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Discussões sobre a picape Frontier fabricada a partir de 2017
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Ciro Alencar
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Mensagem por Ciro Alencar » Qua Mai 20, 2020 5:00 pm


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Bigsd
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Mensagem por Bigsd » Qui Mai 28, 2020 11:57 am

Incluindo novo vídeo.


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Ciro Alencar
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Mensagem por Ciro Alencar » Seg Jun 01, 2020 12:41 pm

Um vídeo da boa impressão de quem dirige a Frontier pela primeira vez:



Um vídeo simples, mas que mostra a admiração pela caminhonete:


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Bigsd
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Mensagem por Bigsd » Dom Jun 28, 2020 11:42 am

Mais um vídeo para os colegas. Um teste real em campo.
Como sempre, só elogios para ela. Já está ficando cansativo todo mundo elogiar a Frontier :lol:


Samuel Dias
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Mensagem por Samuel Dias » Sex Out 02, 2020 10:54 am

Um prazer participar deste fórum, e agradeço cederem este espaço para a minha manifestação.
Conforme já discutimos lá no fórum 4x4, estão surgindo muitos canais no youtube de "pretensos jornalistas especializados" querendo avaliar de tudo, inclusive como não poderia deixar de ser, caminhonetes!!!
Mas, emitir uma opinião de valor que pode influenciar pessoas, tem que ser algo responsável, e o que mais estamos vendo são curiosos despreparados escrevendo sobre coisas que não conhece, cometendo muitos erros e conclusões totalmente equivocadas.

O vídeo abaixo é um exemplo disso, e o pior é que seu autor se mostra averso a críticas, reagindo até com desrespeito, ironia e falta de educação com aqueles que emitem qualquer comentário, mesmo construtivo, sobre os erros que ele cometeu.
Meus comentários foram apagados por duas vezes, então estou postando-os aqui também para quem quiser complementar e corrigir os erros do vídeo, que parece não ser importante para o autor daquilo.

Segue o vídeo:


Samuel Dias
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Re: Vídeos

Mensagem por Samuel Dias » Sex Out 02, 2020 10:57 am

Seguem os meus comentários e correções que o autor do vídeo insiste em apagar (censura):
A desculpa dele é que escrevi "merda "ou que minha internet falhou... :lol:

