É impressionante como a nossa imprensa automobilística sofre com a péssima qualidade de seus artigos, com graves erros causando confusão na cabeça do consumidor.
Pesquisa elege os 10 carros menos confiáveis dos EUA?
Várias vezes nos deparamos com reportagens que deveriam ter encontrado o seu destino numa lata de lixo.
Parece que estagiários de moda querem escrever sobre carros sem ter nenhuma condição para isso. E para complicar, vemos em fóruns e em outros espaços, pessoas na ânsia de divulgar a reportagem, seja para provocação ou mesmo por mera desinformação, copiando e colando os links dessas reportagens em outros espaços informativos numa total falta de consciência e de bom senso.
Como costuma dizer um amigo, já foi demonstrado em estudos que o brasileiro tem sérios problemas de interpretação de textos, e ele ainda complementa dizendo que muitos não sabem ler, quando sabem não entendem o que leem, e quando entendem, interpretam a informação incorretamente.
Em mais um exemplo disso, vimos algumas reportagens recentes e parecidas (parece que hoje copiam tudo do mesmo lugar), dando conta que uma pesquisa nos Estados Unidos, feita com consumidores americanos, teria apontado a Nissan Frontier como um modelo não muito confiável.
A reportagem que selecionamos ainda coloca uma foto da Frontier vendida no Brasil, que é o modelo mundial, e vai mais longe afirmando que “No ranking de carros menos confiáveis, a Jeep aparece com nada menos que três modelos: Wrangler, Grand Cherokee e Grand Cherokee L. Entretanto, outros veículos conhecidos do público brasileiro também receberam notas baixas, como os Volkswagen Jetta e Taos, o Volvo XC60 e a Nissan Frontier. “
Percebam a ironia ao afirmar que a Nissan Frontier americana é conhecida do público brasileiro… só se os brasileiros já estiverem morando hoje nos EUA, como acredito ser o sonho de muitos.
A nossa Nissan Frontier, modelo mundial vendida em toda a América Latina, Europa, Ásia, América Central, África, enfim, no mundo todo, não é vendida nos Estados Unidos. A Frontier em questão abordada nessa reportagem é um modelo americano, que nada tem a ver com a nossa Frontier, que usa a plataforma da Frontier antiga, motorização e câmbios diferentes, e até a suspensão dela é o ultrapassado conceito de feixes de mola, e não o multilink como a da nossa Frontier, agora copiada pela Toyota em suas picapes americanas e pela Ford na Ranger também americana, entre outras que estão em desenvolvimento.
Portanto, a reportagem publicada, até por um “importante” periódico sobre carros de um grande jornal, comete um erro básico ao não saber que a única semelhança da Frontier americana com a nossa está mais para o nome do que pelo projeto. Um erro vergonhoso e resultado do claro amadorismo e da ignorância de quem escreveu a reportagem.
Esta na hora destes “veículos de informação” terem mais responsabilidade sobre o que escreve, sob o risco de informarem mal o consumidor e fazê-lo tomar decisões erradas (que é o que mais acontece no Brasil), não esquecendo que ainda temos pessoas de mentalidade fraca, com tendências doentias de “hater“, ou ainda desejos perturbados de provocações gratuitas e até totalmente incapazes de entender o erro, e que acabam compartilhando uma informação incorreta como essa de forma totalmente leviana.
Ainda, sobre a reportagem, é preciso explicar como modelos conhecidos no Brasil pela alta confiabilidade e robustez aparecem nesta lista, e ainda sem reclamações no próprio mercado americano, como o robusto Jeep Wrangler, a Grand Cherokee, o Jetta e até o Volvo XC60, veículos premium que sempre foram muito elogiados pelo público brasileiro.
Isso merece uma avaliação mais cuidadosa, já que alguns destes modelos recentemente ganharam prêmios de melhor confiabilidade no próprio mercado americano.
E por mais que se diga o contrário, e para a raiva dos “haters” e da concorrência:
A Nissan Frontier é hoje a melhor caminhonete do mercado. É a picape mais confiável e oferece os melhores recursos da categoria hoje, se destacando pelas suas qualidades diferenciadas. A Frontier vale e pena, e é uma picape muito boa sim.
Frontier mundial vendida no Brasil:
Frontier americana vendida somente nos EUA:
Trata-se da mesma picape? Tem certeza, caros jornalistas “especializados”?
