Foram criados dois chamados para a Nova Frontier 2023, mas, fique calmo, o percentual é bem pequeno.
A Nova Frontier 2023 recebeu inúmeras mudanças estéticas, funcionais e técnicas.
A maioria dessas mudanças foram identificadas por este site, já que a imprensa “especializada”, infelizmente, não consegue se entender com os seus “colaboradores”, que cada vez se mostram menos competentes para escrever sobre assuntos que, provavelmente, não tenham qualquer afinidade.
Você pode encontrar uma lista atualizada com as mudanças deste novo modelo aqui: Nissan surpreende novamente com a renovada Frontier 2023
Com tantas mudanças, é possível aparecer algumas surpresas decorrentes de adequações de produção, projeto e qualidade.
A Frontier 2023 apresentou dois chamados desde o seu lançamento, mas fique tranquilo, não são decorrentes de erros de projetos ou falha de procedimento padrão de fabricação, como, aliás, vem sendo comum ocorrer em modelos concorrentes.
A Nova Frontier tem um histórico de não sofrer recalls de projeto ou readequação do produto desde o seu lançamento aqui em 2017, e apresenta apenas problemas pontuais relacionados a algum lote de peças ou algum problema específico de montagem.
O que ocorreu até agora foram chamados individuais, em poucas unidades, apenas para inspeção e, se necessária, alguma intervenção.
Até o momento a Nova Frontier tinha apenas um chamado, que alcançou 2.964 unidades de fabricação somente no período de Outubro/2016 até Agosto de 2017, para inspeção de um parafuso da junta de coluna de direção, que só poderia representar gravidade se o proprietário ignorasse os ruídos e folga do conjunto, que seriam muito evidentes antes de se tornar algo mais sério. Esse risco é maior com relação àqueles proprietários que não realizam a manutenção periódica (inclusive inspeções), e que não fazem as revisões em concessionárias, ou seja, não se preocupam muito com a manutenção dos seus carros.
A suspeita de folga resultou numa inspeção, e ao final somente 14 unidades no Brasil, das 2.964 inspecionadas, relataram folga sem qualquer consequência mais séria.
Desta vez temos dois chamados para inspeção, ou seja, que também pode alcançar algumas unidades ou até nenhuma. E, novamente, não se trata de falha de projeto ou erro de processo produtivo padrão, mas de falha pontual de fabricação de componente de terceiro ou de montagem.
1º Chamado
O primeiro chamado é datado de 06.06.2022, e atinge 237 unidades suspeitas, o que não significa que estejam realmente com problemas, mas que eventualmente possam estar.
O objetivo do chamado é realizar o procedimento de inspeção e, se necessário, aplicação de torque e/ou substituição dos parafusos de fixação das pinças de freio traseiras.
A suspeita recai nas unidades com chassi de número 8ANBD33F0PL222266 até 8ANBD33FXPL259633, unidades fabricadas entre Fevereiro/2022 – Março/2022. Ou seja, o intervalo é pequeno, e mesmo assim com poucas unidades passíveis de confirmação de problemas.
A Nissan informa que pode ter havido uma falha de montagem nessas unidades, ou seja, não se trata de erro de projeto ou componente defeituoso.
Até o momento de fechamento deste artigo, nenhuma unidade ainda havia sido identificada com o problema, o que pode realmente ter sido apenas alguns casos bastante pontuais.
Link com maiores detalhes do chamado: https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/nissan-convoca-campanha-obrigatoria-para-nova-frontier
2º Chamado
O segundo chamado é datado de 26.08.2022, e atinge apenas 116 unidades suspeitas, número também muito pequeno e que também não implica que estas unidades estejam realmente com problemas, mas que eventualmente possam estar.
O objetivo do chamado é realizar o procedimento de inspeção e, se necessário, a substituição dos bicos injetores de combustível.
A suspeita recai nas unidades com chassi de número 8ANBD33F0PL233767 – 8ANBD33FXPL284063, unidades fabricadas entre Março/2022 – Maio/2022. Ou seja, o intervalo é novamente muito pequeno, e também com poucas unidades com possível problema.
A Nissan informa que pode ter havido uma falha de fabricação de componentes, no caso, um pequeno lote fornecido por uma empresa terceira.
Até o momento de fechamento deste artigo, tivemos a informação de que 6 unidades de 63 já avaliadas apresentavam risco ou o problema já em curso, ou seja, a faixa de inspeção é bem maior do que o número de unidades realmente com problemas.
Neste caso, não se deve esperar, pois a falha pode provocar a parada repentina do veículo, o que não é algo desejado em algumas situações mais críticas.
Link com maiores detalhes do chamado: https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/release-4f60d19762f291f452ebdcefa82f159f-nissan-convoca-campanha-obrigatoria-para-nova-frontier-1
O proprietário pode sempre acessar o endereço: https://www.nissan.com.br/proprietarios/recall.html para verificar se existe qualquer chamado para o seu veículo Nissan.
Importante mencionar que, somente para o Brasil, já haviam sido fornecidas mais de 4.200 unidades do modelo 2023. Se fôssemos considerar que todas as unidades inspecionadas estivessem realmente com problemas, o que não é fato, estaríamos com uma razão de 353 para 4.200, ou seja, de 8,4% de unidades suspeitas, sendo o percentual de unidades atingidas pelos problemas certamente muito inferior a isso, o que representa um número bem pequeno, se comparado aos recalls que temos visto em modelos concorrentes.
A Nissan continua de parabéns pelo excelente projeto bem acertado e sem erros, e pelo alto nível de qualidade de seu produto.
Comprei XE agora em Dezembro 2022 de setembro para Dezembro carro teve 9% aumento e nada de melhoria isso abuso.
Todos os carros estão subindo, e vão subir ainda mais. Tem carro popular custando perto de 100 mil hoje….