Uma dúvida respondida em primeira mão pelo nosso site refere-se ao funcionamento do câmbio da Nova Frontier.
Por algumas vezes donos da nova Frontier (e até de outros carros) com câmbio automático relatam que quando estão dirigindo em modo Automático na posição D (Drive), e mudam para o modo Manual, percebem que o indicador do painel informa que o veículo está em 5ª marcha, e eles conseguem subir manualmente até a 7ª marcha sem forçar o motor. E aí surge uma especulação… Estaria a Frontier mantendo 5ª marcha no Modo D em pistas onde poderia estar em 7ª marcha?
Na tentativa de responder a essa pergunta, muitos curiosos e até mecânicos “experientes” se atrapalham, e chegam a dizer que isso é normal, que carros automáticos usam marchas mais baixas quando estão no Modo D para manter manter rotações mais altas e assim obter um torque maior. Claro que isso não faz sentido. O câmbio automático vai sempre selecionar a marcha mais adequada para o trecho percorrido, e ele só vai trabalhar com marchas mais reduzidas se houver necessidade disso, como numa subida, por exemplo. Fora dessa condição de maior necessidade de torque, ele sempre vai buscar uma marcha mais alta e, consequentemente, mais econômica, ou não teria a menor lógica o câmbio dispor de tantas marchas para uso somente em Manual.
Isso que acontece não tem nada a ver com o fato de ser um câmbio automático, até mesmo porque seria ilógico imaginar que a Frontier manteria uma marcha mais baixa em locais onde ela poderia seguir tranquilamente em 7ª, ainda mais considerando que o seu torque já está todo disponível em apenas 1.500 giros.
Para se ter uma ideia, se você quiser ganhar velocidade na estrada com uma Frontier, basta acelerar suavemente que a velocidade crescerá rapidamente e ela ainda manterá a última marcha se as condições de pista permitirem, justamente por esse fato de que o motor em 1.500 giros já tem toda a sua força disponível (uma das vantagens do seu motor biturbo), enquanto concorrentes precisam berrar nos 2.500 ou 2.800 giros para abrir todo o torque do motor, como é a S10, L200, Hilux, etc…. Por isso estas concorrentes muitas vezes estão com marchas normalmente mais baixas na posição D, mesmo porque elas têm apenas 6 marchas, e reduzem ainda mais em subidas, nas acelerações e até quando estão apenas carregadas.
A Frontier não tem esse problema com o seu motor biturbo, e consegue oferecer força mesmo em 7ª marcha, não pede marchas em subidas ou carregada na maior parte da condução, e por essa razão que ela é mais forte, mais econômica, mais silenciosa e apresenta muito menos desgaste do motor, já que este gira quase a metade de vezes que as concorrentes precisam girar.
Portanto, a explicação correta aqui é a seguinte: se você estiver na estrada em 7ª marcha em modo D e mudar para o modo Manual, o sistema inteligente da Frontier já vai reduzir para a 5ª marcha, pois ele entende que se você saiu do modo Automático, onde ela mantinha uma marcha de economia, e passou para o Manual, é porque você quer dar outro comportamento de condução, e vai precisar de potência para que ela fique mais esperta, e é o que ela faz, te dá mais potência para atender plenamente as suas vontades. Simples assim…
Você pode confirmar isso na estrada, por sua própria conta, e aqui vai uma dica.
No modo D, mantenha uma velocidade constante em um trecho plano ou quase plano da estrada (em muitas subidas isso também é tranquilo para a Frontier), Observe no conta-giros do painel qual a rotação indicada, então mude para o modo Manual, e verá a rotação subir com a indicação de 5ª marcha. Nesse ponto, mude para a 6ª e 7ª marcha, e agora observará a rotação descer novamente para onde ela estava antes no modo Automático, confirmando que ela estava realmente em 7ª marcha.
Perceba que ela reduziu duas marchas e te deu maior controle do motor, ou seja, nesse ponto se você acelerasse fundo ela não perderia tempo trocando marchas, e responderia imediatamente. Inteligente, não?
Então isso não é um defeito, não se trata de um erro de projeto, e também não tem nada a ver com o fato dela estar em Automático e o câmbio escolher uma marcha menor para ter mais torque (isso acontece nos motores mais fracos e antigos), pois como dissemos, na Frontier todo o torque do seu motor já está disponível em 1.500 rotações/minuto, então não há necessidade, como nas concorrentes, de fazer berrar o motor ou de usar marchas mais baixas para manter o torque.
Quem tem outros modelos de caminhonetes percebe uma nítida limitação. Dificilmente elas rodam em última marcha, e qualquer menor inclinação da pista elas reduzem as marchas, chegando mesmo algumas a selecionar até a terceira marcha para elevar a rotação do motor na faixa de torque máximo, com o ruído lá em cima, consumo disparado e maior desgaste do motor. É desta forma que muitas concorrentes trabalham.
Por isso é importante compartilhar sempre a experiência dos proprietários.
E para não deixar qualquer dúvida, gravamos um vídeo (bem amador e sem muito compromisso) provando o que estamos dizendo, pois muitas vezes ainda vão aparecer os “entendidos” com suas contestações, muitos que nem tem uma Frontier para testar, mas gostam de “chutar” opiniões.
Façam um teste como foi feito neste vídeo para confirmar o que foi dito aqui e compartilhe aqui a sua experiência.
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