O pior é que isso é publicado por um jornal de grande circulação, e aí aparecem ainda os panacas em fóruns, grupos, instagram etc compartilhando essas bobagens. Tem que manifestar a verdade mesmo para que isso seja esclarecido.
Muito bem! parabéns pelo texto bem esclarecedor.
Pior do que a imprensa amadora são esses haters estúpidos que já saem compartilhando a reportagem sem sequer entender do que se trata. É óbvio que aparecendo o nome “Frontier” isso é chamado a atenção em sites de picapes. Ninguém compartilha isso pelos jeeps ou pelo jetta nestes sites. A ira que os invejosos tem da frontier é uma coisa doentia e a todo momento tentam achar algo de errado dela sempre com apelações de todo tipo e com um comportamento de ignorância completa. Que fiquem em paz com suas capotalux, rangers com motores defeituosos de uma fábrica que cuspiu no prato que comeu e deixou o mercado brasileiro, e de outras que não chegam nem perto de uma Frontier. Sejam felizes com as suas escolhas e parem de se preocupar com a Frontier porque já estão beirando o ridículo.
Isso aí são os galegos da vida que querem mostrar algo que na verdade não tem a menor ideia do que se trata, e aí os mais estúpidos saem logo compartilhando sem usar 1% da sua capacidade cerebral, são os mesmos que adoram Capotalux e nova Ranger com motores V6 dando pau aos montes.
Olha pessoal, eu li as últimas mensagens no fórum que participo e vou dizer que começa a ficar chato assim. Eu acho que se alguém tem problemas pessoais que vá resolvê-los e não fique com choradeira lá.
Não se pode falar mais nada que já tem gente que fica de dodói. O pior que alguns trocam de opção a toda hora e aí fica difícil, num momento X é o melhor do mundo porque vende mais, aí logo depois está com Y que é o melhor do mundo. Complicado, não podemos falar de mais nada lá.
Mas vamos em frente e vou tentar ser sutil e discreto.
Como eu tinha dito lá no fórum, eu testei a “Z”, e sinceramente… é mais do mesmo, se mudou alguma coisa precisam me contar porque fora o motor “diferente”, eu não vi evolução nenhuma.
Comentei sobre as reclamações da “Z”, e a coisa parece que está ficando feia. Encontrei o vendedor da loja e conversando ele me disse que está chateado porque a fábrica colocou um produto cheio de problemas no mercado, e as reclamações já estão pipocando em todo lugar, que um cliente chegou nervoso e quase bateu nele, gritou com ele na frente de todo mundo, depois com o chefe da oficina e foi parar na sala do gerente e ainda estavam lá conversando quando ele saiu para almoçar. Ele disse que se sentiu bem envergonhado e que vai procurar outra marca para trabalhar porque todo dia tem gente reclamando lá principalmente dos modelos abandonados.
Motor, câmbio, parte elétrica, sensores de segurança, tudo falhando. Eu acho estranho isso, acredito que estão jogando peças velhas e com problemas para serem desovadas aqui, como um amigo comentou de um dvd que ele testou que tinha saído de linha no mundo todo e colocaram todo o estoque encalhado para vender aqui.
Parece que fazer brasileiro de trouxa (muitos são mesmo) está virando o padrão neste país.
Ele comentou que ouviu dizer que esse motor não vai continuar, que realmente ele tem uma história não muito feliz em outros modelos onde foi usado, e que devem trazer um biturbo mais confiável que tem lá fora (eu ri depois… não aguentei… porque tanta gente tenta desmerecer o biturbo).
Então, aos amigos recomendo que comprem uma Frontier ou aguardem a Z corrigir os problemas, porque vai ser mais uma encrenca que vai pegar fama ruim pelo jeito. Reclame aqui e comentários de sites já tem muitas reclamações. Aos não amigos, recomendo a Z com confiança. Podem comprar ah ah ah ah…
Não vai ser dessa vez que eu vou sair da Frontier . De qualquer forma essa outra marca já era uma opção descartada.
O vendedor me disse que realmente a Frontier está sendo bem falada pelas suas qualidades, principalmente pela mecânica confiável.
Não quero ser provocador ou comparar apenas por enaltecer a minha escolha, até porque não sou sócio da Nissan, se aparecer algo melhor de qualquer marca eu troco na hora (menos essa), mas a intenção é apenas alertar para ficarem espertos, porque tem um tsunami vindo aí, mais um dessa marca.