Pneus maiores… peso, consumo… o que é verdade nisso?

Dizem que colocar pneus maiores numa picape aumenta muito o seu consumo de combustível por conta do peso maior. Isso é mesmo verdade?

Participo de um fórum onde fanáticos de ou modelo, que obviamente não é a Frontier, tentam iludir as pessoas com a ideia de que a sua picape V6 é muito mais econômica que todos os testes que já realizaram mostra. Iludidos com a propaganda de que a picape reunia novos conceitos tecnológicos, e ao ver que não há nada de novo já que usa tecnologias velhas ou que nem funcionam direito, os donos do modelo tentam a todo o custo dar a ideia que a caminhonete é “excepcional”.

O problema destes “adoradores” do modelo é que, no mesmo fórum e na mesma discussão, existem donos que são honestos, e declaram o consumo da sua caminhonete com mais sinceridade. Como os números são obviamente diferentes, muito maiores, os fanboys tentam jogar a culpa nos pneus que estão na caminhonete “beberrona”. Isso é realmente possível?
Vamos provar aqui que não, que novamente tratam-se de comentários mentirosos com o fim de tentar valorizar as suas escolhas ruins.

Este artigo é uma adaptação do que foi publicado por mim no fórum onde participo.

Uma coisa que gosto muito de fazer é justamente desfazer algumas bobagens que leio por aí, e o mais interessante é que os autores destas bobagens ficarem quietinhos depois, como se nada tivessem dito.

Já tive que provar (aqui mesmo nesse site) que a suspensão da Frontier é multilink, mostrando patentes da tecnologia, textos técnicos e até folha de dados industriais, pois muita gente (até um engenheiro desatualizado de um site sobre carros) não sabia a diferença entre suspensão multilink e suspensão independente.
Já tive que mostrar que o volante da Frontier não é igual ao do Kicks. Já tive que desmentir o tal som de grife que diziam que uma certa caminhonete tinha. Ensinar o conceito de “efeito novidade” ou “efeito lançamento”, coisa amplamente abordada na internet (não sou eu que invento estas coisas… as pessoas deveriam pesquisar e estudar mais) e que provou algumas previsões que fiz sobre o mercado de carros. Enfim, eu já tive que desfazer muitas mentiras e afirmações de gente que não sabe o que diz, que parece não querer aprender e não faz nenhuma pesquisa antes de falar tantas besteiras.

Eu já havia comentado que eu não abordaria tecnicamente essa questão de hoje, depois que li uma bobagem sobre troca de pneus e velocidades “absurdas” com uma interpretação totalmente equivocada dessa experiência.

Mas, vou tentar esclarecer esse melhor esse assunto, apesar de eu ter a certeza de que muitos ainda vão continuar repetindo as suas ideias erradas.
Eu alterei a altura dos pneus da minha picape, das duas Frontier que tenho, e a minha Platinum ficou com quase 4 cm a mais de diâmetro. Eu percebi na prática diferença no consumo? Não, nenhuma diferença. E porque não? Porque não tem que haver diferença neste caso, simples assim.

Os “entendidos em nada” dizem que pneus maiores consomem mais porque são mais pesados. Mesmo? Então vamos fazer um exercício aqui.
Vamos tomar como base uma caminhonete que tenha um pneu original de fábrica nas medidas: 255/55R20, e que estes sejam substituídos por um modelo 275/60R20.
(usei este exemplo porque é o caso em questão naquele fórum)

Vamos ver agora a diferença de pesos:
255/55R20Peso: 15,8Kg
275/60R20Peso: 22,1kg

Se você trocar os 4 pneus de uso, a diferença total de peso será de apenas: 25,2 kg!!!
Aí eu pergunto, isso faz diferença para um motor de caminhonete média a diesel? Se faz, jogue essa caminhonete no lixo e compre uma que preste.
A minha teve um acréscimo de peso de: 30,4 kg, e ainda assim não experimentou qualquer diferença de consumo na prática.

Eu vejo verdadeiras bobagens escritas sobre caminhonete gastar bem mais por conta de mudanças como essa e me pergunto: quem diz isso entende de alguma coisa ou sequer sabe fazer uma continha de subtração e outra de multiplicação?
Estão dizendo que 25 kg de peso a mais numa caminhonete aumenta absurdamente o seu consumo? Onde isso? Em Marte?

Vejam só… a densidade do diesel é de aproximadamente 0,853 kg/l. Ou seja, tomemos como exemplo uma caminhonete com um tanque de 80 litros, mas com meio tanque preenchido, ela tem um peso adicionado de combustível de 34,12 kg, e com o tanque cheio de 68,24 kg.
Vejam que a diferença entre um tanque cheio e um tanque com metade de diesel já é bem maior que a diferença de peso dos pneus. Não estou nem falando da diferença entre um tanque cheio e outro quase vazio que é de mais de 60 kg!!!