João, parabenizo você pela disposição em gravar este vídeo com esta dificuldade com o tempo, mas tenho algumas considerações a fazer de forma construtiva.
1. Não sei qual o propósito ainda de fazer avaliações da Nova Frontier, já que existem muitas hoje disponíveis. Além de que esses vídeos deveriam se de "impressões pessoais", pois tecnicamente pecam muito e ficam pairando muito na subjetividade. Por exemplo, 90% das avaliações afirmam que ela tem ótimo espaço atrás, mas claro que ajustar o banco da frente para um motorista com mais de 1,90 metros, como você informa, e querer colocar um passageiro de mais de 1,90m no banco de trás, seu caso novamente, acho que sugerir que falta espaço atrás é um pouco incoerente.
2. Além disso, complementando a questão de espaço traseiro, conforto é uma coisa e espaço é outra. Vejo muita gente dizendo que um modelo é mais confortável porque em vez de sobrar 10 centímetros para o joelho, sobram 12. O que isso significa na prática? Absolutamente nada. Que sobrem 10cm ou 20cm, isso nada vai mudar a acomodação dos pés, pernas ou joelhos, pois você não vai aproveitar mais o espaço para se sentar mais inclinado, por exemplo, já que isso representa riscos de segurança como todos sabemos. E em relação ao conforto, faça um teste: coloque duas pessoas no banco traseiro de uma Ranger ou S10 e faça uma longa viagem nas "bem cuidadas" estradas brasileiras, e depois faça o mesmo com a Frontier e pergunte qual a mais confortável. Em razão da suspensão muito mais moderna na Frontier, os ocupantes atrás não sofrem com os sacolejos e pulos, e chegam muito mais inteiros, ao passo que só quem teve outra caminhonete e levada família atrás sabe a diferença enorme que eles relatam. A Frontier é muito mais confortável no banco traseiro, não tratando os ocupantes como "carga" ou sacos de grãos.
Além disso você comenta que a Ranger é mais confortável atrás. Engano. Veja o vídeo que você fez da Ranger, onde afirma que seus joelhos ficaram"prensados" no banco da frente. O espaço é pior, ao contrário do que você disse. Na Amarok o banco está mais adiantado, e quando você dirige ele está mais para trás. Portanto, essa comparação também está muito estranha. Eu já pude comparar, e acho que a S10 tem um pouco mais de espaço, porém nas demais é bem menor sim. Mas não falta espaço atrás.
3. Há uma informação errada sobre ela ter o maior entre-eixos da categoria. Mas, é mais importante ressaltar que distância entre eixos não pode ser avaliado individualmente. Primeiro porque a distância entre eixos maior aumenta o conforto para os ocupantes, mas a Ranger tem distância entre eixos maior e é muito mais desconfortável que a Frontier por usar o velho feixe de molas. A distância menor, como a L200 sempre buscou conseguir, aumenta o desconforto mas facilita transpor ângulos mais difíceis no fora de estrada ou mesmo na cidade.
4. Ela não tem 1,86m de comprimento, acho que você quis dizer altura.
5. Esta não é a única versão a usar rodas de 18, como você afirmou. A XE também está saindo da loja com esse diâmetro de roda. Você deve ter visto uma antiga. As rodas maiores normalmente são utilizadas mais para aplicações em cidade ou estrada asfaltada, em modelos top de luxo, para uso mais fora de estrada as rodas menores são até mais recomendadas.
6. A suspensão traseira é sim multi-braços, ou multi-link, de eixo rígido. Suspensão independente multi-link é outra coisa, uma combinação de multi-braços sem eixo rígido. Muita gente tem se equivocado com isso. A Nissan não afirma que a suspensão traseira da Frontier é independente, mas que é multi-link, o que está correto. É a mesma nomenclatura usada pela RAM e outros utilitários, que usam sistemas multibraços muito mais modernos, com eixos rígidos, mais adequados para esta aplicação. Os links (ou braços) não são soldados também como você afirmou, até porque são móveis
7. Quanto a falta de movimento automático dos vidros dos ocupantes, saiba que isso é por razões de segurança atualmente. Mesmo o rebaixamento automático do vidro do motorista é sinalizado com um "A" no botão de controle como alerta, não é enfeite. Na Europa os automóveis estão saindo assim, e provavelmente foi a opção da Nissan na Frontier. Além disso, a recomendação na Europa é usar as travas de comando, que a Nissan dispõe, só permitindo aos ocupantes acionar a abertura dos vidros quando o condutor assim permitir. Mas isso é opcional, e pode ser selecionado no comando da porta do motorista.
