Furto de rodas… proteja-se!

Existem meios de proteger melhor o seu patrimônio, e algumas travas anti-furtos auxiliam muito nisso.

Dizem que é comum as pessoas primeiro sofrerem um prejuízo para depois buscar soluções para evitar que ele aconteça.
Depois que a sua casa é roubada, o proprietário corre para instalar alarmes e câmeras, e até fazer um seguro.
Quando ele perde todas as informações de seu celular o de seu computador, ela busca por um meio de fazer um backup eficiente.
Com as rodas do carro acontece a mesma coisa, ninguém se preocupa muito com isso, até o dia que encontra o carro sem as rodas de uso ou de estepe.

Uma roda hoje custa muito caro, incluindo aí o pneu. A sua facilidade de furto anima os bandidos que conseguem roubar um estepe em menos tempo que você levou pra ler este artigo até agora. Não deixe para depois, proteja agora o seu patrimônio.

Eu já tive três estepes furtados, dois em Frontier minha e um em uma Saveiro da empresa. Um destes casos aconteceu com uma Frontier 2021 que eu tive, lá em 2021 mesmo.
Eu fui almoçar numa conhecida padaria de Itu (interior de São Paulo), e o estacionamento é ruim para manobrar até carros pequenos, então eu sempre estacionava num bolsão superior que estava quase sempre vazio, até para não atrapalhar ninguém.
Um dia, eu notei que quando eu entrei no estacionamento, uma Hilux me acompanhou e parou do meu lado. Porém, eu continuei no carro porque estava passando uma reportagem interessante no rádio, e eu queria terminar de ouví-la. O motorista da Hilux também não desceu, e eu até imaginei que ele estivesse ouvindo a mesma reportagem.
Quando eu saí do carro, ele continuou na caminhonete, e quando entrei na padaria, percebi que ela não veio atrás, e durante o meu almoço ele também não entrou na padaria. Achei estranho mas não dei muita importância a isso.
Quando eu saí, a caminhonete dele não estava mais lá, e logo que comecei a descer com a minha caminhonete a rampa do estacionamento, eu já ouvi os ruídos da trava solta. Foi um erro da minha parte, eu poderia ter evitado isso se eu tomasse as providências que eu tomo hoje, ou se eu tivesse ficado escondido de tocaia esperando a ação dele para eu agir.

Outro estepe me foi roubado de outra Frontier, esse nem imagino onde foi. E outro de uma Saveiro, porque o funcionário parou no estacionamento de um supermercado na volta de um trabalho.

É importante sempre buscar meios de atrasar ou dificultar a ação dos bandidos. Nenhuma solução é perfeita, mas o fato de causar mais dificuldade vai tomar mais tempo do criminoso, que ficará mais exposto, ou mesmo vai impedir o seu intento se ele não estiver equipado com as ferramentas certas.
Usar uma boa trava anti-furtos, deixar o carro em local bem movimentado, deixá-lo sempre em estacionamento seguro, estacionar de ré encostado numa parede para dificultar o uso de uma alavanca de estepe (ou dependendo do lugar fazer até o contrário para expor uma eventual ação numa rua movimentada, por exemplo) pintar uma trava (mesmo fake) de amarelo ou laranja para se destacar logo na visão do bandido (eles ficam inseguros com novidades), tudo isso pode desmotivar uma ação criminosa.

Tem gente que usa aquelas antigas travas de cabo de aço, até de grande bitola, e com chaves complexas. O problema desse tipo de proteção é que os criminosos podem cortar esses cabos hoje com muita facilidade usando uma esmerilhadeira portátil à bateria, como esta mostrada abaixo e que custa menos de 200 reais:

A solução que eu adoto hoje são os parafusos “codificados” para rodas de uso e estepe. Trata-se de uma solução que se utiliza de parafusos que não usam as tradicionais chaves de boca sextavadas, mas outros com formatos de encaixe de chave diferente, e com mais de 8 mil combinações. Foi a melhor solução que eu encontrei. É 100% segura? Acho que não existe nada perfeito, mas todo mundo que conheço que usa este tipo de proteção nunca teve uma roda furtada.

As travas codificadas são estas abaixo:

travas-de-estepe-e-rodas-para-nissan-frontier

Observe que na verdade os parafusos de roda (acima na foto) possuem um desenho diferente para a “boca” da chave (à esquerda) que é encaixada facilmente na chave original do carro. Existem milhares de combinações, o que dificulta o bandido de ter todas.
As três peças abaixo na mesma foto são para proteção do estepe, e o sistema também usa desenhos de encaixe diferentes dos tradicionais.

Esta é a solução que eu utilizo hoje, e é fabricada pela McGard na Alemanha e nos Estados Unidos, uma empresa global que fornece travas originais para mais de 30 montadoras, como BMW, GM, Porsche, entre outras. Os parafusos são robustos, fabricados em aço de excelente qualidade.
O jogo completo hoje custa entre 600 e 700 reais para a Frontier. No mercado paralelo, somente uma roda com pneu original da Frontier Platinum sai em média entre 3 a 4 mil reais.
Na Saveiro, além da roda e do pneu que eu tive que comprar, ainda tive que gastar com um novo sistema de cabo de aço, já que o original foi cortado.

Existe um sistema similar da marca Guardian, que possui uma capa giratória para dificultar mais o furto. É mais barata que a McGard, mas eu nunca usei. Aparentemente são muito boas também.

trava-estepe-para-nissan-frontier-cabeca-giratoria

Prevenir é sempre a melhor solução. A proteção não custa tanto, mas repor as rodas é um prejuízo bem grande.

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