Então uma caminhonete com meio tanque é econômica, e outra com tanque cheio é beberrona??? Porque é a mesma bobagem que andam dizendo por aí sobre pneus.
Se 30 kg de peso fizesse uma caminhonete disparar no consumo, eu imagino ela carregada com 1.000 kg… iria fazer 0,5 km/l…
As pessoas iriam evitar levar o seu filho de 7 anos para passear junto, porque uma criança de 7 anos pesa aproximadamente essa diferença do peso dos pneus, e a sua caminhonete vai beber muito mais. E nem pensar em sair com a família, porque irá à falência.
Será talvez que alguém tenha considerado ainda o peso maior de ar dentro do pneu maior? É o mesmo ar que tem na cabeça destas pessoas que falam essas coisas.

Será que eu estou viajando nisso tudo? Mesmo provando matematicamente e na prática, será que eu estaria errado?
Então vamos ver o que dizem os especialistas:
“os carros comuns, geralmente com motores de 1.0 a 2.0 litros, têm a aceleração prejudicada pelas rodas grandes devido à potência e o torque limitados em comparação com os dos esportivos. E o consumo é afetado negativamente.”
WM1 – O canal de noticias automotivas da Webmotors

Vejam, a diferença de peso é “sentida” (e nem muito) por carros com motores fracos, como eu disse aqui. Uma picape à diesel tem motor fraco?
Vamos continuar:
“A forma que o combustível é consumido pelo veículo está ligada à força que o motor precisa produzir. Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível.”
Como o pneu influencia na economia de combustível de carros?

O mesmo é repetido aqui, conceito certo mas com conclusão evidentemente distorcida. O consumo aumenta em função do peso que força mais o motor? Novamente eu pergunto… 25 kg de peso é algo que uma caminhonete sente? Mas nem qualquer alavanca nessa proporção!
É fato que uma gota de água num copo vai fazer aumentar o volume de água no copo, mas qual o efeito prático disso? Nenhum!

Continuando:
“Ao trocar a medida 255/60 R18 pela 265/70 R16, a circunferência do pneu passou de 2.442,3 mm para 2.297,7 mm. Portanto, como os pneus ficaram ligeiramente menores (4,6 mm ou 1,86% menos), eles precisam dar mais voltas para completar a mesma distância percorrida, quando comparado à medida original.
Se o pneu (e o motor) precisa rodar mais vezes, consequentemente o consumo de combustível será maior, sem falar do hodômetro, que vai marcar uma distância superior à real, e do velocímetro, que registrará uma velocidade mais elevada.”
Mudar o tamanho das rodas e pneus pode pio… | Quatro Rodas

Vejam só, a Quatro-Rodas sugere o contrário, que pneus menores gastam mais. Uau!!! Isso não é lógico já que o motor tem que girar mais para rodar o mesmo trecho que faria com um pneu maior?
E vejam que no exemplo da Quatro-Rodas o questionamento do leitor se dava em cima de uma diferença de diâmetro de apenas 4,6 mm (ou 1,86%).

Então leiam isso:
“Como os pneus mais altos conseguem cobrir uma distância maior sem a necessidade de se aumentar a rotação do carro, “RPM”, em estradas eles diminuem sim a quantidade de combustível gasto.”
Um pneu maior aumenta a velocidade do carro? | Dinamicar Pneus

Vejam que a coisa não é assim como dizem. Tem muito mais ciência nisso.

Pneus maiores tem peso maior, e isso faz diferença em carros com motores fracos, mas, numa caminhonete que já pesa mais de 2.000 kg, este acréscimo de 25Kg corresponde a menos de 1,25% de peso adicional. Por conta do elevado torque de um motor a diesel, isso não significa absolutamente nada.
“Ah… mas tem o tal do índice de resistência ao rolamento que aumenta com a largura proporcional do pneu”.
Sim, tem… querem calcular essa diferença também? É praticamente zero.

Nissan pneus grandes consumo

Eu poderia agora abordar o conceito de alavanca e outros que tornariam o tema bem mais complexo, e que pouca novidade trariam a essa explicação.

Mas, porque os artigos técnicos dizem uma coisa e a “sabedoria popular” diz outra? Porque o mercado é cheio de lendas e de gente que não quer aprender, e além disso, tem ainda os artigos equivocados sobre o assunto escritos por “especialistas” que “ouviram dizer”.
E porque isso? Bem, aqui temos outro problema…

O motor define distância e consumo médio pelo odômetro digital, que por sua vez faz uma relação entre os giros da roda e o tamanho do pneu. Então, quando uma roda maior dá um giro, a distância percorrida é maior do que uma roda menor, mas o computador não entende isso, pois pra ele as rodas são originais e o carro percorreu uma distância menor, ou seja, ele vai dizer que o consumo é maior do que aquele que realmente é.