8. Falando em segurança, nunca utilize álcool pressurizado e em spray num automóvel.
9. Novamente provando a subjetividade desta análise, não concordo que o porta-garrafas em frente à saída do ar condicionado seja uma "bobagem" como você afirmou. Quem dirige muito em destinos diferentes e longas distâncias, como costuma ser o meu caso, sabe o quanto essa ideia é excelente.
10. Novamente, a subjetividade ao criticar as saídas de ar laterais no formato redondo se fez presente de forma equivocada. Você já reparou que muitos veículos (inclusive de alto luxo) usam esse formato com bastante frequência principalmente nas laterais? Coincidência? Isso não é "gosto". Nessa posição a funcionalidade de ajuste destas saídas, em função da proximidade das portas, oferece melhor versatilidade de ajustes para evitar rebatimentos e melhorar visibilidade lateral em caso de embaçamento dos vidros. Não é estético somente, mas uma questão de funcionalidade. Já as aberturas no centro do painel podem ter o formato mais tradicional.
11. Mania de criticar também o volante menor da Frontier. Só no Brasil o pessoal ainda gosta de volante de caminhão (ou de F1000) em caminhonetes de médio porte. Lá fora você pode reparar que eles preferem volantes menores para maior espaço, conforto para as pernas (principalmente quando você ajusta o volante numa posição mais baixa - Não tinha reparado nisso?) e melhor movimentação e acesso ao painel.
12. Não entendi porque ao mostrar os controles esquerdos do painel você pulou o de regeneração do DPF, talvez um dos mais importantes e que mereça mais destaque (nunca vou entender essas "avaliações" que dão importância subjetiva à estética e não cita o que realmente é importante). Esse pequeno botão faz toda a diferença entre você prosseguir com uma viagem quando o filtro de partículas satura, ou ficar parado no meio do caminho aguardando o reboque, como tem acontecido muito com a Amarok e a Ranger, onde a limpeza tem que ser feita na concessionária e não é barata. Era muito importante destacar isso, pois o transtorno de um carro parado numa viagem aguardando reboque é muito grande, e temos visto isso hoje com muita frequência nas ruas e estradas graças ao nosso diesel cada vez pior. Mas, ênfase maior foi dada ao chaveiro, que é muito bonito e funcional, mas que mais uma vez de forma subjetiva, o avaliador parece estar "enjoado" do seu desenho, e isso parece lhe ser um incômodo realmente muito maior... aliás, se te incomoda tanto assim, saiba que você nem precisa tirá-lo do bolso para fazer a Frontier funcionar.
13. Novamente, houve uma preocupação com o chaveiro (que não tem absolutamente nada de ultrapassado) mas não se deu o mesmo destaque para o acionamento por voz do sistema multimídia, algo que é sim realmente muito útil e aumenta muito a segurança do condutor (não é frescura também). Mas, parece que a preferência maior é por um carregador de celular "por indução"... coisa que 99% dos celulares não dispõe... vai entender...
14. Sobre o multimídia, faltou ainda falar sobre a qualidade de áudio, que incorpora até canais de agudos com tweeters independentes, que faz com que o som das concorrentes pareça de radinho de pilha. Aliás, é uma família de multimídias desenvolvida pela Bosch alemã para os veículos de luxo da Mercedes-Benz, só para informação (você saberia tudo isso e muito mais lendo fóruns de proprietários).
15. Minha sugestão seria você verificar a calibragem dos pneus, eles não estavam vazios? Porque dizer que a direção é muito pesada simplesmente não coincide com as impressões de proprietários e outros avaliadores. Ela não é tão leve como uma elétrica, se é o que você quis dizer e aí eu concordo, mas "muito pesada" é um exagero.
Lembrando que direções elétricas viraram reclamações constantes em caminhonetes, e muita gente não gosta (eu odeio). Outra dica é virar o volante com as mãos no aro pelo lado externo, pois por dentro, como você fez, além de muito inseguro, aumenta o esforço.
