atrapalhada da imprensa, dos discursos de ódio do ex-executivo da marca demitido, foragido da justiça, e de toda trabalheira que os haters tiveram com tanto tempo gasto e tanto ódio canalizado, vejam que a Frontier cresceu em emplacamentos, um crescimento de 33,1 %, só perdendo para a Titano, como aliás eu já havia previsto.
Vejam que Ranger e S10 tiveram um crescimento baixo, e Triton e Amarok tiveram um encolhimento de negócios. Será que foi o anúncio da Nissan que fez isso também? Claro que não (melhor dizer porque tem gente com dificuldades para entender isso). Mas, ninguém também vai se preocupar com estes modelos, porque a Nissan é a maior vítima dos haters perturbados.
Continuando com a nossa análise da situação de vendas/emplacamentos da Nissan no mercado, depois da atrapalhada que fizeram, observem isso:
É isso mesmo que vocês estão vendo, os modelos de passeio da Nissan também cresceram bastante, mesmo depois daquela confusão.
O Kicks teve o menor crescimento, culpa da “imprensa” que antecipou a chegada do novo modelo para agora, mas ele só chega como modelo 2026, como eu já havia previsto (só a imprensa não consegue entender como funciona o calendário de lançamentos de uma montadora).
O Sentra, que sofreu falta de unidades para entregas, ainda assim cresceu quase 16 %, uma marca muito boa para a média de mercado onde seus competidores diretos, na maioria, despencaram no negativo.
E por último o Versa, que disparou mais de 91 % no último mês do ano, mostrando a confiança do consumidor de Nissan.
Isso é suficiente? então veja:
O total de emplacamentos (ou como foi apresentado “vendas”) das caminhonetes médias no acumulado de 2024 ficou assim. Vejam o desempenho da Frontier no seu nicho de mercado (com Triton e Amarok).
E por último, vamos ver o desempenho geral da marca e de seus modelos em 2024 comparando com o ano anterior:
Exatamente isso! Vocês não estão vendo errado. Apesar de toda a “crise sonhada” da marca, aqui no Brasil, que é o que interessa ao tópico, a Nissan teve um crescimento substancial em vendas/emplacamentos em 2024.
Importante mencionar também que no acumulado, a Nissan fecha o ano na 9ª posição geral de vendas, à frente de marcas como Mitsubishi, Ford, Citroen, Peugeot, etc… ou seja, também por esse ponto de vista, ela está muito bem colocada.
Mas, um ponto interessante. Enquanto que no ranking geral a BYD passou marcas como Ford, Cherry Caoa, Mitsubishi, Peugeot, GWM, etc… ela ainda não consegui passar a Nissan. Se o mercado acordar para a bobagem que está fazendo, quem sabe isso se mantenha também em 2025, mas, de qualquer forma, com essas informações acima, podemos ver que a Nissan está muito bem no Brasil, e coloca muito bem nisso.
Não que isso interesse muito a um dono de Nissan, que compra um carro pelas suas qualidades, e não pelo sua popularidade de vendas.
Conclusão: nem as atrapalhadas da imprensa ignorante, nem o ex-preso executivo da Nissan com suas previsões sempre erradas, e tampouco o empenho frenético e desesperado dos haters da Nissan e fanboys de outras marcas/modelos conseguiram abalar a marca no Brasil, que segue muito bem, conforme nos mostram os números oficiais.
“E este ano também promete para a Nissan, parece que ela vem com tudo.
Lancamentos Nissan 2025: Kicks Play, Novo Kicks e X-Trail
E ainda tem a nossa querida Frontier que já deve estar quase saindo do forno, se considerarmos que a L200 já está usando a nova plataforma dela. Li que a Alaskan vai ser exportada para vários países da Europa, e a produção dela deve aumentar também, e que a Honda vai entrar nesse segmento de picapes não monobloco com sua versão da Frontier, hoje ela só tem a Ridgeline que apesar do tamanho é uma monobloco..” Adalberto
“Marcas e Grupos automotivos mais vendidos nos EUA – outubro – ranking
Nissan veículos de passeio quarto lugar e sétimo no ranking geral.” Louco Poeta
“AGENCIA DC-NEWS
Moody’s vê fusão entre Nissan e Honda como positiva. Sinergia pode gerar até 1 tri de ienes”
Outra insinuação que foi feita (pela imprensa incompetente e os haters da Nissan) é de que o CEO da Honda, numa entrevista, teria ficado embaraçado ao ser questionado sobre a vantagem da Honda nessa parceria.
Como sempre a estúpida imprensa não soube interpretar o porque do palestrante ter se esquivado da reposta. Isso ajudou a alimentar as cabecinhas vazias de haters e fanboys de outras marcas, e de sites que tentaram dar uma ideia de que nem a Honda saberia o que poderia ganhar com essa fusão.
Nós já tínhamos dado a dica, mas a imprensa e os compartilhadores de bobagens não conseguiram entender, e ainda alimentaram outras bobagens ditas pelo ex-executivo da Nissan que “previu” coisas que nunca aconteceram, como o fechamento das fábricas da Nissan no Brasil em 2021, mas não prevendo que quem deixaria o Brasil com as suas fábricas seria a toda “poderosa” Ford.
O fato é que Honda e Nissan já desenvolviam um trabalho conjuntamente na área de carros eletrificados, aproveitando a longa experiência que a Nissan tinha com o bem-sucedido Leaf, lançado em 2010 nos Estados Unidos e Japão. Além disso, a Nissan possui um desenvolvimento tecnológico mais avançado nessa área.
