Mentiras nos primórdios da Nova Frontier no Brasil

Logo de seu lançamento e da sua chegada no Brasil, não faltaram críticas à Frontier feita por gente perturbada que já queria difamar a caminhonete.

Inexplicavelmente, em alguns sites e fóruns da internet estão aparecendo algumas pessoas tentando desmoralizar a qualquer custo a Nova Nissan Frontier, ou os proprietários que comentam sobre as suas virtudes.
Estas pessoas não falam das qualidades do veículo, eles se limitam a inventar características negativas e a desmerecer os comentários positivos dela. Alguns fakes, outros realmente necessitando de ajuda psiquiátrica.

Difícil entender as razões disso, mas a ideia aqui é desfazer essas mentiras que estão sendo publicadas na internet.

Os proprietários do modelo, as publicações especializadas não só do Brasil, mas da Ásia, Europa e Estados Unidos estão concedendo diversos prêmios à Frontier, fazendo muitos elogios, principalmente em relação à qualidade do projeto que até agora não apresenta defeitos crônicos e problemas recorrentes, como vem apresentando alguns concorrentes, como a Ranger com seus problemas de motor, embreagem e sistemas elétricos, ou como a já conhecida das oficinas, a Amarok, que até hoje, com o lançamento da versão V6, ainda não se viu livre das constantes idas às oficinas, antes por problemas de motor, correias que quebravam com menos de 10 mil km (colocaram até uma gambiarra de um aspirador na caixa de correia) e outros defeitos, e agora com novos problemas elétricos que tem deixado donos parados nas ruas e estradas em desespero. Até um recall da Amarok já saiu na Argentina, mas, por aqui… todos estão quietos ainda. O problema identificado na Amarok V6, que a levou para o Recall, simplesmente pode incendiar o carro.
Nem a S10 escapa dos defeitos crônicos que atingem o modelo, com barulhos nunca solucionados no conjunto de tração que assusta até quem está nas ruas, problemas na suspensão, qualidade das peças, motores diesel durando pouco, ruídos para todos os cantos mais parecendo uma carroça, etc.

Ou seja, temos a Oficinarok, Amalditarok, a A-má-rok ou a Avariarok, Amargarok, como alguns preferem chamar até na oficina autorizada, temos ainda a Capotalux, ou Tombalux, como é conhecida pelo público, A Rangido e a Sai-dez-a, mas, é a Frontier que tentam desmoralizar, porém, como até agora não encontraram nada sobre ela, partem para as invenções.

Vamos tentar aqui desconstituir as mentiras contadas.

Logo que foi lançada, alguns sites e fóruns conheceram pessoas inventando mentiras sobre a Nova Frontier, não se sabe se impulsionados pela concorrência ou por “ciuminhos” de proprietários de modelos concorrentes.
Dentre as primeiras mentiras contadas, tivemos algumas clássicas:

– Ela seria fabricada numa das fábricas mais obsoletas do mundo, sem qualquer qualidade de montagem
– A pintura seria manual, e por essa razão apresentaria uma qualidade ruim, até com a possibilidade de partes mal pintadas e escorridas
– A suspensão multi-link traseira não seria adequada para uma picape e não suportaria as condições das estradas no Brasil
– O motor biturbo seria pouco durável e caríssimo para reparos
– O modelo viria com um estilo desatualizado
– Ela seria muito baixa e “rasparia” fácil em qualquer menor obstáculo
– Etc…

Fatos:

– PINTURA: Quem já viu sabe que ela deixa os concorrentes passando vergonha. A pintura é perfeita, brilhante, sem nenhuma falha, espessa e com um acabamento pouco visto no Brasil. Conseguiram até manter a mesma qualidade de pintura nos para-choques, o calcanhar de aquiles da indústria automobilística. Basta ver o sofrimento da Hilux em tentar conseguir a mesma qualidade da pintura nos seus para-choques, que apresentam um tom diferente do restante da pintura e normalmente mais fosco, o que também costuma acontecer com outros concorrentes.

– SUSPENSÃO: Não teve quem até hoje não elogiou a moderna e inédita (por aqui) suspensão traseira da nova Frontier. Ele oferece conforto, estabilidade e segurança, e está muito a frente das concorrentes que ainda usam o mesmo sistema de feixe de molas das carroças antigas. Isso é unanimidade por todos os amadores e especialistas que já testaram o modelo.
Ela já provou suportar mais peso que as concorrentes sem baixar tanto quanto aquelas, e não existem relatos de quebras ou baixa durabilidade da sua suspensão. Poucos sabem, mas esse tipo de suspensão já é utilizada em picapes no exterior (as top de linha somente) e já está sendo estudada para lançamento por algumas concorrentes nacionais. Já existem relatos que a S10 pode vir em alguns anos com esse tipo de suspensão. Considerando que a Chevrolet nunca foi muito cuidadosa com a suspensão da sua S10, é um risco acreditar que ela possa acertar numa tecnologia que não domina. E a Frontier também não capota fácil como a Tombalux.