16. Outro detalhe... a suspensão multi-link, que você destacou pelo excelente conforto e ser a única caminhonete que não pula, tem um papel muito maior que esse, que é manter maior contato das rodas com o piso e aumentar em muito a segurança e a estabilidade. É evidente que a melhor estabilidade ocorre pelo maior contato das rodas no piso, e até o controle de estabilidade tem um comportamento de funcionamento muito melhor nessas condições. Por essa razão que muita gente comenta que o controle de estabilidade das outras caminhonetes são piores que na Frontier, ou mesmo acham que nem funcionam. Esse era um ponto que deveria ser sido destacado pela sua importância, o conforto deveria até vir em segundo.
Quem dirige as caminhonetes concorrentes de feixe de molas sabe o que é sentir a traseira sair de lado em qualquer curvinha com piso irregular, e é uma das coisas que mais causa acidentes com caminhonetes. Uma tentativa de corrigir isso foi feita na Hilux, e dizem que é uma das causas de provocar facilidade de capotamento. Não tem milagre, sem contato com o solo nenhum controle de estabilidade pode atuar com sucesso absoluto, e basta uma falha para virar uma tragédia. Além disso, deveria ter comentado que o controle de estabilidade da Frontier, desenvolvido pela Marcedes-Benz para os seus veículos de luxo, é de uma geração muito mais moderna e sofisticada, com uma atuação muito mais precisa. Estabilidade em caminhonetes médias sempre foi um problema grande e incontornável, por isso essa tecnologia na Frontier que o pessoal costuma avaliar como quase impossível fazer ela perder o controle, e olha que muitos avaliadores tentaram isso com vontade até em estradas de terra e pedriscos.
Você afirmou que na S10 é difícil até manter as mãos no volante de tanto que pula. Esqueça as mãos, isso não é nada, imagine sim a perda de contato das rodas nessa situação, além das diferentes pressões aplicadas ao piso com estes pulos.
17. Engano seu em afirmar que a Frontier é feita para cidade. Chamá-la de "gourmet" é ridículo. Dizer que ela "Nutelou" porque se "conectou"? Sensação de ser bruta não é um retrato da realidade, mas outra impressão de subjetividade. Dizer que "É mais legal andar de Ranger ou S10?"... por favor...
"Agroboy do asfalto?"... se vê logo o que você entende de caminhonete. Dizer que mesmo provado que as molas helicoidais são tão robustas no trabalho como os feixes de mola, o pessoal mais "conservador" prefere a "coisa mais bruta", e depois dizer que a direção mais dura pode afastar este mesmo consumidor, é uma contradição muito mal resolvida.
Você pode até dizer que brasileiro não evolui e não entende de caminhonete, mas entenda a proposta dela.
18. É ridículo dizer que ela é lenta porque vai de 0 a 100km/h em 11,65s (outros testes já mediram 10,6), e que a S10 é 0,7 segundos mais rápida... e daí? Qual o significado disso? Se o consumidor compra uma caminhonete para arrancadas de 0 a 100 e se preocupa com uma diferença menos de 1 segundo, ou que seja mais, acho que tem algo de muito errado no comprador de uma caminhonete. A Amarok V6 "corre"? A S10 é mais rápida em 1 segundo? OK... coloque peso nas duas e ande em estradas de fazenda, ou melhor ainda, pegue uma subida leve e veja o que acontece. Aí você vai entender o motor da Nissan, a vantagem do torque em baixa e da sua força. Depois pegue uma estrada a 100km/h e compare o consumo, e verá o quanto as outros não conseguem aproveitar o combustível de tão ultrapassados. Os dois turbos não são jogada de marketing.
Dizer que merecia um motor melhor é realmente não entender a caminhonete, que tem desempenho suficiente para os retardados motoristas brasileiros que acham que uma picape é um carro esportivo. Você sugere colocar o V6 da Titan ou o V8, mas eu espero que a Frontier nunca faça essa besteira no Brasil, pois seu público não tem essa mentalidade inconsequente. Quem quer caminhonete para brincar e fazer ultrapassagens arriscadas, melhor nem ter habilitação para dirigir.
Quando você diz que ela deu uma "morrida" e "sofreu" para sair de 70km/h para 80km/h, você saberia explicar porque você claramente tirou o pé do acelerador? Está nítido isso no vídeo. Por curiosidade, veja os testes sérios de retomada de velocidade dela, e vai descobrir que os números são bem melhores que S10, Ranger ou L200. Curioso que muitos testes mostram justamente o contrário, como ela retoma e acelera rápido a ponto de impressionar quem já dirigiu algumas outras caminhonetes.