Ou seja, já existia uma parceria (conhecida por todos) em andamento, para compartilhamento de tecnologias e unificação de produtos.
Qualquer criança sabe que uma fusão de empresas não é feita de um dia para o outro. São anos de conversas, negociações e estudos.
Com a reportagem absurda de que a Nissan poderia fechar em menos de dois anos por dificuldades financeiras, houve apenas uma antecipação da divulgação dessa intenção de fusão para acalmar os mercados, o que funcionou, fazendo as ações da Nissan dispararem mais de 50% e as suas vendas também subirem, como já mostrei aqui em números, apesar da atrapalhada da imprensa e do empenho inútil dos pobres haters que viram aqui uma chance de tentar desmerecer a marca.
Já havia sido comentado por nós o que estaria vindo pelo caminho, e as vantagens da fusão para cada empresa e para a empresa que se formaria, que estabelecerá o terceiro maior grupo automobilístico do mundo, superando a BYD que vem crescendo muito e preocupando marcas mais tradicionais.
Mas, porque então o CEO da Honda se esquivou da pergunta e se sentiu embaraçado, se isso tudo já estava acontecendo?
Vamos lá… alguém já viu como uma montadora lança um novo carro ou reestilizar outro que já está sendo produzido?
Tudo é feito sob segredo, nada é divulgado, até unidades de testes são camufladas para que os concorrentes não tomem conhecimento do que será feito. Isso não é uma prática comum só para carros, mas para qualquer outro produto. Quem lê um pouco, e consegue entender o que leu, vê todo esse segredo com lançamento de celulares também, que acredito ser o exemplo mais fácil de entender. Basta ver como a imprensa se exaltou esta semana com as informações “vazadas” do novo celular da Samsung.
É óbvio que as empresas envolvidas vão se esquivar de mais detalhes, tanto que a Mitsubishi, apesar de estar diretamente ligada ao assunto, não tem adiantado absolutamente nada sobre a sua participação no grupo, mesmo já usando a nova plataforma da Frontier na sua Triton, além de outras partes do modelo. A Renault, que possui uma grande participação na Nissan, também evita falar sobre o assunto, se fingindo de “pouco informada” sobre o que está acontecendo.
Será que esta estúpida imprensa acredita mesmo que a Renault não sabe de nada, com uma parceria já existente e uma fusão em negociação bem adiantada entre Nissan e Honda?
Pessoal, alguém acredita mesmo que a Renault, sendo a maior acionista da Nissan, teria sido deixada de fora nestas tratativas? Por favor, né? Não custa usar um pouquinho a cabeça e ver que todo o projeto de fusão está sendo feito em segredo total.
É claro que o CEO da Honda não quer antecipar nada. Nesta guerra contra os chineses, ninguém quer antecipar a sua estratégia. É o básico.
Mas, como sabemos que informações vazam e os segredos vão sendo revelados, nestes últimos dias estamos conhecendo melhor as intenções e os papéis de cada empresa nesta fusão:
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Honda pretende ter picape media baseada na Nissan Frontier | Quatro Rodas
Honda cogita ter inedita picape media baseada na Nissan Frontier | Mobiauto
Honda planeja picape media com porte de Frontier apos uniao com Nissan
Finalmente a imprensa começa a entender as bases desta possível fusão, e o quanto ela é lucrativa para as duas empresas.
Como a fusao de Honda e Nissan pode ser fundamental na disputa com a BYD
Vejam que isso tudo não saiu da minha cabeça, é uma Bloomberg que está afirmando. OK… saiu da minha cabeça antes da imprensa divulgar isso, mas o retrato já era bastante claro, apesar de ninguém querer (ou conseguir) enxergar isso.
“As vendas combinadas das duas marcas japonesas podem ultrapassar a chinesa BYD, segundo dados de vendas divulgados nesta quarta (25)”
“Juntas, a Honda e a Nissan também representariam uma ameaça maior para a Toyota”
Percebam como tudo vai se encaixando. A imprensa entendeu tudo errado, não soube analisar a situação com o devido cuidado, acreditou num ex-executivo cheio de ódio pela marca, e ainda fez uma leitura equivocada da tentativa do CEO da Honda em evitar antecipar informações mais estratégicas.
A Honda pode sim adquirir uma parte da Nissan, numa operação bastante trivial nesse mercado, como já vimos com a Renault e a Mitsubishi (que curiosamente não teve a mesma repercussão na época), e com tantas outras indústrias automobilísticas e de outros inúmeros segmentos. Até aqui no Brasil tivemos a Autolatina, uma fusão entre VW e Ford.
Isso vai favorecer muito o mercado da Nissan no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos, e vamos ter outros reflexos bem interessantes por aqui também.
Independente do caminho tomado, com ou sem a Honda ou a Mitsubishi, a Nissan prova que tem o seu valor, e que soluções não lhe faltam.
Demorou… a imprensa que se diz “especializada” deu uma volta muito grande, não soube enxergar o retrato que se formava. Haters e fanboys fanáticos que buscaram se aproveitar desta confusão de informações acabaram se unindo à vergonha da imprensa. E aos poucos vamos conhecendo na imprensa o que já sabíamos e havíamos antecipado.
A verdade está aqui, esqueçam o resto.
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