“Se o pneu (e o motor) precisa rodar mais vezes, consequentemente o consumo de combustível será maior, sem falar do hodômetro, que vai marcar uma distância superior à real”
Mudar o tamanho das rodas e pneus pode pio… | Quatro Rodas

“O velocímetro e o odômetro do seu carro estão programados para medir a velocidade e a distância se baseando no RPM e no tamanho do pneu original do veículo. Se você está pensando em aumentar o tamanho do seu pneu, tenha em mente que uma manutenção nos marcadores se fará necessária.”
Um pneu maior aumenta a velocidade do carro? | Dinamicar Pneus

Atenção, acima o autor comenta sobre diminuir o diâmetro, não aumentar, ou seja, a física é inversa no nosso caso, exatamente como coloquei acima. O odômetro aqui no nosso caso vai marcar o contrário, ou seja, uma distância inferior à real rodada.
E aqui temos um ponto importante que ninguém comenta… então se o odômetro de um carro que colocou pneus maiores está marcando menos que o real, então até o consumo medido na bomba estará errado? Bingo !!!! Isso !!! Finalmente !!!
Tanto o computador como a “continha de padaria” estarão incorretas. É assim que funciona.
E como medir certo? Depois eu comento isso.

Depois vou abordar outro ponto conectado a esse, explicando porque não podemos confiar nem num extremo nem no outro. Ou seja, o dono do carro acha que ele está gastando mais porque o odômetro está marcando errado (esta é a explicação certa e não o peso dos pneus em função do seu tamanho), e por outro lado o dono do carro com pneus (ou rodas) originais também gosta normalmente de “ajeitar” os números para os seus interesses pessoais. Por isso que quando eu faço um teste de consumo ele dura quase uma hora e é GRAVADO em tempo real, como já publiquei em nosso canal do Youtube.

Saibam que pneus descalibrados deveriam ser mais preocupantes, pois estes sim podem aumentar muito o consumo. O pessoal da BF me disse que uma calibragem incorreta de apenas 2 libras de pressão pode alterar o consumo em 5%!
“Os pneus bem descalibrados aumentam o consumo de combustível, em média, de 10% a 20%
Rodar com os pneus murchos pode aumentar o consumo de combustível em até 50%
https://autoesporte.globo.com/servic…0percent.ghtml
Uma pena quem não tem um simples monitor de pressão de pneus no painel para acompanhar isso.

Concluindo, pneus maiores não fazem uma caminhonete média com um motor forte gastar mais. Lógico, desde que não exista exagero nisso, pois aí teríamos outros fatores fazendo parte dessa equação.
Claro que caminhonetes como a Frontier, que tem todo o torque disponível em apenas 1.500 RPM e com um motor moderno de alto rendimento, vai brincar ainda mais com qualquer peso adicional.
Eu já tirei médias de consumo com a minha Frontier carregada que praticamente coincidiram com ela vazia… “Uau! Como isso é possível?”. Simples, um motor biturbo moderno e de alto rendimento.
Eu não é exagero meu, pois cansamos de ver isso em artigos sérios e vídeos de demonstração.

Mesmo com todos os seus defeitos, a Amarok usada no exemplo da Quatro-Rodas tem um motor também bem aproveitado, e se fosse biturbo seria ainda bem melhor (apesar que muitos no passado odiavam o motor biturbo, mas hoje amam).
“Ah, mas a Amarok é mais leve que algumas concorrentes, por isso que o seu V6 anda mais e gasta menos”. Nada disso! Outra bobagem que gostam de repetir por aí. O aproveitamento do motor da Amarok deveria ser menor, já que não é biturbo. Leiam o conceito de motor biturbo para entenderem isso.
Caminhonete biturbo tem a obrigação de ter um RENDIMENTO maior, mesmo com mais massa.
É aqui que vemos também a evolução tecnológica alemã.

Então, até por experiência própria, eu não percebi nenhum aumento de consumo com os meus pneus maiores e mais “pesados”, mas como circulo predominantemente em velocidades de estradas, eu acredito até que a minha Frontier deva ter ficado mais econômica em razão das características de seu motor.
“Mas, sendo assim, porque a fábrica não coloca pneus maiores que se pagariam com o consumo menor?”
Bem, aí entramos em outra situação envolvendo conforto, conceitos físicos mais complicados para a proposta desse tipo de veículo, centro de massa, etc.
Outro cuidado que temos que ter é que as marchas serão trocadas pelo giro do motor e a aceleração, não pela velocidade, e essa diferença fica mais perceptível a um motorista mais experiente.

Para fazer estes cálculos que citei, pesquisem por “calculadora de pneus”.

Vocês vão encontrar coisas assim:

E atenção, um pneu AT alto com menos de meia vida tem uma alteração significativa de diâmetro. Se vocês quiserem ser muito meticulosos, até isso tem que considerar, porque pneus gastam.

Como eu prometi, segue o cálculo da distância rodada de cada giro do pneu, distância linear:

Perímetro do círculo = 2 * π * r, onde:
π = 3,14 (aproximadamente)
r = raio da circunferência (medida do centro à extremidade)

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