19. Você notou e comentou como ela não afunda a frente no chão quando freia. Mas, não se se questionou o porque disso. Perceba como o projeto de suspensão dela é muito mais evoluído o que a torna muito mais segura. Esqueça o ótimo conforto, pense no seu comportamento dinâmico e verá o quanto o seu projeto é inovador. Nenhuma outra chega nem perto disso.
Você iniciou o vídeo perguntando se a Frontier é injustiçada. Você mesmo respondeu a essa pergunta. Infelizmente o consumidor não sabe comprar caminhonete porque graças às avaliações que são feitas, sem qualquer profundidade técnica e feita só de "impressões", a preocupação com o tamanho da tela do multimídia ou o chaveiro chama mais a atenção do que as soluções de projeto.
Finalizar dizendo que ela tem mais tecnologia, mas se vale o preço pedido foi outro erro. Ela é uma das mais baratas (e com excelentes descontos para CNPJ) nesta faixa, e pela tecnologia embarcada deveria ser o contrário. A sua robustez e durabilidade também são exemplares, pois ao contrário das atuais concorrentes problemáticas (menos L200 e Hilux), inclusive aquela que você diz ser “outro papo” talvez a pior hoje, as "Nutelas" do mercado estão fazendo filas nas oficinas, quando ainda conseguem chegar lá sem ajuda de um guincho (pesquise e confirme). Prova disso é o uso da L200 e da Frontier quase unânime no off road, enquanto as outras sumiram desse território, apesar de de vez em quando ensaiarem uma tentativa de volta oferecendo até snorkel de enfeite e sem qualquer funcionalidade.
Uma pena que não temos avaliações profissionais sérias. Hoje qualquer um pega um veículo, sai dirigindo e diz o que "acha". Não vejo ninguém colocando picapes em testes na lama, em ruas de cascalho ou chão de terra esburacado, colocando peso e encarando subidas, ou fazendo curvas em terrenos perigosos. Não vejo ninguém fazendo testes de longa duração para ver quem realmente aguenta o uso e não fica fazendo donos de oficinas sorrirem a todo momento com os pobres proprietários de algumas outras marcas. Testam caminhonetes como testam um carro de passeio, sem a menor noção de sua proposta.
Sou dono de uma Frontier, mas não sou fanático por ela e nem morro de amores pela marca. Por mim se a Nissan quiser fabricar somente a Frontier, está bom demais. Ele é sim a melhor hoje do mercado, e deixou as concorrentes na idade da pedra. Se até a concorrência afirma isso, quem sou eu para dizer o contrário?.
Mas, a Frontier é sim injustiçada, não pelas suas qualidades, mas pela falta de conhecimento do mercado que acaba refém da falta de informação deste amadorismo nos testes, e os "avaliadores" nem se preocupam em dar uma lida em fóruns ou participar de grupos de whatsapp para conhecer um pouco mais sobre os modelos.
Esta é uma crítica construtiva com algumas correções que julguei importantes.

Samuel Dias
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Re: Vídeos

Mensagem por Samuel Dias » Sex Out 02, 2020 12:41 pm

E ele insiste em apagar as críticas. Que canal de merda.

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Bigsd
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Re: Vídeos

Mensagem por Bigsd » Sex Out 09, 2020 9:34 am

Esse Anacleto é muito mal educado e arrogante.
Estes comentários foram publicados por vários colegas do Clube, e ele apaga este e qualquer outro que apontem erros em seus vídeos.
Manipulação de comentários é algo que tira toda a confiabilidade do canal.

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Re: Vídeos

Mensagem por sm4rco » Sex Out 09, 2020 9:43 am

Acabei de ver que apagou os meus comentários também.

Pelo jeito o negócio dele é esconder as críticas sobre os erros de seus vídeos.

lamentável !!!

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Bigsd
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Re: Vídeos

Mensagem por Bigsd » Sáb Out 17, 2020 3:22 pm

Um vídeo bem feito para contrastar com o lixo feito acima.
Feito por um engenheiro e não um curioso sem educação.


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