Melhores pós-vendas entre as marcas de picapes

Temas gerais que envolvem todos os modelos, sobre o fabricante e outros não específicos de um único modelo.
Avatar do usuário
Eduardo
Mensagens: 91
Registrado em: Sex Mai 31, 2019 8:13 pm
Localização: Itatiba SP

Melhores pós-vendas entre as marcas de picapes

Mensagem por Eduardo » Qui Jun 18, 2020 1:15 pm

Na semana passada os colegas discutiram muito a respeito de pós-venda no grupo de whatsapp.
Uma das grandes questões era separar o que era verdade ou fake nas discussões que vemos em fóruns, youtube, whatsapp, comentários de sites, etc., onde percebemos algumas informações que muitas vezes são bem suspeitas de participantes ainda mais suspeitos.

Temos notado algumas "frases prontas" em comentários de vídeos e sites, mais especificamente quando o assunto é caminhonetes. Fóruns também não escapam de usuários "suspeitos" que nunca participaram do espaço, repentinamente surgem criticando um determinado modelo, muitas vezes em relação à um problema que foi valorizado na discussão e que não corresponde à realidade. Normalmente o usuário reforça a ideia anterior "plantada" pelo crítico, e rapidamente conclui a sua participação dizendo que não obteve solução, e critica o modelo e o pós-venda.

Diante dessas situações bem suspeitas, resolvemos apurar alguns dados. Por exemplo, agora voltando ao que nos interessa, esses usuários afirmam que o atendimento de pós-venda da Nissan é sofrível, não resolvendo os problemas, ou mesmo acusando autorizadas da marca de não trocarem peças em revisões. Curiosamente, o acusador apenas se mostra indignado, mas nunca recorre ao registro policial da ocorrência ou à Justiça, o que seria mais lógico, nem mesmo uma reclamação num site de consumidor. O seu esforço é apenas no sentido de criticar a marca no fórum.
Em muitos outros casos, vemos reclamações da Ford, em que ela não respeita a garantia de 5 anos do seu modelo Ranger, sempre atribuindo as falhas ao mau uso dos proprietários mesmo com recalls posteriores assumindo a falha, mas aí já é tarde para quem pagou o conserto lá atrás.

Os proprietários de Frontier, devidamente comprovados, tem um pensamento contrário na Nissan, relatando reparos feitos até em cortesia após o vencimento do período de garantia.

Em razão disso, surgiu a ideia de levantarmos as opiniões de alguma fonte isenta e confiável, e, além do site Reclameaqui (www.reclameaqui.com.br), muito popular e o maior site de reclamações do Brasil (e um dos maiores do mundo), também utilizamos como referência a última pesquisa Quatro-Rodas, mais atualizada sobre o assunto, de 2019, auditada de forma independente.

Do site Reclameaqui, fizemos um trabalho de compilação dos indicadores de satisfação dos clientes com as marcas de veículos que produzem caminhonetes médias, que é o que nos interessa aqui.
Óbvio que as pesquisas abrangem todos os modelos de veículos produzidos pela empresa, e não só caminhonetes (estamos realizando outra pesquisa mais pontual para isso), mas os resultados coincidiram com alguns perfis já mapeados em oficinas e sites mais sérios, sem a contaminação de opiniões fakes. Podemos ver que as reclamações sobre a Ranger parecem ser embasadas na realidade, assim como a má fama da Amarok no mercado e as reclamações do atendimento da montadora.

A Ranger é recordista de reclamações sobre motores (2.2 e 3.2), câmbio e parte elétrica, e essas reclamações alcançam o jipe Troller e seus insatisfeitos compradores. A Amarok também tem muitas reclamações, principalmente dos motores, incluindo o V6, famosos pelos seus apagões e quebras diversas.

Isso reforça a percepção de que existe realmente interferências pontuais no interesse de razões pessoais ou comerciais, e isso nos faz ficar mais atentos a ocorrências desta ordem.

A primeira compilação que fizemos foi junto ao site Reclameaqui e o Índice de solução das reclamações publicadas pelo site. Foram utilizados os dois últimos anos de levantamento (2018 e 2019) confiáveis, já que em função da pandemia de Covid-19 o site não está considerando as médias de 2020, como informado na página do próprio site.
Neste quesito, temos Mitsubishi, Nissan e Chevrolet ocupando as primeiras opções, e VW, Toyota e Ford ocupando as últimas colocações, com a Ford bem distante das demais na lanterna do ranking.
indice-solucao-2018.jpg
indice-solucao-2019.jpg
O segundo quesito avaliado é a nota do consumidor para o atendimento.
Novamente aqui a formação se repete, com a Ford muito mal colocada, e Toyota e VW nas últimas colocações.
As marcas que receberam as melhores notas foram Mitsubishi, Chevrolet e Nissan.
Os campos coloridos representam um empate na colocação.
nota-consumidor-2018.jpg
nota-consumidor-2019.jpg


E, por último, é avaliada a intenção do consumidor em fazer novos negócios com a marca.
Aqui também não há nenhuma surpresa, com o consumidor se manifestando em relação ao atendimento que recebeu.
fazer-negocio-2018.jpg
fazer-negocio-2019.jpg
E, para complementarmos a pesquisa, como já havia sido antecipado, incluímos o ranking dos Melhores do Ano da revista Quatro-Rodas com a opinião dos consumidores em relação à assistência técnica da marca, e temos o seguinte ranking:

1º Toyota
2º Nissan
5º Chevrolet
7º Ford
10º Volkswagen

(Mitsubishi não apresentou amostragem suficiente para a pesquisa)

No que pese os critérios de cada avaliação, o fato é que a Nissan está bem colocada no atendimento ao consumidor da marca, enquanto Ford e Volkswagen confirmam os problemas com a imagem de suas marcas.

Avatar do usuário
Ciro Alencar
Mensagens: 100
Registrado em: Qua Jun 05, 2019 9:58 am

Re: Melhores pós-vendas entre as marcas de picapes

Mensagem por Ciro Alencar » Qui Jun 18, 2020 5:35 pm

Muito bom !!! Quando sai a segunda parte?

Avatar do usuário
Daniel
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Jun 05, 2019 10:42 am

Re: Melhores pós-vendas entre as marcas de picapes

Mensagem por Daniel » Sex Jun 19, 2020 2:54 pm

Bem interessante !
Eu tenho um contato mais próximo com esse mercado automobilístico, e a pesquisa que você apresentou aqui, tirando as oscilações da Toyota é bem realista. Ranger e Amarok são duas bombas segundo o mercado. Basta ver os recalls da Ford (que eles publicam né) e a quantidade de reclamações. S10 parece ser um pouco melhor, mas tem muita gente reclamando de motor, câmbio e suspensão, e para não ficar de fora até a direção elétrica. Mas o atendimento de pós venda da Chevrolet não é muito ruim.
Agora o sujeito tem um problema numa concessionária mais relaxada, ou tenta ser experto querendo ganhar uma garantia (e isso tem de monte no Brasil infelizmente) e não dá certo e pronto, vai meter a boca na marca.

A Ford matou o Troller com essa bosta de motores que ela tem, e agora colocou o câmbio automático da Ranger no Troller, terminou de ferrar tudo.

Responder