– MOTOR BITURBO: Já há algum tempo no mercado, temos relatos de unidades que já rodaram mais de 200.000 ou 300.000 km sem qualquer problema neste motor. A própria Nissan brasileira já tem históricos em testes de durabilidade com mais de 500.000 km sem problemas.
No exterior, muitos relatos apontam para a durabilidade e a resistência elevadas desse motor. O mesmo não pode ser dito do motor diesel da Ranger e da S10, como aparecem com muitas reclamações na internet.
Além disso, o novo motor da Frontier trabalha com rotações mais baixas, e com uma capacidade muito menor do que ele suportaria, ou seja, com uma folga muito grande de projeto, ao contrário de algumas concorrentes que trabalham com o motor em seus limites de funcionamento.

– ESTILO: Gosto não se discute, mas o estilo dela tem dado o que falar. Ela chama a atenção por onde passa, e todos questionam sobre o modelo. Continua ganhando excelentes notas de estilo nos testes especializados, por ter uma aparência musculosa, sóbria e ao mesmo tempo moderna.
Vamos lembrar que a primeira Nova S10 saiu com a frente do Frágile, ops… do Ágile. Depois foi modificada para o que é hoje, parecendo com uma grade dos anos 80. A Hilux saiu com a frente de “toupeira” do Corolla, e agora mudou para um misto do “bocão” da antiga Ranger com a frente dos modelos da Hyundai… feia de perto e de longe. A Toyota SW 4 ficou com uma frente um pouco mais bonita, com um curioso “V” em suas linhas frontais, parecendo, de longe, um modelo da Nissan…

– ALTURA DO SOLO: Segundo os críticos, ela teria uma altura baixa do solo e rasparia em qualquer obstáculo. A verdade é que ela chegou com a maior altura entre as picapes das fábricas nacionais, dando um show de altura do solo e ainda preservando estabilidade e conforto.

Recentemente uma publicação afirmou que o painel do ar condicionado não é iluminado, o que dificulta encontrar os comandos à noite ou em locais mais escuros.
Esse fato foi inclusive comentado num fórum, e obviamente ressaltado pela “torcida” contrária do modelo.

MENTIRA !!!

O painel do ar-condicionado é iluminado sim, bastando ligar a lanterna ou pelo próprio sistema automático de iluminação (liga a iluminação sozinho quando detectar baixa luminosidade). Vai entender o que passou pela cabeça do avaliador (será que ele dirige com as lanternas apagadas à noite?) e que foi seguido por aqueles que não possuem o modelo mas já acompanham qualquer bobagem que ouvem ou leem.

As imagens abaixo comprovam isso:

No círculo branco que fiz acima temos os controles iluminados do painel do ar-condicionado, que está DESLIGADO. Falta alguma iluminação aqui?
Tão difícil assim achar os botões? Basta pressionar sobre cada função iluminada.

Veja, acima, que mesmo durante o dia ele ainda é bem iluminado. Novamente o ar-condicionado está desligado. Podemos ver que os digitais marcadores de temperatura das duas zonas ainda estão desligados.

Pois é…

Depois, afirmaram que os controles do volante também não eram iluminados.

A foto abaixo mostra o contrário. Apesar de ter sido tirada em movimento e com pouca luz (ficou um pouco borrada), podemos perceber como a leitura dos controles é muito acessível. Até sem óculos de perto eu consigo ler.

Estão aí os controles de áudio à esquerda: Source, subir e descer (setas), voltar, controle do LCD do painel, volume… e à direita o controle de velocidade: Cancel, Accel/Res, Coast/Set, On/Off… o controle do comando de voz e telefone.

Mas muita gente caiu nessa bobagem e reclamou nos fóruns e nos comentários da publicação.

Essa até uma Quatro-Rodas caiu…
O avaliador afirmou que as informações mostradas na tela do computador no centro do painel não tinha as informações em português. Mesmo que não tivesse, ele não se preocupou em saber onde mudava? Acho que alguém “fuçou” no carro antes dele testá-lo… kkk

Desculpem a baixa qualidade da foto, mas dirigindo não sou muito bom nisso.

Velocidade, Média, Segure, Redefinir… mas que raio de idioma é esse? kkkkk

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